Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

EDUCAÇÃO

Hélio de La Peña: "A valorização do professor é o primeiro passo"

O ator conta um pouco sobre sua vida escolar e a importância da educação


08/04/2013 17:32
Texto Renata Paiva
Educar
Foto: Equipe do Educar
Foto:
"Dever de casa é obrigação. É fundamental para consolidar o aprendizado"

Hélio de La Peña, 52, nunca decepcionou a família quando levava o boletim para casa. O humorista do Casseta & Planeta Vai Fundo, da rede Globo, era um verdadeiro CDF. "Fui bom aluno em todos os colégios que passei, públicos e particulares", garante ele, autor de duas obras: O Livro do Papai (2003) e o romance Vai na Bola, Glanderson (2006). E nem na hora do dever de casa, Hélio "dava trabalho". O carioca contava com as explicações do pai, que lhe mostrava qual era o melhor caminho para chegar à solução. "Ele não fazia por mim, só ensinava. Nem sempre era agradável trocar brincadeiras pelo compromisso, mas é uma lição que levamos para a vida", analisa Hélio, que procura passar o aprendizado da infância para os filhos Joaquim, 19, João, 9, e Antônio, 7. Acompanhe o bate-papo:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Como foi sua educação, tanto em casa quanto na escola?
Meus pais eram muito atentos à minha educação. Eu era do tipo CDF, um cara tímido que não dava trabalho para os meus pais nessa área. Eles cobravam um bom desempenho, eu tentava corresponder à expectativa. No colégio também era considerado um bom aluno, tanto nas escolas públicas por onde passei, como no Colégio de São Bento, uma instituição tradicional conhecida pelo seu rigor.
2. Seus pais participaram da sua vida escolar?
Sim. Minha mãe era professora primária, foi ela quem me alfabetizou. Meu pai estava sempre disposto a me ajudar quando a tarefa era complicada. Mas ele não fazia os deveres por mim e sim mostrava onde podia encontrar as respostas.
3. Por que você acha que muita gente não gosta de ler ou frequentar a escola?
Acho que muitas vezes os pais não sabem como criar interesse na leitura por não terem o hábito de ler. É preciso apresentar às crianças livros ou revistas que aticem a curiosidade dela. Não se pode iniciar a vida de leitor pelas obras clássicas. Quanto à escola, é seu papel perceber as particularidades de cada aluno para atraí-lo ao ensino. Professores atentos e bem preparados são a chave para que o aluno curta a escola.
4. Qual sua opinião sobre a Educação no Brasil? O que seria necessário mudar?
A valorização do professor é o primeiro passo. Esta deve ser uma profissão bem remunerada de forma a disputar as melhores cabeças da sociedade com outras atividades consideradas hoje mais nobres. Um professor tem que ter tempo e condições financeiras de frequentar cinemas, teatros e livrarias para que possam genuinamente despertar nos alunos o prazer em aprender.
5. Educação é responsabilidade de quem? Do governo, dos alunos, dos educadores ou da família?
É de todos, inclusive dos alunos, que devem ser criados para assumir suas responsabilidades. Mas antes disso, os pais, os educadores e o governo devem fazer suas partes.
6. Como seria a escola dos seus sonhos?
Uma escola que ajude a fomentar a curiosidade de seus alunos, que forneça o conteúdo de forma agradável, que os ensine a ser responsáveis e que valorize a criatividade e auto estima dos estudantes.
7. Queria que você falasse um pouquinho sobre dever de casa... Você fazia todos? Tinha dificuldade? Gostava ou achava um saco?
Dever de casa é obrigação, nunca houve espaço pra eu questionar se deveria ou não fazê-lo. É fundamental para consolidar o aprendizado. Nem sempre era agradável trocar as brincadeiras pelo compromisso, mas esta é uma lição que levamos para a vida. Sentia dificuldade principalmente quando não tinha prestado atenção nas aulas. Um dos segredos é não deixar acumular. E, nos fins de semana, não deixar para a noite de domingo. O ideal é matar as tarefas logo na sexta, ao chegar em casa.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada