Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Boletim da Educação

As metas do novo Plano Nacional de Educação

por: Mariana Queen

Veja como está o Brasil com relação a algumas metas do PNE 2011-2020:

Educação em tempo integral nas redes públicas

Em 2010, apenas 5,7% das matrículas da rede pública eram nessa modalidade de atendimento. Naquele ano, foram registradas 2.440.594 inscrições de tempo integral nas redes municipais e estaduais em todos os níveis de ensino. Fonte: Censo Escolar 2010

Valorização dos professores

O piso salarial do professor brasileiro – valor mínimo a ser pago ao profissional – é R$ 1.024 para 40 horas/aula semanais. Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Fundação Victor Civita (FCV) indica que mais de 70% dos professores são motivados a entrar em sala de aula pelo amor à profissão, mas 69% consideram que a carreira é desvalorizada.

50% das crianças de até 3 anos nas creches

Atualmente, 80% das crianças de 0 a 3 anos estão fora das creches. Vale destacar que a meta de atendimento em creches para 50% das crianças de até 3 anos já era prevista no antigo PNE e não conseguiu ser alcançada até 2011. Fonte: Levantamento da Fundação Abrinq baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009.

Todos os professores com ensino superior

Quase um terço dos professores da Educação básica das redes pública e particular do Brasil não tem formação adequada. Do total de 1,977 milhão de docentes, 636,8 mil – 32,19% – ensinam sem diploma universitário. “A meta de zerar o número de professores sem formação superior pode levar dez anos”, diz João Carlos Teatini, diretor de Educação básica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Fonte:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – estudo de 2009.

Alfabetização de todas as crianças com até 8 anos de idade e erradicação do analfabetismo

A proporção de pessoas que não sabem ler ou escrever no Brasil é maior do que a média registrada na América Latina e no Caribe. Ao todo, 9,6% dos brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos, contra 8,3% do total de moradores da região. No ranking de 2010, o Brasil apresenta a sétima maior taxa de analfabetismo entre os 28 países latinoamericanos e caribenhos. Fonte: Anuário Estatístico de 2010 da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), agência das Nações Unidas (ONU).

Negros e não negros com a mesma escolaridade média

No quesito cor/raça, observa-se que os negros têm menos 1,7 ano de estudo, em média, do que os brancos e representam 13,4% dos analfabetos brasileiros, frente aos 5,9% de analfabetos brancos. Fonte: Análise do PNAD 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2010.

Mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo

A população mais escolarizada, com mais de 11 anos de estudo, representa mais de 40% da população urbana e apenas 12,8% da população rural. A taxa de analfabetismo para pessoas acima de 15 anos é de 7,5% na zona urbana e de 23,5% na zona rural. Cerca de 73% da população do campo não completou o ensino fundamental. Fonte: Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ) – pesquisa divulgada em 2010.

Leia abaixo todas as metas do Plano Nacional de Educação, que, segundo Fernando Haddad, “devem ser divulgadas em locais públicos” para que cada cidadão possa acompanhar – e cobrar – a boa execução do PNE 2011-2020.

Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental.

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária

Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade.

Meta 6: Oferecer Educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.

Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à Educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Meta 11: Duplicar as matrículas da Educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na Educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 13: Elevar a qualidade da Educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de Educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores.

Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da Educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Meta 16: Formar 50% dos professores da Educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Meta 17: Valorizar o magistério público da Educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.

Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em Educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Mariana Queen
Por

dia 14 de janeiro de 2011

Mariana Queen é estagiária do Educar para Crescer, faz jornalismo na USP e, tendo estudado durante toda a vida na rede pública de ensino, defende o direito a uma Educação pública e de qualidade para todos.

 
Comentários 






  • 17 de janeiro de 2011 às 10:37 am

    Tweets that mention Metas Plano Naciona de Educação 2011-2020 -- Topsy.com -

    [...] This post was mentioned on Twitter by Educar para Crescer, Michel Goulart, José Alfredo Viana, Sonia C L Fernandes and others. Sonia C L Fernandes said: RT @TodosEducacao: Metas Plano Naciona de Educação 2011-2020 http://t.co/JjFOTwq via @educarcrescer [...]

    [WORDPRESS HASHCASH] The comment’s server IP (208.74.66.43) doesn’t match the comment’s URL host IP (74.112.128.10) and so is spam.

  • 22 de julho de 2011 às 11:34 pm

    José Alcides -

    para acontecer conforme planos e metas 2011/2020, governo federal,estadual e municipal juntamente com toda a cúpula legislativa busquem melhor suas escolhas para ocupar cargos nas pastas dentro de cada núcleo no ministério de Educação , desde o Ministro até o porteiro de cada escola,sem essa de corporativismo nas nomeações. Quem fiscalizar prestações de contas não façam o mesmo quando as verbas irem pelo ralo. O regime de quotas entre as escolas deveriam ser banidas, vez que todos são brasileiros, pagam seus impostos e votam nesses governantes, deveria haver mais respeito. O que eu posso pensar? Não vejo no Brasil, nenhuma Escola Escrita na faixada ou placa na recepção, esta Escola só para alunos de COR. É precoceito? Ou não sabem o que é racismo? Só gostaria de saber o motivo desse difarce, vale uma explicação.

  • 22 de julho de 2011 às 11:37 pm

    José Alcides -

    Para acontecer conforme planos e metas 2011/2020, governo federal,estadual e municipal juntamente com toda a cúpula legislativa busquem melhor suas escolhas para ocupar cargos nas pastas dentro de cada núcleo no ministério de Educação , desde o Ministro até o porteiro de cada escola,sem essa de corporativismo nas nomeações. Quem fiscalizar prestações de contas não façam o mesmo quando as verbas irem pelo ralo. O regime de quotas entre as escolas deveriam ser banidas, vez que todos são brasileiros, pagam seus impostos e votam nesses governantes, deveria haver mais respeito. O que eu posso pensar? Não vejo no Brasil, nenhuma Escola escrita na faixada ou placa na recepção, esta Escola só para alunos de COR. É precoceito? Ou não sabem o que é racismo? Só gostaria de saber o motivo desse difarce, vale uma explicação

  • 13 de setembro de 2011 às 10:20 am

    kety giovani -

    anexo pme

  • 3 de outubro de 2012 às 9:08 pm

    discount purses -

    Aw, i thought this was an very very good post. In concept I would like to invest writing in this way moreover – taking time and actual effort to manufacture a very good article… but exactly what do I say… I procrastinate alot and no indicates apparently go completed.

  • 9 de outubro de 2012 às 7:25 am

    forex for dummies download -

    I’ve been awaiting examining this method too. Tremendous examine.

  • 18 de outubro de 2012 às 2:47 pm

    Fertighaus -

    I went over this internet site and I think you have a lot of good info, saved to favorites (:.

  • 21 de outubro de 2012 às 11:00 am

    enemy territory -

    I have been surfing on-line more than 3 hours as of late, but I never discovered any attention-grabbing article like yours. It is pretty value sufficient for me. Personally, if all site owners and bloggers made just right content material as you did, the net shall be much more useful than ever before.

  • 22 de outubro de 2012 às 2:50 am

    Timmy Fischels -

    Superb posting having absorbing numbers. You might want to later to the donate matter!?!

  • 24 de outubro de 2012 às 1:32 pm

    Read More -

    you’re in point of fact a just right webmaster. The web site loading speed is incredible. It seems that you’re doing any distinctive trick. In addition, The contents are masterpiece. you’ve performed a great task in this topic!

  • 25 de outubro de 2012 às 7:35 pm

    Juan Esteb -

    Generally I don’t learn post on blogs, but I would like to say that this write-up very pressured me to take a look at and do it! Your writing taste has been amazed me. Thanks, very nice article.

  • 26 de outubro de 2012 às 1:52 am

    Josefine Gallington -

    We would also like to convey that most individuals that find themselves with out health insurance can be students, self-employed and people who are not working. More than half in the uninsured are really under the age of Thirty five. They do not feel they are requiring health insurance since they are young as well as healthy. Their own income is generally spent on houses, food, plus entertainment. A lot of people that do go to work either complete or part-time are not provided insurance by their work so they head out without because of the rising valuation on health insurance in the states. Thanks for the tips you reveal through this site.

  • 28 de outubro de 2012 às 12:50 pm

    used car tips -

    his is the ideal weblog for anybody who desires to learn about this subject. You realize so much its practically hard to argue with you (not that I really would want…HaHa). You definitely place a new spin on a subject matter thats been written about for many years. Wonderful things, just wonderful!

  • 30 de outubro de 2012 às 5:12 am

    electrician in surrey -

    I¡¦m now not certain exactly where you are finding your info, even so great topic. I ought to spend some time discovering out far more or understanding more. Thanks for fantastic details I used to be on the lookout for this data for my mission.

  • 1 de novembro de 2012 às 1:37 am

    Jane Galinoo -

    Spot on with this write-up, I truly assume this web site wants much more consideration. I’ll probably be once more to learn way more, thanks for that info.

  • 4 de novembro de 2012 às 6:24 pm

    forex brokers rating -

    There are generally certainly lots of details prefer that to take into consideration. That is a good point to create up. I provide thoughts earlier mentioned as general inspiration nevertheless clearly you will find questions much like the one you bring up where the most important thing will be working in honest great faith. I don? t recognize if best practices have come about around such things as that, but More than likely that your career is clearly identified as a reasonable game. Both youngsters feel the actual impact of only a moment’s enjoyment, for the rest of his or her lives.

  • 6 de novembro de 2012 às 5:54 am

    buy pva craigslist -

    Sorry for the huge review, but I’m genuinely loving the new Zune, and hope this, as well as the superb reviews some other people have written, will assist you decide if it’s the proper choice for you.

  • 6 de novembro de 2012 às 6:26 pm

    joe francis -

    I was excited to find this page. I want to to thank you for your time just for this wonderful read!! I definitely loved every part of it and i also have you saved as a favorite to look at new stuff in your website.

  • 7 de novembro de 2012 às 7:22 am

    ashburn window treatments -

    I’m very happy to find this web site. I wanted to thank you for ones time for this wonderful read!! I definitely appreciated every bit of it and i also have you book marked to see new information in your web site.

  • 7 de novembro de 2012 às 8:42 am

    Woodbridge window treatments -

    I was extremely pleased to uncover this page. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely really liked every bit of it and i also have you bookmarked to check out new things in your blog.

  • 7 de novembro de 2012 às 9:10 am

    Bristow Shutters -

    I was extremely pleased to find this web site. I need to to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely really liked every little bit of it and i also have you book marked to look at new stuff on your website.

  • 7 de novembro de 2012 às 10:34 am

    kliknij -

    wonderful post. Ne’er knew this, regards for letting me know.

  • 7 de novembro de 2012 às 6:40 pm

    viagra coupons -

    I was extremely pleased to find this website. I need to to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely enjoyed every bit of it and I have you saved to fav to look at new stuff in your web site.

  • 10 de novembro de 2012 às 10:18 am

    sushi costume -

    A motivating discussion is worth comment. There’s no doubt that that you need to publish more about this subject, it may not be a taboo subject but generally people don’t discuss such topics. To the next! Cheers!!

  • 10 de novembro de 2012 às 2:24 pm

    www.creditcardcounsel.com -

    Awseome article, I am a big believer in writing comments on sites to let the blog writers know that they’ve added something useful to the world wide web!

  • 14 de novembro de 2012 às 6:09 am

    hogan scarpe -

    Dzvdodczv Rhtjw hogan rebel Zsovdqjoy Tytubf http://hogan-rebel-2012.moonfruit.com/

  • 15 de novembro de 2012 às 8:55 pm

    LEARN MORE -

    Please forgive my English.I wanted to compose a quick message in order to say thanks to you for all of the splendid information you are posting at this site. My rather long internet research has at the end been recognized with good quality suggestions to write about with my close friends. I ‘d tell you that we visitors actually are quite fortunate to live in a decent network with very many wonderful professionals with valuable points. I feel really privileged to have used your site and look forward to really more excellent minutes reading here. Thanks a lot once more for everything.

  • 16 de novembro de 2012 às 5:42 am

    Marc Qunnarath -

    Generally, people who endure the problem of sweaty palms also are afflicted with the problem associated with sweaty ft. There are several other challenges that will also come in your way when the sweat in your feet is too much.

  • 21 de novembro de 2012 às 2:48 pm

    App for restaurant -

    I¡¦m not sure where you are getting your information, but good topic. I must spend a while studying more or figuring out more. Thanks for magnificent information I was on the lookout for this information for my mission.

  • 30 de março de 2013 às 9:48 am

    The Minecraft Cracked 1.5.1 PvP Server Community -

    What’s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively useful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & assist other customers like its aided me. Great job.

  • 17 de maio de 2013 às 9:32 pm

    what is the best shower filter to remove chlorine? -

    This is really fascinating, You are an overly professional blogger. I’ve joined your rss feed and sit up for looking for more of your wonderful post. Additionally, I have shared your web site in my social networks!


roda blog