Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

CIÊNCIAS

11 motivos para estudar Ciências

O conhecimento científico ajuda a compreender o mundo e suas transformações – saiba quais são os principais benefícios do estudo dessa disciplina


01/03/2013 17:22
Texto Marion Frank
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Estudando Ciências, o seu filho vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que é
Estudando Ciências, o seu filho vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que é

Muito se fala por aí da importância de estudar Português e Matemática. Essas duas disciplinas são realmente muito importantes, mas você já parou para pensar em como estudar Ciências também é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes? Disciplina obrigatória no currículo escolar, ela é tão importante quanto o estudo da língua e da matemática - é, inclusive, uma das três disciplinas do Pisa, uma avaliação internacional de desempenho escolar que envolve 65 países.


1808 Especial Matérias Curriculares
Veja por que as matérias obrigatórias da escola são essenciais para a formação do seu filho!

 

Estudando Ciências - que, nas séries mais avançadas transforma-se em Biologia, Física e Química -, as crianças e adolescentes compreendem melhor o mundo em que vivemos e o funcionamento da natureza. Como age a força da gravidade? Por que temos estações do ano? Por que ficamos arrepiados quando sentimos frio? A ciência tem respostas para todas essas perguntas - e também para todos aqueles porquês que as crianças não cansam de perguntar. 

Descubra abaixo quais são os principais benefícios do estudo de Ciências para o seu filho.

Professores consultados:

  • Andrea Nunes Vaz Pedroso (Botânica);
  • Cristian Annunciato, (Física);
  • Marco (‘Marcão’) Antonio Akiau (Ciências); 
  • Mario Domingos (Biologia);
  • Maria Isabel Iorio Soncini (Ciências e Biologia)

 

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Ensina a pensar
Por que algo é de um jeito e não de outro? Como isso funciona? Para que serve? Essas são algumas das perguntas que as crianças fazem com alguma frequência. O estudo de Ciências mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece e estimula, portanto, a reflexão e a formulação de hipóteses.
2. Ajuda a compreender o mundo
O conhecimento científico está presente dos óculos que você usa à caneta em sua mão. É, portanto, um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e suas transformações - o que não deve ser visto como algo distante, fora da realidade. Ao contrário: o cientista é um observador das coisas simples, desde o movimento das nuvens até o funcionamento de uma rede de computadores.
3. Desenvolve o raciocínio
É importante que o seu filho aprenda a pensar cientificamente. Ou seja, a formular hipóteses e desenvolver um raciocínio. As aulas de Ciências, quando dadas por um bom professor, proporcionam isso: tentando entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira cada vez mais lógica.
4. Explica os fenômenos da natureza
Estudando Ciências, o seu filho vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que é - e vai ter respostas para todos aqueles "porquês" que costumam deixar os pais em algumas saias justas.
5. Conscientiza sobre a importância da preservação
É por meio do estudo de Ciências que o seu filho vai entender como funciona o nosso planeta, de que tudo o que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. E, consequentemente, vai entender por que é necessário preservar a natureza, reciclando o lixo, poupando água e não poluindo o ar.
6. Torna a vida mais interessante
Um simples passeio no parque pode se tornar mais interessante quando conhecemos os princípios da ciência. Seu filho vai poder observar in loco tudo o que aprendeu sobre as plantas na escola e terá a chance de ver de perto as formas, as texturas, cores das flores e das árvores.
7. Estimula a criatividade
Quando seu filho é estimulado a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para testá-las, ele fica mais criativo e questionador. Por meio da pesquisa e da realização de experiências, ele vai perceber que as hipóteses que formula podem ou não ter fundamento científico.
8. Aproxima pais e filhos
Vamos fazer juntos? Poucas brincadeiras são tão divertidas quanto fazer experimentos científicos e comprovar as leis da natureza. Em casa, aproveite para fazer experiências relacionadas ao conteúdo que o seu filho está aprendendo na escola - se preciso, peça sugestões aos professores. A diversão é garantida!
9. Incentiva o prazer em descobrir
Ao ouvir falar de Ciências, seu filho logo pensa em tubos de ensaio, laboratório - ou seja, descobrir. O estudo de Ciências incentiva a criança a usar a observação, a imaginação e a capacidade de elaborar hipóteses para depois relatar o que viu e imaginou e ainda ir atrás de informações que lhe permitam achar respostas.
10. Mostra as mudanças por que passamos
Quando seus bisavós nasceram, não havia luz elétrica. Quando seus avós nasceram, não havia geladeira. Quando seus pais nasceram, não havia televisão. E quando você nasceu, não havia computador. E todas essas mudanças só aconteceram por causa do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Além de compreender melhor o mundo em que vivemos, o seu filho vai adquirir também noções de História. Dupla lição!
11. É divertido!
Além de importante para o futuro do seu filho, Ciências é a disciplina escolar que mais tem potencial para ser divertida. Quem nunca passou uma tarde feliz em meio a tubos de ensaio e experiências para comprovar as leis da natureza? Refletir um arco-íris num papel branco, amassar uma garrafa sem colocar as mãos, fazer um telefone sem fio... Ótimas brincadeiras para fazer em grupo! E o melhor: seu filho ainda sai com lições de Ciências na cabeça.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada