Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Biblioteca Básica

Os melhores livros para jovens de 15 anos

por: Equipe do Educar para Crescer

Os livros para jovens do 1º ano do Ensino Médio foram indicados por Neusa Sallai, professora de português do Colégio Rio Branco, de São Paulo.

“Nessa faixa etária, o aluno já consegue desenvolver melhor o pensamento abstrato e fazer reflexões que o ajudam a entender melhor o mundo que o cerca, assim como o ser humano, com suas qualidades, defeitos e fraquezas. Por outro lado, ele ainda não consegue escolher as leituras que promovem tais reflexões. Por isso, a orientação de um leitor mais experiente é tão importante nessa fase da vida. Na escola, mesclamos leituras específicas da série com as indicadas para o vestibular, para não sobrecarregar os alunos nos dois anos seguintes. Mas também é essencial que o jovem faça suas leituras em casa, sem cobranças com avaliação. Muitas vezes a leitura despretensiosa é até mais significativa para a formação dele.”

1 – Auto da Barca do Inferno
Autor:
Gil Vicente
Editora: Saraiva

Essa peça teatral, pertencente ao Humanismo português, é uma obra-prima. Os versos, escritos em linguagem coloquial, fazem uma sátira de costumes. Gil Vicente definia sua obra como um “auto de moralidade”.

2 – Os Lusíadas
Autor:
Luís de Camões
Editora: Ática

Essa obra marcou a consolidação da Língua Portuguesa. A Editora Ática fez uma interessante adaptação, que mescla episódios importantes da obra com as respectivas explicações. Para exaltar a grandeza da nação Portuguesa, Camões escolheu o gênero épico, o mesmo utilizado por Homero na Ilíada.

3 – Boca do Inferno
Autor:
Ana Miranda
Editora: Companhia das Letras

Este livro retrata, de forma leve, o contexto histórico-social-literário do Brasil Colônia. Além disso, apresenta dois ícones da literatura barroca brasileira: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

4 – A Mais Bela Noiva de Vila Rica
Autor:
Josué Montello
Editora: Nova Fronteira

Além de o enredo estar ligado ao Arcadismo, movimento estudado no Ensino Médio, a obra traz detalhes da Inconfidência Mineira, com suas intrigantes conspirações. Interessante não apenas para alunos do ensino médio, para todos que se interessam por história.

5 – Iracema
Autor:
José de Alencar
Editora: FTD

É importante porque valoriza nossa terra, nossa gente, nossa língua, com a presença do indianismo na literatura brasileira. Obra fundamental na formação da nacionalidade brasileira. Além disso, reúne diversos recursos linguísticos.

6 – O Cavaleiro Inexistente
Autor:
Italo Calvino
Editora: Companhia das Letras

O livro faz parte da trilogia Nossos Antepassados e é uma sátira às histórias de cavaleiros medievais. É uma obra que sugere inúmeras reflexões para quem está desenvolvendo o gosto pela leitura.

7 – Balzac e a Costureirinha Chinesa
Autor:
Dai Sijie
Editora: Objetiva

A história se passa em meio à Revolução Cultural promovida por Mao Tse Tung, em 1960, na China. Na época, o líder chinês retirou das bibliotecas do país todas as obras ocidentais. Nesse ambiente opressor, os personagens do livro descobrem como a literatura pode influenciar o cotidiano e as escolhas que fazemos durante a vida.

8 – A Madona de Cedro
Autor:
Antonio Callado
Editora: Nova Fronteira

Com uma trama envolvente e enigmática, o livro trata do medo e da culpa, sentimentos que muitas vezes perseguem o ser humano ao cometer um ato impensado.

9 – Terra Papagalli
Autor:
José Roberto Torero
Editora: Objetiva

A inserção da História brasileira na ficção conduz o leitor a uma série de reflexões sobre “verdades” antes incontestáveis. É uma leitura agradável, com diversas passagens cômicas, que proporciona outra visão sobre o nosso processo de colonização/exploração lusitana.

10 – Padre Sérgio
Autor:
Liev Tolstoi
Editora: Cosac Naify

Essa leitura leva o jovem a fazer importantes reflexões morais e religiosas. Entendendo o dilema da personagem principal, ele entende melhor o ser humano.

11 – O caçador de pipas
Autor:
Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira

Essa obra divide com o jovem leitor brasileiro uma cultura muito diferente da sua, além de fazer um retrato histórico do Afeganistão nas últimas décadas. Além disso, é, sem dúvida, uma história inesquecível de amizade, culpa e expiação.

12 – Dois Irmãos
Autor:
Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras

O fio condutor da narrativa é a rivalidade entre dois irmãos de personalidades conflitantes na busca da afirmação da individualidade. É uma obra que investiga as profundezas da alma e das paixões humanas.

Para ver a lista completa, acesse o hotsite Biblioteca Básica!

Equipe do Educar para Crescer
Por

dia 28 de fevereiro de 2011

O EDUCAR PARA CRESCER é um projeto sem fins lucrativos e apartidário que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira sobre as principais questões da Educação do país.

 
Comentários 







roda blog