Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

BOLSA DE ESTUDOS

Opções de financiamento

Cinco alternativas para quem não pode arcar com as despesas de um curso superior


01/11/2007 20:08
Texto Deborah Trevizan
Nova-Escola
Foto: Lia Lubambo
Agência da CEF
A Caixa Econômica Federal cobra juros baixos para o financiamento do curso superior

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), oferecido pelo governo por meio da Caixa Econômica Federal, cobra 3,5% de juros ao ano de estudantes de Licenciatura e Pedagogia - além dos de tecnologia -, contra 6,5% dos demais. O Senado aprovou, em outubro, projeto de lei que permite financiar 100% das mensalidades - anteriormente o índice era de 50%. A amortização inicia durante o curso, com parcelas trimestrais de juros de no máximo 50 reais. O valor principal começa a ser quitado após a conclusão. São permitidas a amortização parcial ou a liquidação antecipada do saldo devedor.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, concede bolsas de estudos de 25 a 100% a estudantes de baixa renda. Só pode se candidatar quem se formou na rede pública, participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e obteve a nota mínima de 45 pontos. Não são consideradas as notas obtidas em exames anteriores. Os que alcançam as melhores notas têm maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão. Em abril de 2008, o ProUni foi articulado ao Fies. Agora, o estudante que consegue bolsa parcial pelo ProUni pode financiar o valor restante pelo fundo.

Bolsa de estudos

Benefício oferecido pelas próprias instituições de ensino. As regras variam de uma faculdade para outra. Em algumas, o pagamento ocorre durante o curso e em outras apenas após o término.

Bolsa filantrópica

Auxílio disponibilizado por universidades comunitárias e religiosas sem a necessidade de devolução. As regras para a concessão também são definidas pelas instituições.

Financiamento

Linha de crédito oferecida pela empresa Ideal Invest dentro do Programa Pravaler, para custear 50% da mensalidade de alunos matriculados em instituições conveniadas. O pagamento, mensal, pode ser feito em até o dobro de tempo do curso e começa quando o empréstimo é efetivado. 


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada