Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Biblioteca Básica

Os melhores livros para jovens de 14 anos

por: Equipe do Educar para Crescer

Os livros para jovens do 9º ano do Ensino Fundamental foram indicados por Susana Cardoso Allegretti, professora de Língua Portuguesa do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo.

“O 9º ano é o momento de os alunos começarem a se acostumar com a literatura mais clássica e serem preparados para as leituras que deverão fazer no Ensino Médio e, depois, para o vestibular. Por isso, é importante ter contato com livros de diferentes gêneros (poesia, contos, romance etc.) e de diferentes estilos (com temas políticos, sociais, religiosos, de suspense etc.), escritos por grandes nomes da literatura brasileira.”

1 – O Assassinato de Roger Ackroyd
Autor:
Agatha Christie
Editora: Globo

Esse livro de suspense, considerado uma literatura mais popular, é uma ótima opção para o início do ano. As pessoas não conseguem parar de ler porque querem descobrir logo quem é o assassino. Geralmente, quem lê este, acaba comprando outros, como O Caso dos Dez Negrinhos e O Assassinato no Expresso do Oriente, da mesma autora.

2 – Senhora
Autor:
José de Alencar
Editora: Ática

Nesta importante obra do Romantismo brasileiro, José de Alencar faz uma crítica à sociedade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.  É um romance social que os jovens já conseguem ler, mas pode ser lido em qualquer idade.

3 – A Cartomante, O Espelho e O Alienista
Autor:
Machado de Assis
Editora: Companhia das Letras

Esse é um trabalho de preparação importante para entender o estilo de Machado – como as digressões (flashbacks), que ele usa bastante e que costumam confundir os estudantes. Em A Cartomante, O Espelho e O Alienista, o autor trata de temas essencialmente humanos, como as relações afetivas e sua ambiguidade e o poder das instituições sobre os indivíduos.

4 – A Hora da Estrela
Autor:
Clarice Lispector
Editora: Rocco

Apesar de ter uma linguagem acessível, é bastante profunda e irônica. É importante não se ater apenas à história narrada, mas explorar também a personalidade e o perfil psicológico construído pela autora para cada personagem. A Hora da Estrela é um dos poucos trabalhos da escritora que se atém mais aos fatos do que à subjetividade intimista.

5 – Morte e Vida Severina
Autor:
João Cabral de Melo Neto
Editora: Alfaguara/Objetiva

Este grande poema social narra a história de retirantes nordestinos que vêm a São Paulo tentar a vida, passando por uma série de desilusões. É um poema triste, que deixa a mensagem de que devemos cultivar a esperança.

6 – Os Escravos
Autor:
Castro Alves
Editora: Martin Claret

Esta obra reúne vários poemas do autor, inclusive o mais famoso deles – Navio Negreiro. Na escola, essa poesia social costuma ser trabalhada com o professor de História, ao estudar a escravidão no Brasil. Os poemas contidos nesse livro foram influenciados pelos ideais libertários do francês Victor Hugo. Castro Alves foi um dos precursores da temática negra na literatura brasileira.

7 – A Varanda do Frangipani
Autor:
Mia Couto
Editora: Companhia das Letras

Obra importante para conhecer um pouco de literatura africana. O escritor moçambicano tem um estilo parecido com o de Guimarães Rosa, no entanto, mais fácil de ler.

8 – Princesa
Autor:
Jean P. Sasson
Editora: Best Seller

Best-seller da escritora americana que conta a vida de uma princesa árabe. O que fascina no livro são as diferenças entre as culturas do Oriente e Ocidente. Além disso, surpreende por ser uma história verídica.

9 – Depois Daquela Viagem
Autor:
Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática

Esta história real foi escrita por uma jovem que contraiu AIDS em sua primeira transa. O livro trata de um tema pesado, mas com uma linguagem agradável.

10 – Os Lusíadas
Autor:
Rubem Braga
Editora: Scipione

Este livro de Rubem Braga ajuda a compreender melhor a obra de Camões. A adaptação da obra de Camões, feita pelo brasileiro, é ideal para quem não está familiarizado com o estilo do escritor português.

11 – Capitães de Areia
Autor:
Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras

O livro trata o amor de forma poética e infantil, mas não deixa de encantar também jovens e adultos. Escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, a obra tem como temática principal as injustiças sociais. A história do bando de meninos de rua foi baseada em fatos reais.

12 – Venha Ver o Pôr-do-Sol
Autor:
Lygia Fagundes Telles
Editora: Ática

Lygia é uma grande escritora, seus textos são muito bem escritos e fáceis de entender. Seus contos começam tranquilos e vão aguçando a curiosidade do leitor até chegar ao clímax.

Para ver a lista completa, acesse o hotsite Biblioteca Básica!

Equipe do Educar para Crescer
Por

dia 23 de fevereiro de 2011

O EDUCAR PARA CRESCER é um projeto sem fins lucrativos e apartidário que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira sobre as principais questões da Educação do país.

 
Comentários 






  • 27 de maio de 2011 às 6:06 pm

    Hermes Almeida -

    Realmente ésse é um belo espaço para comentar sobre livros e educação de Jovens e crianças.

    Brasil – Bahia

  • 29 de agosto de 2011 às 10:35 pm

    gabi -

    muito bacanas esses livros !!!!!!!!

  • 10 de agosto de 2012 às 4:09 pm

    Luiz Santos -

    caros editores por favor… no numero 11 por favor corrijam: ao inves de capitaes DE areia o correto e capitaes DA areia. eles nao sao feritos de areia mas “vivem”na araia.

  • 10 de janeiro de 2013 às 2:42 pm

    Pedro -

    Escolha qual quer ler primeiro.
    ;)

  • 28 de fevereiro de 2013 às 5:21 pm

    susane -

    nao gostei dos livros acima eu acho que tinha que ter uns melhores

  • 9 de junho de 2013 às 12:17 pm

    Ana Carolina Menezes Milagres -

    Adoreii!! Me ajudou muito … Escolhi a opção 9 !

  • 4 de outubro de 2013 às 4:53 pm

    re -

    nao gostei dos livros de varia por outrosmelhores

    *-*

  • 23 de janeiro de 2014 às 1:34 pm

    Ana Pereira -

    gostei das indicações pode me mandar sugestões pelo meu email.


roda blog