Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

PEDAGOGIA

Ensino matemática com funk

Rute percebeu que os alunos gostavam do ritmo e, então, passou a criar músicas para ajudá-los a decorar fórmulas


26/03/2009 19:19
Texto Daniela Almeida
Sou-mais-eu
Foto: Hermínio Oliveira
Foto: A professora de matemática tentou várias técnicas para ajudar os alunos com fórmulas, inclusive a de colar cartazes na sala, antes de finalmente inventar o funk
A professora de matemática tentou várias técnicas para ajudar os alunos com fórmulas, inclusive a de colar cartazes na sala, antes de finalmente inventar o funk
----- PAGINA 01 -----

A professora Rute Correa Cardua, 30 anos, sempre tentou criar novas técnicas para ajudar os alunos da 8ª série a decorarem fórmulas matemáticas. Ela fazia cartazes, prova oral e até poesia, mas todo esse esforço era em vão. Então, passou a prestar atenção no comportamento dos adolescentes e percebeu que eles se interessavam por música. Mas não era qualquer música: andavam com walkman ou tocadores de MP3 ouvindo funk pela escola.

Rute não pensou duas vezes e criou o Funk da Equação do Segundo Grau - mais conhecido como Bhaskara - usando o ritmo da música Glamurosa, do MC Marcinho. "Tomei coragem e cantei para a classe. Foi aquela decepção... Perguntei se eles tinham gostado e responderam: 'Ah, professora, só o refrão é bom'. Eu pensei: ótimo! O refrão era exatamente a fórmula!", conta Rute.

Ela fez da aula uma verdadeira oficina de música, onde uns cantavam e outros faziam os batuques. Quem passava pela porta, como foi o caso da coordenadora pedagógica, não entendia nada. Mas depois que ficou sabendo do que se tratava, adorou a ideia.

Nos outros dias, Rute via os alunos cantando baixinho a música pra lembrar. A coisa se espalhou pela escola, e os alunos da 7ª série iam perguntar se ela ia dar aula para eles no ano seguinte. A professora percebeu que aquilo tinha dado certo e repetiu a dose.

"Ver a meninada cantando as músicas me deixava realizada. O mais gratificante aconteceu ano passado, na formatura da turma. Quando me chamaram, todas as 8ªs séries cantaram, ao mesmo tempo, o funk que inventei, como homenagem. Vou levar essa experiência para todas as escolas por onde eu passar!", completou.

Fórmula de Bhaskara (Em ritmo de Glamurosa, do MC Marcinho)

Matemática pode ser legal

Equações do segundo grau

Também podem ser legais

Se você decorar essa fórmula

Tã... tãrã... tãtã... (3 X)

Xis é igual a menos B

Raiz de delta sobre 2A (Refrão)

Everybody!

Xis é igual a menos B

Raiz de delta sobre 2A (Refrão)

E o delta? Como é?

Delta é igual a B ao quadrado

Menos quatro AC
Vamos no refrão, galera!

 



 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada