Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

VESTIBULAR

Aluno nota 10 até o vestibular!

O preparo para as provas deve começar cedo. Quanto maior a organização, maior a chance de seu filho passar de ano e entrar na faculdade


30/03/2012 17:13
Texto Marina Lucchesi
AnaMaria
Foto: Odair Leal
Foto: O ideal é escolher um lugar tranquilo e sem distrações para estudar
O ideal é escolher um lugar tranquilo e sem distrações para estudar

Por mais que pareça distante, no começo do ano o vestibular já preocupa os estudantes - e os pais! E é importante mostrar que pode haver um equilíbrio entre tempo de estudo e de lazer. "O vestibular faz parte da vida, mas não é a vida", afirma o psicólogo Fernando Elias José, da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Para não sofrer ao longo dos meses que antecedem a prova, o ideal é se organizar desde já e não deixar nada para a última hora.

O primeiro passo é escolher o curso. Para Alberto Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo, é importante que seu filho saiba qual sua área de interesse. Quem quer cursar Engenharia, por exemplo, deve se dedicar mais às matérias de Exatas (Matemática, Química e Física), sem deixar as outras completamente de lado, claro. Depois, é preciso escolher as instituições de ensino. Quanto antes isso acontecer, mais tempo o estudante terá para ler a bibliografia obrigatória e conhecer o tipo de prova da faculdade.

Para estudar, é recomendável ter cadeiras e mesas apropriadas para o tamanho do aluno, e escolher um lugar iluminado e tranquilo. Já computador e celular ligados em redes sociais, barulho, gritaria e estudar jogado no sofá ou na cama não é bom.

É claro que todo mundo merece um intervalo. Após uma ou duas horas de estudos é essencial que o aluno tenha uma pequena pausa (10 minutos já são suficientes). Vale fazer qualquer coisa - caminhar, olhar pela janela - desde que desvie o foco dos estudos. Isso faz com que o cérebro aprenda as matérias com mais facilidade.

Veja as dicas de como estudar para passar, elaboradas pelo psicólogo Fernando Elias José, da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Para facilitar
O aluno deve planejar os estudos todos os dias para ter noção do volume que tem para estudar.
Respeite as diferenças
Não há uma fórmula exata que ensine a estudar. Cada um encontra seu próprio horário e local. Uma vez estabelecidas as regras, elas deverão ser respeitadas todos os dias.
Começo, meio e fim
É também importante que o estudo de uma matéria comece e termine no mesmo dia. Para que deixar para amanhã o que pode ser feito hoje?
Hora de memorizar
Após a leitura da matéria, o aluno deve responder perguntas ou resolver questões sobre o que acabou de ser estudado, para entender melhor.

O ambiente inadequado ao estudo tira a atenção do vestibulando e faz com que tudo demore mais. Veja sete lições para seu filho estudar melhor.

Para ler, clique nos itens abaixo:

Escolher duas matérias por dia
Escolher duas matérias por dia (uma que ele tenha mais facilidade e outra que tenha mais dificuldade).
Ler bastante
Não importa se ele consegue ler um livro inteiro ou apenas um capítulo por dia. O que importa é se ele entende tudo o que está lendo.
Não tolerar atrasos
Se ele planejou começar a estudar em um determinado horário, não o deixe enrolar.
Treinar a memória
Para treinar a memória, é bom fazer exercícios de provas feitas em anos anteriores. Isso ajuda a fixar o conteúdo muito mais do que apenas ler a matéria.
Estudar no máximo 8h por dia
Não permita que ele ultrapasse oito horas de estudos por dia
Ter uma vida equilibrada
É fundamental que ele durma bem, faça uma alimentação balanceada e pratique atividade física. Além do contato com amigos e familiares.
Não exagerar
Seu filho exagera na dose? Converse. Ele até pode se cobrar um bom resultado, mas há limite.
Confira ainda outras dicas para ajudar seu filho na hora da prova.
Para ler, clique nos itens abaixo:
Se divertir, pode?
Sim. O lazer ajuda o aluno a estudar melhor. Mas nada de cair na balada todo fim de semana. Que tal uma caminhada, cinema com amigos ou almoço num domingo com a família?
No dia da prova...
Antes de começar a prova, o aluno deve dedicar alguns minutos para escrever sobre suas preocupações e angústias. Segundo um estudo feito com estudantes da Universidade de Chicago, essa técnica ajuda a diminuir a ansiedade na hora das provas, aumentando o desempenho do candidato.
Mãe, faça a sua parte!
Você deve estimular seu filho a se dedicar ao máximo para estar seguro no dia da prova. "Ele vai ter que estudar muito, e você deve apoiá-lo", diz Dora Maria, professora e responsável pelo Laboratório de Estudos do Estresse da Unicamp. Respeite o aluno, criando boas condições de estudo e permitindo também seu lazer. Assim, você mostra que está lutando ao lado dele, e não contra ele!

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada