Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

SISTEMA DE ENSINO

Por dentro do Socioconstrutivismo

Neste método, o aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro


15/08/2008 15:31
Texto Carolina Tarrío
Manequim
Foto: SXC
Adolescentes fazendo trabalho escolar
O trabalho em grupo é uma ferrmenta-chave para a busca do conhecimento

Saiba mais sobre esse método educacional, no qual os alunos aprendem a partir da obsevação do meio e o enfoque está na interação:

 

1808 Pensadores da educação
Conheça séculos de reflexões sobre o ofício de educar

 

Para ler, clique nos itens abaixo:
Quem desenvolveu a ideia
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934).
O que diz
Ele foca a interação. Segundo Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de "zona de desenvolvimento proximal", que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre "o ser e o tornar-se".
Onde está o foco
Na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.
Qual é o papel do professor
Ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo.
Como se aprende
Observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).
Como se introduz um novo conceito
Se as crianças vão aprender sobre doenças, por exemplo, primeiro o professor as coloca diante de problemas para que os resolvam com o que já sabem e mos­tra a elas a neces­si­dade de novos sabe­res, que terão de encon­trar de dife­ren­tes for­mas. Então, ele as auxi­lia nesse pro­cesso de busca de novos conhe­ci­men­tos. Eles podem tanto ir entre­vis­tar um ­médico (o pro­fes­sor orien­tará a turma sobre como fazer uma entre­vista), como consultar um livro ou a internet.
Quais são os reflexos na sala de aula
Há mais colaboração e trabalhos em grupo. Parte-se do conhecimento cotidiano para se chegar à produção de conhecimento. O professor propõe tarefas que desa­fiam os alunos. Erros são considerados parte do aprendizado - eles mostram ao professor como o aluno está raciocinando. Os conteúdos são apresentados por temas: aprende-se sobre escravidão, por exemplo, investigando como ela se deu em vários períodos, e não necessariamente pela ordem cronológica. Utilizam-se, para isso, muitos materiais: reportagens, filmes, etc.
Que tipo de indivíduo espera-se formar
Pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas idéias quanto ouvir. Gente que não necessariamente terá um conhecimento enciclopédico, mas que saberá como procurar as informações que lhe fazem falta.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada