Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

EDUCAÇÃO E EMPRESA

10 dicas para ajudar na Educação dos filhos de seus funcionários

Com um planejamento adequado, sua empresa é capaz de fazer a diferença


13/05/2015 15:50
Texto Luciana Fleury
Educar
Foto: Aline Casassa
Foto: Todo funcionário deve ser incentivado a acompanhar a Educação de seus filhos
Todo funcionário deve ser incentivado a acompanhar a Educação de seus filhos

Se sua empresa realiza ou pretende realizar investimentos em projetos sociais, vale a pena analisar como esta atuação pode ser coerente com a proposta de fomento à educação dos filhos dos seus colaboradores.

Mas para que tenha efeitos, o incentivo à Educação deve ser algo estruturado e contínuo. A primeira condição é assumir esta intenção como uma causa real da corporação. É preciso estruturar um planejamento com ações regulares e estruturadas para que o tema seja valorizado no dia a dia da empresa. Ações pontuais e eventuais não produzirão resultados significativos e poderão ser desacreditadas.

Um bom começo é realizar um "censo" entre os funcionários para identificar quantos são os filhos em idade escolar e como eles se distribuem pelos anos escolares, propondo ações de acordo com esta realidade.

Caso a ideia seja atuar em escolas públicas, vale direcionar os esforços para instituições nas quais estejam matriculados filhos dos profissionais. O mesmo vale para entidades, cujos projetos apoiados podem complementar o esforço da empresa neste sentido.

Contribuíram para a matéria: Almiro dos Reis Neto, vice-presidente de conhecimento e aprendizagem da ABRH-Nacional; e Fernando Rossetti, diretor-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas)

Veja abaixo algumas ações que sua empresa pode realizar para estimular a Educação dos filhos dos funcionários.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Conscientizar
Incentivar que os funcionários cumpram a obrigação legal, determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de matricular os filhos em uma rede regular de ensino.
2. Informar e comunicar
Utilizar os veículos de comunicação da empresa para incluir dicas de como os pais devem ajudar na Educação dos filhos. O próprio Educar para Crescer disponibiliza, em seu site, vários conteúdos voltados para este tema que podem ser aproveitados livremente, sem qualquer custo. Clique aqui e confira nossos guias da educação
3. Estimular a participação na vida escolar
Incentivar a participação nas reuniões escolares, deixando claro que a empresa permite que o funcionário se ausente do trabalho no horário dos encontros. Caso seja necessário, a empresa pode criar um formulário comprobatório para ser assinado pelo professor ou pela coordenação da escola.
4. Dar auxílio financeiro
Adotar mecanismos de ajuda financeira para compra de materiais escolares, uniformes ou livros paradidáticos. A ajuda financeira pode ser feita com o adiantamento de parte do 13º salário, por exemplo. Outra forma é usar o poder de compra da empresa para obter descontos em artigos de papelaria, como cadernos, lápis, caneta, etc.
5. Incentivar atividades extras
Firmar convênios com escolas de idioma, professores particulares ou cursos como Kumon, obtendo descontos para filhos de funcionários ou subsidiando parte dos custos.
6. Oferecer debates
Promover de forma regular palestras com especialistas sobre temas ligados à orientação escolar ou ao desenvolvimento e comportamento de crianças e adolescentes. Vale consultar os pais para identificar os assuntos que interessam ou que geram dúvidas para definir os temas das palestras.
7. Facilitar o acesso a livros
Uma boa ideia é a criação de uma biblioteca ou disponibilizar a informação de localização e funcionamento de bibliotecas públicas próximas da empresa. Também é possível estimular a organização de um clube do livro. Em um Clube do Livro, cada participante compra um título e há um rodízio de leitura entre todos. A troca tem de ocorrer de forma organizada, respeitando o prazo de devolução e com todos cuidando para manter o bom estado dos livros do "acervo".
8. Promover orientação profissional
Organizar encontros dos filhos de funcionários com profissionais da empresa para ajudar na escolha vocacional, dando detalhes de como são as diversas possibilidades de atuação profissional dentro de uma mesma companhia. É sempre importante que os profissionais mostrem como o estudo foi importante para o crescimento na carreira. Além disso, dar abertura para que filhos dos funcionários ocupem as vagas de estágio disponíveis.
9. Cuidar dos estudos dos pais
Investir na escolaridade dos pais, com estímulos para que completem a formação básica e também cursem o Ensino Superior. Pesquisas mostram que quanto maior a escolaridade dos pais, maior o desempenho e probabilidade de permanência e conclusão dos ciclos escolares por parte dos filhos.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada