Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Saiba como organizar os estudos na reta final para o Enem

Provas que avaliam o desempenho do estudante do ensino médio e dão acesso a universidades acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro. Confira as dicas dos experts para quem está prestes a encarar o Enem


15/09/2015 16:36
Veja-Sao-Paulo

Falta pouco mais de um mês para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, neste ano, será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Dividido em quatro partes, com 45 questões cada uma e a redação, o exame, além de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, dá acesso direto a algumas universidades federais e conta pontos para processos seletivos de outras instituições (públicas e particulares).

O primeiro dia de prova, os alunos terão quatro horas para responder às questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza (química, física e biologia). Já no segundo, os desafios são de matemática, linguagens e a redação - o tempo previsto é cinco horas e meia.

Na reta final para o exame, os professores afirmam que ainda dá tempo para estudar e que o importante é não se desesperar. "O Enem avalia o ensino médio. O aluno já viu esse conteúdo em algum momento", diz a coordenadora do colégio e do cursinho Objetivo, Vera Lúcia Antunes. "Organização e disciplina são fundamentais para o Enem", afirma Fábio Neves, diretor do Instituto Politécnico de Estudo a Distância. Por isso, VEJA SÃO PAULO separou algumas dicas dos experts para quem está prestes a encarar a prova.

O que fazer a pouco mais de um mês da prova

"O que o aluno pode fazer é dedicar este período às provas do Enem", diz o coordenador do Etapa, Marcelo Carvalho. "É uma maratona, um teste longo, que exige do aluno experiência", completa
- Refaça as provas dos anos de 2013 e 2014 e anote os tópicos que ainda precisa estudar. Ainda dá tempo de aprender novos conceitos.

- Leia revistas e jornais. "Em especial os editoriais. Além de tratarem de assuntos diversos, são bem elaborados e fornecem mais argumentos para um debate em uma redação, por exemplo", diz Vera. Revistas cientificas como a da Fapesp e Pesquisa Rio costumam ser abordadas no Enem. E treine as redações. Escreva duas vezes por semana e peça para os professores revisarem.

- Otimize seu tempo. "Qualidade é melhor do que quantidade", diz Vera. O tempo deve ser bem aproveitado. "O celular é um grande inimigo nesses momentos", completa.

- Tenha uma rotina de exercícios físicos. "Cansou? Percebeu que se distraiu? Faça uma caminhada ou algum outro exercío que esteja habituado. Ajuda a descansar a cabeça e a se concentrar", diz Vera.

O que fazer a uma semana da prova

- Faça duas redações semelhantes às do Enem e marque o tempo. O ideal é escrevê-las em uma hora cada uma.

- Continue lendo revistas e jornais. No entanto não é preciso ficar obcecado: assuntos divulgados nos últimos dias não cairão na prova. "A esta altura, as avaliações já estarão prontas", diz Vera.

- Fazer o que gosta também ajuda: assista a filmes, faça atividades leves, converse com os amigos. Tudo de forma moderada.

- Sessões de alongamento ajudam a aliviar a tensão das costas. E durma.

- Separe já os documentos que serão necessários para o dia da prova. Se puder, evite sair com a carteira de identidade original para não correr o risco de perdê-la.

O que fazer a um dia da prova

- Tire o dia para descansar. Porém, nada de praticar esporte. Não nesse dia. Assim, o estudante não corre o risco de quebrar um braço ou ficar doente por algum motivo.

- Se quiser revisar o conteúdo, faça de forma leve e tranquila.

- Não brigue com namorado (a), família ou amigos. Não é o momento.

- Também não coma nada que fuja do habitual.

- Visite o local da prova: veja as rotas possíveis da sua casa até a escola em caso de imprevistos. Calcule o tempo que você levou para chegar. Caso não esteja na cidade ainda, a internet pode ser uma grande aliada.

- Programe-se para dormir um pouco mais do que nos outros dias. Tome banho e se alimente bem.

Chegou o dia!

- Não esqueça dos documentos na hora de sair para a prova. Certidões de nascimento/casamento ou título de eleitor não serão aceitos. Caso tenha perdido o RG, apresente o Boletim de Ocorrência para que seja feita uma identificação especial, com coleta de dados.

- Chegue cedo ao local da prova.

- Momentos antes do início, se preferir, não mexa nos seus resumos. Ouça música, converse amenidades.
- As provas devem ser feitas de caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente.

- Leia as questões e circule aquelas que não consegue responder para voltar depois. "O estudante tem em média três minutos para cada uma, não desperdice tempo", diz Marcelo. Fique atento porque não dá tempo de refazer toda a prova. "Se a questão for respondida, não volte atrás", diz Vera. "Mudar a alternativa na pressa, normalmente, não é uma boa", completa.

- Pare uns minutinhos para se alongar e respirar mais profundamente.

- Utilize todo o tempo disponível.

- Depois do primeiro dia de prova, relaxe. Estudar, só se for para ler um livro.

* Fontes: Fábio Neves, diretor do Instituto Politécnico de Estudos à Distância, Marcelo Dias Carvalho, coordenador do Curso Etapa, e Vera Lúcia Antunes, coordenadora do colégio e curso Objetivo.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada