Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Thalma de Freitas: "Toda forma de educação é importante. A começar pela familiar!"

A estrela de Malhação fala da importância das artes no currículo escolar


Foto: Sheila Guimarães
Foto:
"A relação íntima com a música aguça a percepção sutil do mundo. Por meio dela aprendi física, química, metafísica, tudo aquilo que sei"

Filha do maestro e pianista Laércio de Freitas, Thalma de Freitas não fugiu da influência paterna. Deixou-se levar pelo desejo de ser artista e se tornou atriz e cantora. Atualmente interpreta Luiza, em Malhação, e se apresenta com a Orquestra Voadora, a qual integra há dez anos.

À música, ela atribui o melhor de sua formação. "Educação artística é excelente para a percepção de si mesmo e do mundo. Ter esse tipo de aprendizado garante uma liberdade intelectual incrível ao ser humano!", assegura. Acompanhe o nosso papo a seguir.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Como foi sua educação?
Thalma de Freitas: Thalma de Freitas Papai investiu na tradição oral para passar conhecimentos que herdou do meu avô. Sempre tem uma frase de efeito ou lição de moral para situações cotidianas, e muitas ficaram na minha memória. Agradeço aos meus pais pelo que recebi na infância.
Era estudiosa?
Thalma de Freitas: Amo aprender, mas tinha dificuldade na escola, pois ficava dispersa se o professor não era eloquente ou carismático.
O que mais marcou você na época da escola?
Thalma de Freitas: Repetir a oitava série duas vezes me marcou muito. A primeira vez fiquei por um ponto em matemática e a segunda, por meio ponto em desenho geométrico. Aquilo acabou comigo, foi uma falta de respeito terrível da diretoria do meu colégio. E olha que eles sabiam o quanto era difícil para os meus pais pagarem as mensalidades. Jamais concordei com a decisão de que eu não estava apta a seguir meus estudos.
Tinha alguma matéria ou professor preferidos?
Thalma de Freitas: Amo demais física, metafísica, história, todas as artes e literatura. E mais recentemente acabei descobrindo o amor verdadeiro pela matemática no site www.dimensions-math.org.
A música influenciou sua formação?
Thalma de Freitas: A relação íntima com a música aguça a percepção sutil do mundo. Por meio dela aprendi física, química, metafísica, tudo aquilo que sei.
E como decidiu pela carreira artística?
Thalma de Freitas: Não foi uma decisão, herdei o dom da família e cresci sem dúvidas sobre qual seria meu caminho no mundo.
Teve apoio dos seus pais?
Thalma de Freitas: Lá em casa ninguém é muito "normal" (risos)! E minha mãe vivia dizendo que eu deveria ser atriz, apesar de todos saberem que eu cantava bem. Então, quando cheguei à juventude, em vez de estudar música, fui fazer teatro, e cantava sem compromisso. Tem sido assim até hoje, sigo dessa maneira.
Acha importante ter um diploma?
Thalma de Freitas: Não terminei o segundo grau, abandonei a escola para trabalhar e, no meu caso, foi uma decisão acertada.
Então, na sua opinião, a formação tradicional não é necessariamente mais importante que a alternativa, certo?
Thalma de Freitas: Toda forma de educação é importante, a começar pela familiar, que forma nosso caráter. Na escola, aprendemos como funcionar em sociedade e alternativamente precisamos dedicar tempo para nossa disciplina pessoal, adquirir por conta própria todo o conhecimento necessário para alcançarmos nossos objetivos.
Conte um pouco do seu projeto com a Orquestra Voadora.
Thalma de Freitas: Começou e continua até hoje, dez anos depois, como um parque de diversões, um ambiente onde podemos tocar música tradicional brasileira com nossa identidade sonora. Aprendemos muito com dois mestres que fazem parte da banda, o guitarrista Nelson Jacobina (falecido este ano) e o baterista Wilson das Neves.
Deixe um recado para o público adolescente, que assiste você em Malhação.
Thalma de Freitas: Lá vai: queridos, procurem amar a sabedoria como quem ama ser feliz, até porque ninguém é feliz sem o saber!

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada