Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ENSINO FUNDAMENTAL

5 vantagens da escola com atividades no contraturno

Por que contar com um programa de esportes e cultura dentro do colégio do seu filho é positivo


20/01/2014 17:04
Texto Daniele Zebini
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Esportes, lazer e cultura ocupam o tempo ocioso e desenvolvem habilidades importantes
Esportes, lazer e cultura ocupam o tempo ocioso e desenvolvem habilidades importantes

O que fazer com as crianças e os jovens depois - ou antes - da escola? Essa é uma dúvida que atinge muitos pais. Principalmente os que trabalham fora e não têm tempo para pajear os filhos no chamado contraturno, o período oposto ao da escola. Divididos entre as obrigações da vida e as obrigações de pais e de mães, eles têm de se virar nos 30 para conseguirem proporcionar lazer e cultura aos filhos. O resultado? Nem sempre as crianças têm oportunidade de fazer os cursos extracurriculares como balé, natação, música, xadrez, futebol, vôlei, etc, etc...

Na rede pública, os CEUs, em São Paulo, cumprem este papel, oferecendo atividades esportivas e culturais gratuitas no contraturno, não apenas para seus alunos, mas também para os estudantes da rede municipal e estadual de ensino e a comunidade de forma geral. "Tem também atividades de lazer, das quais eles podem participar sem inscrição, como pingue-pongue, xadrez, exposições de pintura e uso livre de algumas quadras também", conta Jamir Cândido Nogueira, gestor do CEU Jaçanã, supervisor escolar efetivo da Rede Municipal de Educação e mestre em educação pela FEUSP. "Os alunos podem passar a tarde toda na escola se quiserem, sempre contando com orientação de profissionais especializados."

1808 Especial Cursos Extracurriculares
Confira outras reportagens sobre os benefícios dessas atividades no desenvolvimento do seu filho!

 


Também pensando em suprir esta necessidade, o colégio Albert Sabin criou o Programa Sabin+Esporte&Cultura, um pacote de atividades oferecidas pela escola - e sem custo adicional - agrupadas em horários fixos, sempre após o período regular. "O tempo das atividades pode variar de 45 minutos a 1h30 minutos, duas a três vezes por semana, dependendo da grade escolhida por pais e alunos", explica José Roberto Ramalho Pinto, coordenador pedagógico do Programa Sabin+Esporte&Cultura.

Conheça a seguir as vantagens das escolas que oferecem atividades no contraturno.

Leia tambem:

        O que é educação integral?

        10 vantagens do período integral

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Melhora o rendimento escolar
"As atividades após o período de aula contribuem para ampliar e diversificar os objetivos das aulas curriculares", afirma José Roberto Ramalho Pinto, coordenador pedagógico do Programa Sabin+Esporte&Cultura. O gestor do CEU Jaçanã, Jamir Cândido Nogueira, concorda. "A gente sente empiricamente que o rendimento dos alunos aumenta. Há melhora da concentração e no processo de aprendizagem."
2. Supre as necessidades extracurriculares alunos
Praticar esportes e desenvolver habilidades artísticas e culturais é importantíssimo para o desenvolvimento integral do aluno. "Nós consideramos estas atividades como um complemento curricular, é algo que enriquece o ser humano", afirma Jamir Cândido Nogueira, gestor do CEU Jaçanã, Supervisor Escolar efetivo da Rede Municipal de Educação e mestre em educação pela FEUSP.
3. Dá tranquilidade aos pais
Os pais podem trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão praticando as atividades dentro da escola, que é um espaço seguro e acolhedor. Isso sem contar a comodidade de não precisar levar e buscar as crianças em vários lugares diferentes. "Os pais poderão se programar em cima dos horários dos filhos, que são pré- estabelecidos", ressalta José Roberto Ramalho Pinto, coordenador pedagógico do Programa Sabin+Esporte&Cultura.
4. Favorece um melhor aproveitamento do tempo ocioso
Em vez de ficar em casa assistindo televisão ou na rua, sujeito a riscos sociais, o aluno aproveita o tempo na escola para aprender e desenvolver habilidades específicas, como futebol, vôlei, dança, música e artes. "A escola é um local resguardado, e os pais ficam tranquilos sabendo que os filhos têm o tempo ocupado com atividades direcionadas e são orientados por profissionais especializados", afirma Jamir Cândido Nogueira, gestor do CEU Jaçanã.
5. Forma cidadãos melhores
"Quem pratica esportes desenvolve valores importantíssimos: perseverança, disciplina, cooperação, aquisição de normas de condutas e valores sociais", explica José Roberto Ramalho Pinto, coordenador pedagógico do Programa Sabin+Esporte&Cultura. "Atividades extras, que juntem corpo, mente e alma, formam um ser integral. O esporte do corpo, a sensibilidade da arte e o exercício racional estão interligados e são indissociáveis. Desta forma, transformamos realidades", complementa Jamir Cândido Nogueira, gestor do CEU Jaçanã.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada