Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

FILMES

Encontrando Forrester

Um jovem negro e pobre tenta superar as barreiras impostas pelo preconceito, em uma escola americana de elite


03/02/2012 18:59
Texto Maria Clara Sousa
Educar

FILME: Encontrando Forrester (Finding Forrester, 2000, EUA, direção: Gus Van Sant, 136 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)

A HISTÓRIA: Um jovem negro da periferia de Nova York consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares da cidade, graças às notas que conquistou no colégio público. Só que o ele não consegue superar a barreira do preconceito, por ser negro e pobre. O talento do rapaz em escrever o leva a conhecer William Forrester (vivido por Sean Connery), um brilhante escritor que vive recluso. Ele percebe a capacidade do jovem e o incentiva a prosseguir. Desse relacionamento, nasce uma bela e edificante amizade.

POR QUE ASSISTIR: Luciana enfatiza que a história problematiza uma ampla gama de conceitos importantes para a nova geração: pré-conceitos (étnicos e raciais), a valorização do conhecimento e a importância do diálogo e da troca de experiências para o enriquecimento humano. "Abordando essas temáticas, o filme apresenta, com grande sensibilidade, temas nucleares da ética, da epistemologia e da cultura em geral", conclui.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada