Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

FILMES

Mentes que Brilham

Como você criaria um filho cuja capacidade mental é extraordinária?


03/02/2012 17:37
Texto Maria Clara Sousa
Educar
Foto: Divulgação
Mentes que Brilham
Dede Tate (Jodie Foster) só deseja uma vida normal ao seu filho Fred (Adam Hann-Byrd)

FILME: Mentes que Brilham (Little Man Tate, 1991, EUA, direção: Jodie Foster, 99 min., drama, classificação indicativa: 14 anos)


A HISTÓRIA: Uma mãe vive o dilema de criar um filho cuja capacidade mental é extraordinária. Ela quer que o garoto, de apenas sete anos, tenha uma vida normal. Mas para isso, suas atitudes devem limitar a genialidade da criança. A mulher, de origem simples, tem medo de que seu filho seja visto como uma aberração, devido aos seus talentos precoces com a matemática e as artes. Por sua vez, o menino entende que é uma pessoa diferente das demais e não quer abrir mão de usar a inteligência.


POR QUE ASSISTIR: Já dizia Esopo (escritor da Grécia antiga) na fábula da Águia e da Coruja, que, para os pais, os filhos são maravilhosos, inteligentíssimos e supertalentosos. "Normalmente isso ocorre só aos olhos dos progenitores, mas às vezes é verdade mesmo - é o caso dos chamados superdotados", diz Roque. Neste filme, o professor recomenda observar os problemas que podem surgir se as crianças forem tratadas como adultos, esquecendo que, além do desenvolvimento intelectual, elas ainda precisam desenvolver-se física e emocionalmente. Nos dias de hoje, em que ser celebridade é mais importante que ser sábio, ele ressalta que há um desejo muito grande dos pais para descobrir um talento nos filhos e os tornarem uma fonte de recursos e destaque na mídia. "Isto é saudável para as crianças e adolescentes?", provoca.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada