Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

VESTIBULAR

Novas técnicas de orientação vocacional

Existem programas mais modernos de aconselhamento profissional, mas eles não livram ninguém de fazer sua parte: informar-se e desenvolver visão de longo prazo


Veja

22/05/2009 18:26

Texto
Camila Antunes

Foto:
diploma

Optar pela carreira profissional não é uma decisão facil e merece emprenho

----- PAGINA 01 -----

Os estudantes que prestarão o exame vestibular começam e terminam o ano com um enorme desafio: optar por uma carreira. Na prática, tal decisão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades e a qualidade de vida que se pretende ter. "Essa é uma fase difícil, que exige empenho", diz o pedagogo Silvio Bock.
Um detalhe: mais da metade dos profissionais, 54%, atuam em áreas diferentes daquelas nas quais se formaram. A conclusão é do centro de pesquisa Observatório Universitário, com base em dados do IBGE das oito carreiras mais procuradas no vestibular.
O pedagogo Silvio Bock recomenda que os jovens comecem a investigação conversando com profissionais das áreas que lhes interessam. Uma segunda providência é visitar as faculdades e se informar sobre os cursos oferecidos.

Os três jovens entrevistados para esta reportagem tiveram muitas dúvidas ao passar por essa fase e, às vésperas do vestibular, buscaram apoio profissional. Cada um se submeteu a um tipo de orientação. A seguir, eles comentam sobre suas experiências.

Leia mais:
TESTE
Dúvidas com a escolha da profissão? Responda ao teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional, e descubra sua área de maior interesse

Desafios nos estudos para o vestibular
Dicas para se dar bem no vestibular
Como são corrigidas as provas do vestibular?
Organize-se! Roteiro de estudos para o vestibular
Vidas Secas
Grande Sertão: Veredas
Morte e Vida Severina
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Dom Casmurro
Memórias de um Sargento de Milícias
Libertinagem
Macunaíma - O Herói sem Nenhum Caráter


Para ler, clique nos itens abaixo:
Teste de maturidade
 : O que é: um método aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em 2003. O teste tem 45 afirmações (exemplo: Sempre me preocupo com o que os outros pensam), e o paciente deve assinalar qual é o grau de concordância com a frase, numa escala entre 1 e 5. A partir do resultado, o psicólogo conduz sua orientação, para que o jovem tome uma decisão ponderada.

Quanto tempo leva a orientação: de dois a três meses.

Qual é o custo da orientação: cerca de 400 reais.

Onde procurar os psicólogos que aplicam o teste de maturidade: no cadastro da Associação Brasileira de Orientação Profissional.

Quem fez o teste de maturidade: Camila Strapetti, de 17 anos. Ela gostava de cinco carreiras na área de humanas - direito, jornalismo, relações públicas, propaganda e marketing e relações internacionais -, mas tinha um conhecimento superficial sobre as profissões.

Sua opinião sobre o método: essa foi a primeira vez que Camila encarou sessões de terapia. "No começo, foi difícil aceitar que eu não estava madura para decidir sobre meu futuro. Eu tinha impressões distorcidas sobre as profissões", diz.

Que atividade mais a ajudou na tomada de decisão: as conversas com profissionais em atuação nas áreas pelas quais tinha interesse. "Passei a tarde num escritório de advocacia e acompanhei uma ida ao fórum", diz. Depois dessa experiência, ela conversou com sua psicóloga e descobriu que até os pontos fracos de sua personalidade são úteis no exercício do direito - a sua escolha. "Sou teimosa. Não paro de argumentar enquanto não assimilam meu ponto de vista", diz.
Dinâmica de grupo
 : O que é: são atividades que provocam reflexão sobre a personalidade e as aptidões dos jovens e simulam situações do cotidiano de trabalho. Num dos exercícios, eles têm de propor a abertura de uma empresa.

Quanto tempo leva a orientação: entre dois e quatro meses.

Qual é o custo da orientação: de 400 a 1000 reais em empresas. Ela é gratuita em universidades

Onde procurar esse tipo de auxílio: nas universidades PUC (MG, SP e PR), UFSC, UFRGS, USP, UEMG e UFBA. Em empresas: Nace, Colméia e Career Center (São Paulo), Vocatio (Belo Horizonte) e Projecto (Porto Alegre).

Quem participou de dinâmicas de grupo para decidir a carreira: Carmem Aguiar, de 17 anos. Ela estava na dúvida entre moda e geografia, a formação de seus pais.

Sua opinião sobre o método: "Todas as pessoas do grupo se ajudavam e, ao final, eu senti que a decisão não foi imposta por um orientador", diz.

BBT (sigla em alemão para teste com fotos de profissões)
 : O que é: uma atividade importada da Suíça na qual o psicólogo distribui 96 cartões com imagens de situações de lazer e de trabalho. Deve-se separá-los em três grupos: os que agradam, os que desagradam e aqueles que são indiferentes. Pode ser aplicado em grupo ou individualmente. Também é aprovado pelo Conselho de Psicologia.

Quanto tempo leva a orientação: no mínimo três sessões semanais.

Qual o custo da orientação: cerca de 100 reais por hora, em consultórios particulares. Ela é gratuita em universidades.

Onde procurar os psicólogos que aplicam o teste BBT: nos cadastros da Associação Brasileira de Orientação Profissional e da USP de Ribeirão Preto.

Quem fez o teste BBT: Nicolas Gallbach, de 23 anos. Ele estava na dúvida entre engenharia, arquitetura e administração.

Sua opinião sobre o método: as fotos o estimularam a refletir sobre algumas questões como "Eu gosto de ficar dentro de um escritório?" e "Pretendo ser empresário?". Que atividade mais o ajudou na tomada de decisão: a reflexão com base nas fotos. Nicolas percebeu que gostava mais de trabalhar com dinheiro, um bem palpável, do que de desenvolver projetos e sonhos. Excluiu, pois, as alternativas da engenharia e da arquitetura.

Comunicação - 72%
Engenharia - 67%
Ciências contábeis - 60%
Administração - 54%
Direito - 49%
Letras - 45%
Pedagogia - 44%
Medicina - 25%

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada