Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

FAMÍLIA

Carlos Casagrande: "Mais importante que o próprio ensino é o exemplo que damos para nossos filhos"

De olho em suas próprias atitudes do dia a dia, o ator acredita que as crianças aprendem muito ao observarem o comportamento de seus pais


08/04/2013 12:13
Texto Cibele Carbone
Educar
Foto: Cintia Sanchez
Foto:
"Toda noite eu exercito meu lado ator e conto histórias fazendo mímica, vozes e caretas, eles adoram"

Exemplo. Eis a palavra-chave que norteia o estilo de educação que o ator Carlos Casagrande, 43 anos, e sua esposa, Marcelly Anselmé, dão para seus dois filhos – Theo e Luca. O ator, que pode ser visto na novela Fina Estampa, da Rede Globo, como o galã Juan Guilherme, acredita que os filhos são um retrato fiel daquilo que aprendem em casa e veem os pais fazendo. Daí o seu policiamento em sempre manter uma conduta correta, mostrando desde cedo aquilo que pode ou não ser feito.

Mas a preocupação com a educação não fica apenas no campo familiar: Carlos Casagrande também se sente responsável em fazer algo para melhorar esse quadro no Brasil. “Acredito que o artista carrega uma grande responsabilidade social, pois a visibilidade que nos é destinada nos proporciona ser uma voz com força maior. Apoiar causas que ajudem a melhorar não só o nosso País, mas o nosso planeta como um todo, seja em qualquer aspecto, é no mínimo nossa obrigação”, explica o ator.

Confira abaixo o que mais o ator – que tem cara e atitudes de bom moço – tem a falar sobre o universo educacional.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Você era um aluno aplicado?
Minha mãe foi uma de minhas professoras, me dava aulas de matemática. Além de ser mais cobrado em casa e na escola, ela também recebia relatórios completos sobre meu dia a dia escolar. Então, eu tinha que ser mais aplicado que todo mundo.
Tem algum episódio marcante da sua vida escolar?
Eu era muito, mas muito tímido, essa era uma situação complicada até mais ou menos a sexta-série. Devagar fui me soltando, mas esse processo foi muito marcante e sofrido.
Como foi a transição da carreira de modelo para ator?
Comecei estudando na Oficina de Atores da Globo, depois estudei com vários profissionais da área, principalmente com fonoaudiólogos e professores de interpretação para televisão. Tenho professores que também me acompanham durante as novelas fazendo uma espécie de pré-direção. Minha profissão exige estudo constante e muita dedicação.
Gosta de ler?
Eu gosto muito, principalmente livros sobre religião e filosofia.
Boa parte dos jovens, infelizmente, não gosta de ler. Você que é pai, acha que isso é fruto da falta de incentivo dentro de casa?
Tenho dois filhos ainda pequenos; o Theo, de 5 anos, e o Luca, de 2 anos; que ainda não aprenderam a ler. Mas arrisco a dizer que o incentivo dos pais é essencial. A criança é o espelho dos pais. A educação deve essencialmente vir de casa. E o mais importante que o próprio ensino é o exemplo, de nada adianta pedir pra criança fazer aquilo que você mesmo não faz.
Seus filhos demonstram interesse pelos livros?
Eles adoram que contemos histórias baseadas em livros ilustrados. Toda noite eu exercito meu lado ator e conto histórias fazendo mímica, vozes e caretas, eles adoram.
Quais os cuidados que você e sua esposa tiveram na hora de escolher a escola das crianças?
Só o Theo está na escola. Fizemos visitas às escolas internacionais de São Paulo porque sempre concordamos que a fluência no inglês é primordial, além de querermos proporcionar para os dois uma educação globalizada. Daí analisamos o programa pedagógico de cada escola, avaliamos a segurança, a higiene, a quantidade de alunos por classe e a estrutura de lazer.
Acha que o desenvolvimento de um País está ligado ao nível de educação do povo?
Absolutamente!!! Informação é tudo e a escola é o primeiro passo para se formar o futuro cidadão. É estudando que aprendemos os nossos direitos e deveres, é estudando que encontramos o estímulo para nos engajar em grandes causas, sejam elas econômicas, políticas ou socias e é estudando, lendo e buscando incessantemente por informação que se molda um ser humano melhor.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada