Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Biblioteca Básica

Os livros preferidos dos intelectuais brasileiros

por: Equipe do Educar para Crescer

Biblioteca temporária apresenta 10.000 sugestões de leitura 

*Por Beatriz Montesanti

Jorge Amado está entre os autores mais escolhidos. Foto: Beatriz Montesanti

O que Ricardo Abramovay, Jô Soares, Fernanda Montenegro e Luiz Paulo Horta têm em comum? Todos consideram Guerra e Paz, de Liev Tolstói um dos melhores livros que já leram. Essa e outras recomendações de leituras dadas por grandes personalidades podem ser conferidas em uma biblioteca diferente, montada no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O projeto é da diretora e cenógrafa Bia Lessa e consiste em uma grande exposição, aberta ao público, que aproveita o contexto de debate sobre sustentabilidade no Rio de Janeiro para ressaltar o importante papel exercido pela sociedade brasileira.

A biblioteca ocupa um dos espaços da exposição do evento Humanidade2012, inserida entre salas e cenários lúdicos. Ali, a linguagem assume toda a sua potencialidade transformadora. Atores, escritores, políticos, filósofos, jornalistas e músicos ocuparam as estantes com suas leituras favoritas.

Tem para todos os gostos: para os acadêmicos, a prateleira de Fernando Henrique Cardoso introduz a vasta obra político-econômica brasileira e internacional, como História Econômica do Brasil, de Caio Prado Júnior e O Capital, de Karl Marx. Ou você pode se deliciar com as escolhas de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, que selecionou boa parte da obra de Jorge Amado. Aliás, o escritor baiano, que comemora seu centenário em 2012, foi um dos mais lembrados, transitando pelas listas dos mais diferentes tipos de leitores.

Ao todo, são 10.000 títulos escolhidos por 120 personalidades. Descobrem-se, entre as obras, os autores que serviram de influência e inspiração para Criolo, Rodrigo Santoro, Marina Silva ou Caetano Veloso. Criolo selecionou títulos como A Era dos Extremos, de Eric Hobsbawm, A nervura do real, de Marilena Chauí e Quincas Borbas, de Machado de Assis. Já entre os preferidos do ator Rodrigo Santoro, encontrava-se Ulysses, de James Joyce, O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse e Grande Sertões: Veredas, de Guimarães Rosa.  A vasta obra de Sigmund Freud enfileirava-se no espaço destinado a Marina Silva e não é de se espantar, encontrar Não, de Augusto de Campos, entre os livros de Caetano Veloso.

A exposição fica aberta até o fim desta semana, sexta-feira, 22 de junho, no Forte de Copacabana. Depois disso, os livros serão doados para uma comunidade do Rio de Janeiro. Para aqueles em busca de uma boa dica de leitura ou que queiram conhecer melhor ídolos nacionais, vale o passeio.

 

Para ver a lista completa dos livros recomendados por cada personalidade, clique aqui.

 

Equipe do Educar para Crescer
Por

dia 20 de junho de 2012

O EDUCAR PARA CRESCER é um projeto sem fins lucrativos e apartidário que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira sobre as principais questões da Educação do país.

 
Comentários 






  • 20 de junho de 2012 às 10:18 pm

    Jair Silva -

    Vi no facebook o compartilhamento de um amigo e tive curiosidade de ir a page que ele indicou, para ver se tinha lido outro livro a mais do que aparece na foto. Para minha surpresa tinha lido alguns deles. Pena que só tomei conhecimento agora. viajo no fim de semana, mas se domingo der vou lá.
    Muito bom.
    Parabéns!

  • 11 de julho de 2012 às 7:51 pm

    Renato Prata -

    Incrível. Para mais dicas, sugiro a nova postagem de Andrea Neves andreaneves.com/site/livros Adoro dicas de livros!

  • 9 de agosto de 2012 às 6:15 am

    Bento -

    Maria Celia Lima Moreira diz:Brasileira, Academica em Direito, Pedadgoga mediadora em cootlifns e, gostaria de participar desta conferencia em Lisboa, inclusive com sugeste3o de pauta e proposta sobre mediae7e3o e Bullings. Como fazer para acessar e efetuar inscrie7e3o? Podem enviar todas as informae7f5es necesse1rias para participar do evento?grataCeliae-mail fones: 55-85-99852197 ou 55-85-88161945

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  • 20 de setembro de 2012 às 1:02 am

    Adrian Hitch -

    wow, a lot of Jew haters on the boards tonite! were your Hitler Youth meetings all cancelled or something? n n


roda blog