Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

TECNOLOGIA

10 brinquedos eletrônicos que as crianças adoram

De laptop infantil a globo interativo, de sudoku a minimesa de música: idéias para fazer a alegria da garotada


05/06/2014 12:16
Texto Eliane Scardovelli
Educar
Foto:
Os brinquedos eletrônicos educativos são uma boa opção para presente para a criançada

O que comprar para o seu filho? Os brinquedos eletrônicos educativos são uma ótima alternativa para estimular o desenvolvimento da criança sem abrir mão da diversão. O problema é saber quais são, de fato, educativos. Selecionamos alguns dos brinquedos mais procurados por meninos e meninas de idades variadas.

A pedido do EDUCAR PARA CRESCER, a professora Maria Angela Carneiro, pedagoga especialista em brinquedos, comenta cada uma das sugestões. Antes disso, faz uma ressalva: "Os brinquedos eletrônicos desenvolvem a concentração e entretêm as crianças, mas se não houver diversificação das brincadeiras, como atividades ao ar livre e em grupo, podem ser prejudiciais."

Clique abaixo e veja as 10 sugestões de brinquedos para dar ao seu filho. Boa escolha!

Para ler, clique nos itens abaixo:
Smart Globe
Preço médio: 450 reais

Faixa etária: a partir de 5 anos

O que ele faz: A criança gira o Globo, posiciona uma caneta sem fio em alguma parte do mundo e ouve informações sobre o país. Com um clique, é possível acessar dados sobre população, história, geografia, política, hino, etc. Oferece 30 atividades com conteúdo de geografia para diversas faixas etárias (5 a 8 anos, 9 a 14 anos e a partir de 15 anos). As informações podem ser atualizadas pela internet.

Avaliação da especialista: "Pode auxiliar na estimulação visual e na memorização, mas isso não garante a aprendizagens de noções de espaço e tempo especialmente entre crianças de 5 anos. Para os maiores, pode oferecer uma boa ajuda. É recomendado também para crianças que tenham distúrbios de audição, pelo fato de possuir uma luz indicadora dos locais."
Orquestra dos animais
Preço médio: 70 reais

Faixa etária: até 3 anos

O que ele faz: Ao tocar o teclado, os bichinhos se movem e luzes se acendem. Cada tecla representa um instrumento da orquestra, e o maestro é a criança. Os instrumentos são piano, saxofone, violino, prato e acordeom.

Avaliação da especialista: "Estimula a concentração, a audição e o contato com as cores. Porém, há de se observar se o volume não está muito alto, de modo a não prejudicar as crianças. É importante experimentar também outros objetos sonoros para que elas possam distinguir os diferentes sons."
DJ Mixer
Preço médio: 200 reais

Faixa etária: a partir de 6 anos

O que ele faz: A mini mesa de som, ou pick-up, como dizem os DJs, permite que a criança componha músicas usando 60 efeitos especiais, 21 ritmos e 10 sons de instrumentos diferentes. É possível conectar o DJ Mixer a aparelhos de MP3, MP4 e CD Player.

Avaliação da especialista: "Atiça a sensibilidade auditiva e a possibilidade de fazer combinações e novas criações. O ideal é que a criança tenha também contato com outros instrumentos, não necessariamente eletrônicos."
Telefone Aprender e Brincar
Preço médio: 79 reais

Faixa etária: de 6 meses a 3 anos

O que ele faz: Ao apertar as teclas do telefone, o bebê vê e ouve letras do alfabeto, números e algumas palavras simples e é estimulado a repetir esses sons. O brinquedo é feito com material resistente a quedas e é fácil de manusear.

Avaliação da especialista: "Ajuda o processo representacional e estimula a linguagem na repetição de algumas palavras. É importante salientar que os números envolvem conceitos abstratos, portanto o seu reconhecimento do ponto de vista gráfico, não implica no conceito de quantidade. O mesmo ocorre em relação às letras. Embora a criança as reconheça, não significa que ela está lendo."
Su DoKu For Kids
Preço médio: 60 reais

Faixa etária: a partir de 5 anos

O que ele faz: Operações matemáticas, como nos tradicionais jogos de SudoKu, quebra-cabeça de origem japonesa baseado na colocação lógica de números, para crianças. As crianças contam com dicas e pistas para resolver as situações.

Avaliação da especialista: "Desenvolve concentração, atenção, raciocínio lógico. É importante que os pais observem o desempenho dos filhos em relação ao brinquedo. Devem permitir que as crianças explorem o material, para que se familiarizem com ele antes de utilizá-lo como quebra-cabeças. Muitas vezes, a maior ou menor concentração da criança depende da interação que os adultos têm com ela. Os pais podem ajudá-la a tecer hipóteses e a buscar soluções."
Cachorro Aprender e Brincar
Preço médio: 150 reais

Faixa etária: de 1 a 3 anos

O que ele faz: Introduz conceitos de cores, números e partes do corpo por meio de 10 canções e 60 frases acionadas quando se aperta um de seus botões.

Avaliação da especialista: "O boneco de pelúcia cria uma relação de afeto com a criança e favorece brincadeiras de faz-de-conta, independentemente de ter um componente eletrônico. Os ensinamentos propostos pelo cachorro são apropriados para bebês por mesclar os sentidos tátil, auditivo e visual."
Laptop da Barbie B-Bright
Preço médio: 155 reais

Faixa etária: a partir de 5 anos

O que ele faz: propõe conteúdo educativo por meio de 12 jogos que incluem atividades com alfabeto, contas simples de matemática, exercícios de raciocínio lógico, música, reconhecimento de formas e cores. Há também conteúdo em inglês.

Avaliação da especialista: "Desenvolve a concentração, reflete o mundo adulto e o contexto em que a criança vive. Geralmente as meninas até 5 anos preferem a bonecas, mas algumas já começam precocemente a buscar modelos adultos."
Laptop Speed Racer
Preço médio: 100 reais

Faixa etária: a partir de 5 anos

O que ele faz: propõe conteúdo educativo por meio de 28 jogos de gramática, ortografia, raciocínio lógico e matemática. A complexidade das atividades aumenta conforme a criança passa de fase. Todo o conteúdo é acompanhado por sons e ilustrações.

Avaliação da especialista: "Desenvolve concentração, atenção, rapidez de respostas. Há necessidade de lembrar que isso só não é suficiente para o desenvolvimento das crianças."
DVD Fantasia
Preço médio: 40 reais

Faixa etária: a partir de 3 meses

O que ele faz: estimula as habilidades motoras, a memória, o raciocínio e o desenvolvimento da linguagem por meio de histórias musicadas. A trilha sonora é composta de músicas clássicas como Tocata e Fuga em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach e Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovsky.

Avaliação da especialista: "Este DVD é valiosíssimo, pois introduz as crianças a ritmos mais clássicos, não presentes nas emissoras de rádio e TV. Ele aumenta o repertório das crianças, permitindo que escolham diferentes ritmos. A única ressalva é que trabalha só com personagens importados, deixando de lado a cultura popular."
Livro Mágico
Preço médio: 136 reais

Faixa etária: a partir de 6 anos

O que ele faz: Vem com atividades em português e inglês. O livro promete expandir o vocabulário infantil com diferentes atividades. Possui uma base eletrônica, que é acionada por uma caneta. A criança pressiona a caneta sobre as imagens do livro e ele "lê" e "soletra" o nome delas.

Avaliação da especialista: "O livro pode favorecer o desenvolvimento da linguagem, ajudar na discriminação, na classificação. Talvez ele pudesse ser mais interativo e criativo."

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada