Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

SISTEMA DE ENSINO

Por dentro do Construtivismo

Neste método, a criança constrói o conhecimento por meio de descobertas


15/08/2008 15:55
Texto Carolina Tarrío
Manequim
Foto: SXC
Massa de modelar
O Construtivismo valoriza o conhecimento prévio do aluno

Saiba mais sobre esse método educacional, no qual o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno:

1808 Pensadores da educação
Conheça séculos de reflexões sobre o ofício de educar

 

Para ler, clique nos itens abaixo:
Quem desenvolveu a ideia
O biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
O que diz
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as ideias.
Onde está o foco
No aluno e em suas operações mentais.
Qual é o papel do professor
Observar o aluno, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.
Como se aprende
Experimentando, vivenciando.
Como se introduz um novo conceito
Para falar em multiplicação, por exemplo, o professor pode apresentar uma seqüência de somas, até que o aluno chegue ao conceito da multiplicação. Nada de decorar tabuada. Ou, para apresentar formas geométricas, o professor dará aos alunos vários materiais, eles farão desenhos e observarão figuras até perceberem o círculo, o quadrado, o triângulo, etc.
Quais são os reflexos na sala de aula
Há menos interferência do professor, que respeita as fases do aluno e procura corresponder aos seus interesses. As salas têm mais objetos para manusear, mais material, como blocos lógicos, figuras, etc. As correções não acontecem de modo imediato, pois os erros são considerados parte do processo de aprendizagem.
Que tipo de indivíduo espera-se formar
Pessoas com autonomia. Gente que interage com o meio, que tem idéias próprias e é capaz de criar, com uma visão particular do mundo.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada