Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ENSINO FUNDAMENTAL

Por dentro da Provinha Brasil

Saiba mais sobre a prova que avalia os conhecimentos em leitura e matemática das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental


20/10/2013 17:59
Texto Mariana Queen
Educar
Foto: Stock
Foto: prova
A Provinha Brasil é uma avaliação que identifica possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças

Aos 8 anos, seu filho deve saber ler e escrever com facilidade. Mas como avaliar se ele está aprendendo no ritmo esperado? Para facilitar o diagnóstico da escola - e o entendimento dos pais -, o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), criou a Provinha Brasil. 



A Provinha Brasil é uma avaliação que identifica possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças matriculadas no 2º do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Até 2011, na avaliação, apenas a Provinha de Leitura era aplicada. No mesmo ano, porém, foi incluida uma prova específica para o conteúdo de matemática.

Desde então ambas as disciplinas são avaliadas duas vezes ao ano - uma no início e outra no final do período letivo − para possibilitar a avaliação de forma cíclica e o desenvolvimento de ações corretivas para garantir um melhor aprendizado.

A aplicação da Provinha Brasil, porém, não é obrigatória, e sim é uma opção de cada escola. A data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.

Em 2013, a novidade é que, por conta das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil 2013/1, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada.

Saiba mais sobre a avaliação.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Por que é importante que a escola do seu filho realize a Provinha Brasil?
A Provinha Brasil é importante porque ela pode garantir o melhor desempenho educacional do seu filho. Afinal, a intenção da avaliação é diagnosticar a deficiência em conteúdos de português e matemática que eles já deveriam dominar no segundo ano do Ensino Fundamental. Atualmente, no começo do ano, a provinha é aplicada para identificar possíveis problemas no letramento das crianças. Ao final, ela serve para avaliar o desenvolvimento dos alunos no período de um ano. A partir do diagnóstico feito pela Provinha, o professor pode traçar estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos seus alunos, segundo a Coordenação do Ensino Fundamental do MEC.
2. Quais os conteúdos das Provinhas de Leitura e de Matemática?
A Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial é a publicação que indica os conteúdos da Provinha de Leitura. A publicação indica que, na prova, são avaliados habilidades do aluno como o reconhecimento de letras e de sílabas, a boa leitura de palavras, a identificação escrita de palavras ditadas ou ilustradas, a leitura de frases, a localização de informações que estejam explícitas nos textos, a identificação da finalidade do texto e o entendimento de sua coesão interna. Já a Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial indica os conteúdos da nova Provinha de Matemática. Nessa prova, o conteúdo avaliado pretende mobilizar ideias, conceitos e estruturas para a construção de significados dos números. Para isso, os alunos terão que ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos, resolver problemas por meio de adição, subtração, multiplicação e divisão e identificar, comparar e relacionar grandezas numéricas.
3. Qual é o objetivo da criação de uma Provinha de Matemática?
A Provinha Brasil de Matemática surgiu a partir de uma necessidade dos próprios professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estudos provaram que o domínio dos fundamentos matemáticos possibilita aos estudantes o desenvolvimento de habilidades que ajudam a entender e a trabalhar outras áreas do conhecimento. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, diz que "ninguém aprende ciências se não souber ler, ninguém entende o espaço se não tiver uma noção matemática". Para atender a essa demanda, o Inep convidou professores de matemática de várias instituições de ensino superior do país para elaborar a matriz de referência e as questões da Provinha. Segundo a Coordenação do Ensino Fundamental do MEC, a Provinha de Matemática terá como foco a resolução de problemas. Isso fortalece a ideia de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras nas quais devem saber construir estratégias de resolução.
4. A Provinha Brasil é direcionada aos alunos da rede pública e particular?
O MEC distribui a Provinha Brasil para alunos das redes públicas de ensino municipal e estadual. Mas, como o conteúdo da Provinha é público e fica disponível no site do MEC, as escolas privadas que desejarem podem baixá-la, reproduzi-la e aplicá-la. Dados do Censo Escolar 2010 mostram que, em 2011, o público-alvo da Provinha foi de 3,3 milhões de crianças matriculadas em 166 mil turmas do segundo ano do Ensino Fundamental de todas as unidades públicas de ensino do país.
5. O que a Provinha Brasil avalia?
O exame identifica o nível de alfabetização dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Aos 8 anos, o aluno deve saber ler, escrever e ter noções de cálculos com facilidade. Na prática, isso significa reconhecer letras, sílabas, o tema principal de um texto, localizar informação explícita em textos, ler frases e palavras, ter noções de adição, subtração e operações simples de lógica matemática. Edna Martins Borges, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, recomenda aos professores não treinarem os alunos para a Provinha, já que o objetivo é diagnosticar possíveis dificuldades de aprendizado.
6. Quando é aplicada?
A Provinha Brasil não tem data fixa. Como a adesão é voluntária, cada rede de ensino define quando aplicará a prova. O Inep orienta apenas que a prova seja aplicada duas vezes ao ano, no início e no fim do ano letivo. O primeiro teste deve ser aplicado preferencialmente até o mês de abril. O segundo, até o fim de novembro. As duas etapas do exame têm resultados comparáveis, o que permite avaliar o progresso dos alunos ao longo de todo o ano letivo.
7. Por que avaliar duas vezes?
A avaliação em duas etapas permite fazer um diagnóstico dos alunos já no início do ano letivo, medir o conhecimento posterior das crianças ao término desse período, monitorar o desenvolvimento de cada aluno e aperfeiçoar práticas pedagógicas efetivas para a alfabetização.
8. Como o educador pode usar os resultados?
Os resultados da Provinha Brasil permitem identificar de forma sistemática as dificuldades dos alunos, além de possibilitar alterações do que ensinar e de como ensinar. Já os gestores podem usar os dados para fazer o planejamento curricular e para definir políticas de formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
9. Em que ano escolar é aplicada a Provinha Brasil?
No segundo ano do Ensino Fundamental. Nessa etapa, o aluno deve saber ler, escrever e fazer operações matemáticas simples com facilidade.
10. Como a prova é aplicada?
As Provinhas de Leitura e Matemática - esta começa a ser aplicada apenas a partir do segundo semestre de 2011 - possuem 20 questões de múltipla escolha cada e são aplicadas pelo professor em sala de aula ou por um coordenador pedagógico definido pela direção da escola.
11. Como a escola tem acesso ao material de aplicação da Provinha Brasil?
É possível baixar a Provinha Brasil pelo site http://provinhabrasil.inep.gov.br. O conteúdo também é distribuído pelo MEC para todas as secretarias de Educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. O correto é que, no início de cada semestre, as escolas recebam um conjunto de publicações, entre elas: folder que conta a trajetória da provinha, os cadernos de prova do aluno, um caderno para o professor aplicador da prova, um guia para os professores corrigirem e avaliarem as provas e também um guia de "Reflexões sobre a prática", direcionado as professores. A intenção é que os cadernos informem aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação.

Vale lembrar que só a partir de 2012 as duas provas da Provinha Brasil, de Leitura e Matemática, serão aplicadas duas vezes ao ano, desde o início do ano letivo. Em sua estreia, a Provinha Brasil de Matemática será aplicada apenas uma vez, no segundo semestre de 2011.
12. Como os pais podem ajudar os filhos na preparação para a Provinha?
O apoio da família do aluno deve ser dado em todos os momentos do aprendizado, e não só no período de realização da Provinha Brasil. Os pais podem ajudar, mas cabe à escola a sistematização do conhecimento. Mas há algumas formas de participação familiar que podem ajudar no desempenho do aluno na escola:

- Participar das reuniões da escola e verificar o caderno da criança diariamente.

- Conversar com a criança sobre os textos que são lidos na escola.

- Falar sobre o cotidiano da escola: o que foi ensinado naquele dia, como são os colegas de sala e o que acontece no recreio são algumas formas de começar.

- Incentivar o estudo. Cada avanço da criança, como a descoberta de uma nova letra, deve ser comemorado.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada