Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

EDUCAÇÃO

Hubert: "O humor estimula a inteligência das crianças"

"Felizmente na minha casa tínhamos um ambiente amigável para as artes em geral", conta o ator


08/04/2013 18:02
Texto Renata Paiva
Educar
Foto: Equipe do Educar
Foto: O ator acredita no poder das artes e do humor para o ensino
O ator acredita no poder das artes e do humor para o ensino

Acostumado a fazer piadas no programa Casseta & Planeta Vai Fundo, da rede Globo, Hubert, 52, acredita que o humor possa contribuir no crescimento educacional das crianças. "Não podemos negar que isso chama atenção para um fato. Um professor engraçado será sempre lembrado para o resto da vida", diz o humorista. Em casa, com os filhos Isabel 18, e João, 11, a descontração está presente em todos os momentos. E nem por isso, os estudos ficam de lado. "Eu e minha esposa acompanhamos tudo de perto, cobramos resultados e ajudamos nos pontos fracos", conta. Acompanhe o bate-papo:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Como avalia a educação que recebeu na escola?
Foi a melhor que eu pude ter. Estudei em boas escolas, fiz cursos de línguas e me formei numa boa universidade. Nesse tempo todo só fiz aprender.
2. Seus pais participaram da sua vida escolar?
Meus pais me cobraram resultados de forma eficiente, não repressiva. Minha mãe, que estava sempre presente, me ensinou a estudar.
3. E como faz com seus filhos (Isabel, 18 e João, 11)?
O que eu a minha esposa Regina sempre fizemos foi acompanhar os estudos dos nossos filhos, cobrando e tentando ajudar nos pontos fracos. Inculcamos a disciplina, necessário para o estudo e que, mais tarde, será convertida no trabalho.
4. Por que você acha que muita gente não gosta de ler ou frequentar a escola?
Confesso que não sei como isso acontece porque ler e ir à escola sempre foram uma coisa muito importante e, principalmente, divertida pra mim. Só tenho boas lembranças do meu tempo de escola.
5. O ambiente em casa contribuiu para a sua entrada no mundo das artes?
Felizmente na minha casa tínhamos um ambiente amigável para as artes em geral. Minha mãe tocava piano, meus pais tinham bons livros e íamos muito ao cinema. A família deve estimular a criatividade dos filhos em todos os sentidos, mesmo que isso não se torne uma opção de trabalho no futuro. A partir dai, fiz teatro no colégio e acabei me encontrando ao longo da vida.
6. Como humorista, acredita que a descontração pode ajudar na hora de educar as crianças na escola?
O humor é muito importante na nossa vida em família. Em casa de humorista todo mundo é engraçadinho e cheio de piadas. Nunca usei o humor com um propósito educacional, mas não podemos negar que, através do humor, chamando atenção para um fato, assunto ou pessoa, isso acaba estimulando a inteligência das crianças. Um professor engraçado é lembrado para o resto da vida e isso é muito bom.
7. Qual sua opinião sobre a Educação no Brasil? O que seria necessário mudar?
A educação foi democratizada nos últimos tempos, mas o Brasil precisa agora dar um salto de qualidade.
8. Educação é responsabilidade de quem? Do governo, dos alunos, dos educadores ou da família?
De todos! Os pais devem participar ativamente da educação dos filhos desde cedo e devem cobrar resultados dos professores e da escola. Acho que há um relaxamento em relação à disciplina generalizado hoje em dia. Os professores precisam exercer a sua autoridade sem autoritarismo, mas com firmeza. E os pais não podem querer que a escola resolva todos os problemas dos seus filhos. Nada substitui a família e o maior exemplo vem de casa.
9. Como seria a escola dos seus sonhos?
Um mix de escola bem tradicional clássica com ferramentas de ensino super high tech.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada