Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

FAMÍLIA

Heloísa Périssé: "É preciso ter paciência para educar uma adolescente"

A atriz e comediante fala sobre sua relação com a filha Luísa


11/09/2012 14:13
Texto Daniella De Caprio
AnaMaria
Foto: Anderson Borde
Foto:
"Eu digo para as meninas que elas não devem mentir porque isso não vale a pena. Se existe alguém no mundo que quer o bem do filho é a mãe. Não sou algoz, sou amiga. E minhas filhas confiam muito em mim"

Ela se casou três vezes, tem duas filhas e 24 anos de carreira na bagagem. Heloísa Périssé, lançou em 2012 o filme O Diário de Tati, inspirado na enteada Paula (filha de Lug de Paula, seu segundo marido). O filme retrata com humor os momentos difíceis da vida dos jovens. Hoje a atriz vive com Luísa, de 13 anos, e Antônia, de 6. "Não dou castigo, mas converso muito. Faço com que elas pensem a respeito daquilo que fizeram", conta. Veja como ela faz para educar corretamente as meninas.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Você criou a personagem Tati inspirada em sua enteada. Hoje, sua filha Luísa é uma Tati?
Heloísa Périssé: Sim! Ela está na idade da vergonha. Não gosta que eu a encontre em algum lugar e diz: "Me deixa longe da festa, da escola, não comenta no meu Facebook, nem no Twitter. Me bloqueia!".
Qual a maior dificuldade de criar uma adolescente?
Heloísa Périssé: Ter paciência com os conflitos. Já passei por aquilo e sei que é bobagem, mas para eles é uma questão séria.
No filme, a Tati mente para a mãe por uma recuperação. A Luísa já mentiu pra você?
Heloísa Périssé: Já! Outro dia, assinou uma advertência por mim... Eu a ensinei que a mentira tem perna curta, que o diabo cobre um lado e descobre o outro. Disse que ela pode confiar em mim, que sou uma mãe que dá suporte, mas não passa a mão na cabeça, sou atenta.
Como você define a Heloísa mãe?
Heloísa Périssé: Elas me estimulam a querer coisas novas e apresentam um mundo novo. Eu sei do que as crianças gostam por causa da Antônia e sei do que os adolescentes falam por causa da Luísa. O filho te mostra outros mundos.
Como você vê o amor hoje, no terceiro casamento?
Heloísa Périssé: O amor se renova. É eterno, imutável, tem milhões de facetas. Não deixei de amar meus dois ex-maridos. Amo muito o André Matos, ele é um anjo na minha vida. O Lug me deu a Luísa e passei coisas importantíssimas com ele. E o Mauro, que é meu atual marido, é com quem eu tenho uma relação maravilhosa, de quem já me separei e casei de novo. Tudo acontece, tudo é possível.
Qual conselho você daria para a Monalisa?
Heloísa Périssé: Monalisa, deixa o Irã viver a vida dele. Vire o refletor para você, procure algo na vida de que você goste!

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada