Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

LIÇÃO DE CASA

Como ajudar na lição de História e Geografia

Dicas de especialistas para orientar seu filho nas tarefas, preservando a autonomia dele


24/02/2015 19:28
Texto Luciana Fleury
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Descubra como ajudar e aprender com a lição de casa de seu filho!
Descubra como ajudar e aprender com a lição de casa de seu filho!

Saiba: as aulas de História e também as de Geografia dadas na escola de seu filho estão muito mais complexas (e mais interessantes) do que a de seu tempo de estudante. Uma grande mudança no jeito de se pensar estas duas disciplinas ocorreu, transformando completamente a forma como os professores trabalham os conteúdos.

lição Lição de casa é participação
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.

As tarefas enviadas para casa também estão muito diferentes e, exatamente por este motivo, podem deixar pais confusos diante do pedido de ajuda do filho em dúvida. "Muitos dos pais atuais podem ainda saber de cor os biomas brasileiros porque foram obrigados a memorizá-los em seus tempos de escola e acham que é isso o que se espera que os filhos façam, o que é um erro", comenta Luciano Daudt da Rocha, Coordenador Pedagógico de Ensinos Fundamental II e Médio e Professor de História da Escola Dinâmica de Florianópolis-SC. Ele explica que o objetivo do ensino atual é ter a capacidade de estabelecer relações entre os diversos assuntos abordados e o dia a dia.

"Sempre digo para meus alunos que não deixamos a Geografia na escola. Somos geógrafos o tempo todo, pois esta disciplina dá instrumentos para olhar o Mundo e compreendê-lo", afirma Fábio Campos, professor de Geografia do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio da Escola Parque, do Rio de Janeiro-RJ. Ele costuma brincar dizendo que "geografia é a ciência dos curiosos". "Um tomate, no olhar de um geógrafo, sucinta milhares de perguntas. Posso querer saber de onde ele veio, quanto se consumiu de petróleo para ele ser produzido, como o solo ficou, etc. Colocar esta lente à frente dos olhos é passar a se interessar por tudo ao seu redor e tornar o aprendizado algo muito prazeroso", defende, reconhecendo a enorme contribuição que os pais podem dar diariamente para tornar este conceito claro. "Gosto muito quando os pais estão jantando e comentam uma notícia sobre algum acontecimento mundial, ainda mais se eles sabem que o filho está estudando algo relacionado, como as características do país em questão".

Então, seja para ajudar o filho diante de uma dúvida da lição de casa, seja para acompanhar o que ele está aprendendo, vale entender como podem ser as tarefas enviadas para casa destas duas disciplinas, com as dicas dos dois educadores citados:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Nada de respostas prontas ou únicas
Os dois professores alertam que dificilmente os exercícios propostos atualmente trarão perguntas cujas respostas sejam integralmente retiradas do texto-base. Objetivo será, na maioria das vezes, que o aluno correlacione informações ou apresente conclusões. Caso seu filho apresente dúvidas, a dica do professor Luciano Daudt é ficar atento ao verbo apresentado na questão, como "reflita sobre", "analise", "defenda", "relacione". "A partir deste comando, fica mais fácil saber que caminho tomar para a resposta", diz.
2. Leitura preparatória
Sim, a lição de casa de História ou Geografia pode ser "apenas" ler o capítulo do livro didático indicado pelo professor. A intenção é que os alunos tenham contato inicial com as informações básicas do tópico a ser discutido em sala de aula. E aqui a ajuda dos pais pode ser fundamental, ao solicitar então, após a leitura, que o filho comente o que entendeu sobre o texto. Ele só conseguirá apresentar os pontos principais apresentados se tiver feito uma leitura atenta, que é o objetivo da tarefa.
3. Relacionar conteúdo com o dia a dia
Seu filho pode também ter como missão encontrar, em notícias de jornal, assuntos que tenham ligação com o que vem sendo estudado em sala de aula. "O aumento do preço do trigo por causa de uma quebra de safra pode ser relacionado com assuntos de clima", exemplifica o professor Fábio Campos.
4. Construção de argumento
Outro formato de lição enviada para casa pode ser aquele que pede para o aluno, a partir do tema estudado, redigir um argumento. O professor Luciano Daudt exemplifica: "um tipo de questão pode ser: prove que os condicionantes externos foram mais relevantes que os internos para a independência do Brasil, e neste caso, o aluno terá de encontrar no texto informações que corroborem esta afirmação e explicar, com suas próprias palavras".
5. Atividades diversificadas
Acredite quando seu filho disser que a lição de casa de geografia de hoje é assistir televisão. "Estávamos trabalhando o conceito de sociedade de consumo na qual vivemos atualmente e eu solicitei que os alunos anotassem, em duas horas de programação televisiva, qual o percentual de informação transmitido e o de propaganda", diz Fábio Campos. Propor que a turma assista a determinado filme (ou ouça uma música) e identifique o momento histórico associado ou as características da paisagem retratada, também é um recurso muito utilizado.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada