Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Boletim da Educação

Nova Lei obriga matrícula de crianças a partir de 4 anos na pré-escola

por: Equipe do Educar para Crescer

Estados e municípios têm até 2016 para garantir o acesso a vagas

Antes, a educação obrigatória iniciava no Ensino Fundamental. Agora, o Ensino Infantil passa a ser obrigatório.

*por Isadora Bertolini 

 

A matrícula de crianças com 4 anos de idade no Ensino Infantil passou a ser obrigatória aos pais. É o que determina a nova Lei de Diretrizes e Bases, publicada no Diário Oficial do dia 5 de abril. Antes da Lei Federal 12.796, o acesso ao Ensino Básico gratuito era garantido pela Constituição para crianças dos 4 aos 17 anos de idade, porém os pais só eram obrigados a matricular seus filhos a partir dos 6 anos, no Ensino Fundamental.

A medida, que reconhece a importância da Educação Infantil, regulamenta a pré-escola. Agora, essa etapa deve ter uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas por no mínimo 200 dias letivos, assim como já era previsto para o Ensino Fundamental e Médio. O controle de presença na pré-escola é de, no mínimo, 60%, e o atendimento deve ser de quatro horas por dia, para turno parcial, e de sete horas para o integral.

Na análise da advogada Ester Rizzi, da organização Ação Educativa, a nova Lei demandará grande esforços do estados e municípios: “Será necessário a construção de novas escolas, mais concursos públicos e a ampliação do ensino na rede pública”. Outro aspecto ressaltado pela advogada é o artigo 31 da lei, que, além de regulamentar a carga horária e frequência no ensino infantil, exige a “expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem”. “Esse item encaminha o Ensino Infantil para a escolarização, o que pode ser preocupante”, diz Ester. “As atividades escolares nesse período devem ser voltadas para o brincar, para a convivência entre as crianças, e não para a absorção e avaliação de conteúdos”.

A nova lei, ainda assim, parece ter agradado os defensores da Educação Infantil. “A partir dos três ou quatro anos, de uma maneira geral, as crianças podem se beneficiar mais com as experiências enriquecedoras oferecidas na escola do que exclusivamente as oferecidas em casa”, diz Maria Celia Montagna de Assumpção, psicopedagoga e autora do material da Educação Infantil do Sistema Anglo de Ensino. A mudança coloca o Brasil entre os países com maior período de obrigatoriedade escolar, mas não inclui o período de creches, de 0 a 3 anos. “O fato da creche ser facultativa para os pais não tira a responsabilidade do Estado de fornecer vagas”, aponta Ester. “Em São Paulo, a taxa de frequência líquida em pré-escolas é de 89,6%, e de creches, 26,5%. A meta do Plano de Educação de 2001, para as creches, era alcançar 50% em 2011”, explica. Veja tudo sobre como conseguir vagas em creches aqui.


Mais mudanças


Além da regulamentação do Ensino Infantil, a Lei Federal 12.796 traz a inclusão de “consideração com a diversidade étnico-racial” entre os princípios da base de ensino. Também garante incentivos de acesso e permanência em cursos de formação de docentes que atuarão na escola básica pública. A lei ainda chama a atenção para os alunos anteriormente chamados “com necessidades especiais”, agora classificados como “educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”, garantindo-lhes a ampliação do atendimento educacional especializado e gratuito.

Equipe do Educar para Crescer
Por

dia 15 de abril de 2013

O EDUCAR PARA CRESCER é um projeto sem fins lucrativos e apartidário que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira sobre as principais questões da Educação do país.

 
Comentários 






  • 16 de abril de 2013 às 7:04 pm

    flaivete santos -

    O faz o poder público entender que que uma sala de nivel IV com 25 crianças e pelo fato de não ter uma criança com deficiencia, a professora deve ficar sem apoio pedagógico?.Sabemos que educação de qualidade se faz com vários apoios, tanto do coordenador pedagógico,famìlia e tambèm se faz necessàrio um auxiliar em sala de aula, que lei tira esse direito e diz que o professor deve estar sozinho nesse processo tão complexo que é o letramento dessas crianças na educação infantil???

  • 17 de abril de 2013 às 1:24 pm

    Mathias -

    Qual o papel da escola ? Essa pergunta deveria estar em foco na edição destas leis, paternalistas. Verdadeira experiências com as crianças.
    Como a Escola irá complementar a ação da família, como irá fortalecer os vínculos familiares, se cada vez mais as políticas públicas, na tentativa de fomentar a promoção social, tem, ao contrário, gerado dependência do indivíduo com relação à ação Estatal ?
    Como a família irá contribuir com a formação do indivíduo se o Estado tem priorizado políticas (paternalistas, criticam alguns) que basicamente criam os indivíduos, assumindo o papel familiar ?

    E aqui surge a maior contradição destas políticas: O Estado tem se mostrado incapaz de atender as necessidades básicas da sociedade. Em termos de educação faltam vagas em creches para a atual demanda. Em instituições escolares de ensino obrigatório faltam recursos, estrutura física precária, professores mal remunerados, enfim, faltam condições para prover um ensino de qualidade para a atual demanda. E mesmo assim, editam leis na esperança de que seus pressupostos se cumpram milagrosamente, como se as condições para executá-las surgissem de forma tão fácil quanto foi colocá-las no papel.

    http://www.vozesdoverbo.blogspot.com.br/2013/04/a-funcao-da-escola-diante-da-educacao.html#more

  • 29 de abril de 2013 às 9:18 pm

    silmara -

    uma professora bipolar pode trabalhar no CMEI COM crianças de maternal? segundo ela,porém parece uma pessoa q tem distúrbio mental…

  • 27 de julho de 2013 às 11:02 am

    andreia -

    gostaria de um esclarecimento: a criança tem q ter 6 anos completos para ingressar no 1 ano, ou tem um periodo facultativo??? por exemplo: se a criança completar 6 anos em julho de 2014, ela poderá frequentar o 1º ano, neste referido ano??? aguardo!!

  • 7 de agosto de 2013 às 8:12 pm

    Nilze -

    A criança acho eu que só poderá entrar no primeiro ano se fizer aniversário até 30 de março, como manda a lei que esta em vigor qnto as datas de matrícula. Me corrijam se eu estiver errada.

  • 24 de setembro de 2013 às 5:57 pm

    yasmin -

    Meu filho fará 2 anos dia 4 de abril e a creche não aceitará ele por cauSá desta lei oq devo fazer
    Ouvi dizer q a lei abre essecoes em casos como estes

  • 1 de outubro de 2013 às 4:10 pm

    Silvia -

    Mas moro em Monte Alegre de Minas e as escolas aqui não vai pegar criança com 4 ano,só vai pegar se a criança for fazer cinco até em junho mas e as outra que fazem em agosto em diante?não esta no programa?

  • 8 de outubro de 2013 às 8:39 pm

    Rosangela -

    Boa Noite, tenho uma filha com Sindrome de down, o diagnóstico foi dado na gravidez, por meio de um exame cariótipo. A escola está me exigindo um cariótipo no nome da minha filha, pois como eu estava grávida o exame está no meu nome, disse que ´só o laudo médico do pediatra não serve, e mesmo ela já estando estudando a 2 anos na escola, que perderei a vaga se não levar este exame. Isto está certo? Por favor, me responda pois tenho que providenciar esse exame e acho que não vai dar tempo pois a matrícula encerrasse dia 25/10

  • 11 de outubro de 2013 às 5:42 pm

    Ana Sara -

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte minha filha completou 3 anos agora em setembro, fui a uma escola daqui da minha cidade e alegaram que não poderia colocá-la pois ela teria de ter 4 anos completo, ou seja, ela vai completar 4 anos em setembro de 2014, não posso então fazer a matrícula dela só por isso? Gostaria muito que vocês respondessem a essa minha dúvida, muito obrigada desde já.

  • 23 de outubro de 2013 às 4:05 pm

    FERNANDA CORREA SOLDATELLI -

    .

  • 5 de novembro de 2013 às 3:32 pm

    alesxandro -

    minha irma vai faser 4anos 28 de abril ela vai podera ser matriculada maro em araguari mg

  • 20 de novembro de 2013 às 9:30 am

    kelly -

    minha filha vai faser 4 anos dia 26/12/13 e gostaria de coloca-la na escola como posso faser pra conseguir uma vaga eles falam q nao tem mais

  • 3 de dezembro de 2013 às 1:21 pm

    Antonio -

    entendo que e para as criança APARTIR de 4 Anos não vai adiantar forçar e apartir dos 4 anos.. se tem 3 Anos e para os de 4 anos entendo bem ainda que tem 3 anos tem 3 anos e 4 anos..

  • 4 de dezembro de 2013 às 11:06 am

    karen lorena -

    OLA! TENHO UMA DUVIDA EM RELAÇÃO AO MÊS DE ANIVERSÁRIO, SEGUINTE CONVERSEI COM A DIRETORA DA CRECHE MUNICIPAL DE ONDE MORO E PERGUNTEI-LHE SE MEU FILHO JÁ PODERIA SER MATRICULADO ANO QUE VEM NA CRECHE, POIS O MESMO SÓ FARÁ 4 ANOS DIA 19 DE JUNHO DO ANO QUE VEM? E ELA RESPONDEU-ME QUE ELE PODERIA SER MATRICULADO SE FIZESSE ATE DIA 31 DE MARÇO, PERGUNTEI POR QUE? E ELA DISSE É POR QUE TA NA LEI! GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE ISSO, POIS, ACHO QUE ESSE ATRASO TODO PODE PREJUDICAR MEU FILHO NA EDUCAÇÃO NO FUTURO! GRATA AGUARDO RESPOSTA POR FAVOR.

  • 21 de dezembro de 2013 às 1:15 pm

    mariaeduarda -

    tete linda teamo

  • 21 de dezembro de 2013 às 1:15 pm

    mariaeduarda -

    tete linda teamo

  • 23 de dezembro de 2013 às 9:17 pm

    Caroline -

    Boa noite gostaria de saber meu filho faz 4 anos dia 30 de Abril,a diretora da escola disse que ele tem que ficar no maternal 2,por causa da lei e ne outras escolas ele vai pro infantil! AGUARDO A RESPOSTA !

  • 23 de dezembro de 2013 às 9:31 pm

    Caroline -

    Boa noite gostaria de saber meu filho faz 4 anos dia 30 de Abril DE 2014,a diretora da escola disse que ele tem que ficar no maternal 2,por causa da lei e ne outras escolas ele vai pro infantil! AGUARDO A RESPOSTA !

  • 9 de janeiro de 2014 às 9:45 am

    Hetel Almeida -

    Gostaria de saber se uma criança com síndrome de dawn é obrigatório os pais matricularem na escola com 4 anos de idade?

  • 16 de janeiro de 2014 às 12:51 pm

    ivone c oliveira -

    tenho duvida minha filha faz 4 anos 4 de abril nao consegui matricula na pre escola me mandaram pra creche o que fazer

  • 23 de janeiro de 2014 às 12:04 am

    Roberta -

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte minha filha completou 3 anos agora em setembro, fui a uma escola daqui da minha cidade e alegaram que não poderia colocá-la pois ela teria de ter 4 anos completo, ou seja, ela vai completar 4 anos em setembro de 2014, não posso então fazer a matrícula dela só por isso? Gostaria muito que vocês respondessem a essa minha dúvida, muito obrigada desde já.

  • 27 de janeiro de 2014 às 8:37 pm

    Aurilene benedito dos Santos Tavares -

    como resolver a super lotação das salas de creche de 2 e 3 anos com até 25 crianças e com apenas 1 professora

  • 31 de janeiro de 2014 às 11:29 am

    ROSILENE -

    A PRÉ-ESCOLA TEM QUE TER QUANTOS PERIODOS?NA MINHA CIDADE SO TEM 2 POR ISSO ESSE ANO MINHA FILHA NÃO ENTRA NA ESCOLA DEVIDO ELA FAZER ANIVERSARIO EM MAIO COMPLETANDO OS 4 ANOS.

  • 31 de janeiro de 2014 às 11:32 am

    Mariane -

    Olá…Minha filha faz 4 anos dia 28 de maio…devo matricular ela esse ano de 2014 ou apenas no de 2015? me ajudem!

  • 4 de fevereiro de 2014 às 11:41 am

    GABRIELA -

    OLÁ, BOA TARDE !!! MINHA FILHA COMPLETA 04 ANOS EM ABRIL DE 2014, E NÃO CONSEGUI FAZER A MATRÍCULA PARA PRÉ ESCOLA, ME INFORMARAM QUE ELA SÓ PODERÁ ESTUDAR EM 2015, PORQUE ESTÁ FORA DO CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS!!! ENTÃO ELA PERDE 1 ANO EM CASA? OU ELA TEM DIREITO A VAGA ???

  • 5 de fevereiro de 2014 às 5:14 pm

    carlos -

    minha filha completa 4 anos dia 30 março e nao pude matricular na rede públicade educação infantil. qual a lei que ampara para que ela possa ser matriculada na rede pública???

  • 5 de fevereiro de 2014 às 7:51 pm

    carlos -

    minha filha completa 4 anos dia 30 abril e nao pude matricular na rede públicade educação infantil. qual a lei que ampara para que ela possa ser matriculada na rede pública???

  • 20 de fevereiro de 2014 às 11:04 pm

    Vanessa -

    Boa Noite!
    Gostaria de saber dessa lei de 1996 parece que feita por Sérgio Cabral aonde diz que a criança pode estar com 5 anos na alfabetização, desde que a criança complete 6 anos durante o ano. Meu filho faz 4 anos no dia 1 de maio e meu filho ainda esta no maternal 2, sendo que pelo pouco que entendo ele deveria estar no jardim 1 por essa lei, a outra lei diz que ele deveria fazer aniversário até o final d março para estar no jardim 1. Não sei o que faço só não quero meu filho atrasado na escola

  • 24 de fevereiro de 2014 às 10:25 am

    kesia -

    ola, esse ano matriculei meu filho,que faz quatro anos dia 5 de junho, e para minha surpresa ele foi matriculado no jardim, conversei com a diretora do colegio, ela disse q ele tah na sala certa, mas o meu sobrinho que tem exatamente a mesma idade de meu filho foi matriculado no primeiro periodo. gostaria de saber entao, qual é a data certa que estipula a serie da criança. Desde já agradeço.

  • 24 de fevereiro de 2014 às 11:45 pm

    Katia Velter -

    Boa noite

    Minha filha fez 4 anos completos dia 10/09/2013, pela nova lei ela deveria estar matriculada na escola para este ano letivo .
    Quando abriram as vagas para novos alunos foi para a corrida da tal vaga para nova lei, expliquei a situaçao em duas escolas daqui de Curitiba proxima a onde moro, minha filha tem Diabetes Mellitos tipo 1, diagnosticada no ano 2012, ela toma insulina injetavel fora outros cuidados, a secretarias das duas escolas me informaram em primeira mao nao ter vagas mais , que ela estaria indo para uma tal lista de espera, entao perguntei se eles tinham como cuidar dela em situaçoes de risco da doença como Hipoglecemia (caida brusca da diabetes abaixo de 60mg/dl), a mesma me informou que se saisse a vaga eles nao podem deixar de pega-la na escola , porem, nao tem estrutura e gente capacitada para lidar com o problema dela.
    Isso foi passado a mim.
    A tarde minha vizinha foi na escola matricular seu filho com a mesma idade da minha e saiu ja com a matricula, lista de materiais.
    E ai o que devo fazer???

  • 11 de março de 2014 às 2:34 pm

    brenda amaral -

    e mais facil ver que as criancas estao aprendendo mais cedo

  • 11 de março de 2014 às 5:56 pm

    Marcelle -

    Boa tarde! Minha filha fará 5 anos em 14/04 desse ano. Atualmente moramos no interior de São Paulo e ela cursa o Pré I, pois aqui a data de corte é 30/06. Acontece que em abril me mudarei para Amambai, no Mato Grosso do Sul. Me informei, e lá a data de corte é 31/03, sendo assim miha filha teria que retroceder, sendo que a mesma tem ótima avaliação e está bem avançada para a idade. Isso vai prejudicá-la atrasando o seu desenvolvimento. Gostaria de saber que ação devo tomar, se há algo que possa fazer para que ela seja matriculada no Pré II, indo ano que vem para o Ensino Fundamental.
    Poderia, por favor, me orientar quanto a isso.

  • 13 de março de 2014 às 1:30 am

    viviane -

    Meu filho tem 4 anos e faz 5 no dia 22de maio e colocaram ele no pré I, ele nao teria que estar no pré II. Entraria para alfabetizaçao (1ano) com 6 anos…não estou certa? Por favor me ajudem a entender

  • 17 de março de 2014 às 12:04 pm

    william -

    olá,moro na regiao dos lagos do rio de janeiro.Minha filha faz 5 anos dia 10 de maio,colocaram ela no Pre3 ,alegaram que se ela fizesse aniversário ate em março poderiam colocá-la no Pré alfa.
    Só que me informaram que existe uma lei federal que permite esse adiantamento.Alguém sabe mas sobre a respeito?

  • 18 de março de 2014 às 2:36 pm

    sandra souza de almeida santos -

    Minha filha tá na espera da vaga desde 30/11/2012 e ate agora nada, ela vai completa 5 anos dia 17/07/2014. Gostaria de uma resposta, se é obrigatório a criança aparti dos 4 anos na escola, então porque tanta demora de chama as crianças nessa idade !!! Por favor gostaria de uma resposta !!!

  • 28 de março de 2014 às 10:53 pm

    leide -

    Meu bairro não tem escola
    para meu filho de 4 anos e escola proxima não tem transporte a quem recorrer?

  • 10 de abril de 2014 às 3:35 pm

    Maria Aparecida da Silva -

    Boa tarde! gostaria de saber qual a Lei que ampara o aluno, que fez o 1º ano primário, e não consta a média final no histórico escolar, só consta aprovado.

  • 15 de abril de 2014 às 9:49 pm

    veronica maria veras viana -

    Gostaria de saber sobre a idade certa do aluno,ou seja sobre a ResoluçãoNº6,de outubro de 2010,como fica ela depois te tudo,ou sejana obrigatoriedade dos alunos se matricularem com 04 ano.

  • 22 de abril de 2014 às 7:51 pm

    cleidiane gomes matos -

    NEM TODAS AS ESCOLAS E LEIS CUMPRE COM A ORDEM NESTE PAIS. MINHA FILHA TEM 4 ANOS DE IDADE E DIZEM QUE NÃO TEM VAGA PARA ELA MAS PARA FILHO DE PROFESSOR TEM E UMA VERGONHA. MORO EM CARIACICA- ES

  • 24 de abril de 2014 às 9:13 am

    Rosemere Andrade -

    Meu filho tem 3 anos e 6 meses,estuda em uma escola particular que a mensalidade custo R$320.00,na sala dele tem 13 crianças(infantil II) e só 1 professora,está correto por Lei.Obrigada!

  • 24 de abril de 2014 às 3:00 pm

    Maria da Penha -

    Legal

  • 27 de maio de 2014 às 7:25 pm

    jully -

    meu filho vai completar 4 anos em setembro de 2015,tenho que fazer a matricula dele quando?
    ele entra na escola com 3 anos e 5 meses?ou pode entrar com 4 anos e 5 meses?
    obrigada desde já.

  • 6 de junho de 2014 às 8:04 pm

    ELISNAIDE -

    OI MINHA FILHA TEM 3 ANOS E VAI FAZER 4 NO DIA 17 DE 10 DE 2014. ELA ESTA NO MATERNAL E DEPOIS VAI PARA O ESTAGIO 1. SÓ QUE NA MESMA ESCOLA TEM UMA MENINA QUE TEM 3 ANOS E FAZ 4 EM AGOSTO E JÁ ESTA NO ESTAGIO 1 QUE JA É ESCOLAR OBRIGATORIO. GOSTARIA DE SABER SE MINHA FILHA DEVERIA ESTAR TAMBEM NO ESTAGIO 1 OU NO NO MATERNAL. MINHA ESCOLA É EM GUARULHOS SP. E TAMBEM SE FOR ESCOLA PARTICULAR MUDA ALGUMA COISA PARA ELA? NA PARTICULAR ELA PODE AINDA ESSE ANO ENTRA NO ESTAGIO 1. DESDE JA AGRADEÇO

  • 9 de junho de 2014 às 8:46 pm

    sandra -

    fui matricular minha filha na escola municipal de guarulhos, e a coordenadora me pediu uma copia do cariotipo e laudos medicos, gostaria de saber é normal ? minha filha tem 4 anos e 10 m

  • 12 de junho de 2014 às 12:12 am

    Roberta -

    Boa noite! ontem fui na secretaria de Carapicuiba pq minha filha vai fazer 5 anos em 16 julho e esta no pre ela esta em uma turma q as crianças estão completando ainda 4 anos quer dizer tem crianças de 3 anos na sala dela como posso resolver isso ela reclama muito, me diz mamãe na minha sala tem muitos bebé, e a tia da pintura,e agora q começou fazer lição maisisso ñ esta certo onde posso pedir ajuda!

  • 17 de junho de 2014 às 5:59 pm

    fernanda -

    meu filho tem cinco anos nessa idade ele pode cursar o primeiro ano

    MEU FILHO TEM CINCO ANOS NESSA IDADE ELE PODE CURSAR O PRIMEIRO ANO

  • 25 de junho de 2014 às 3:25 pm

    lilian mota soares -

    Estou desesperada perdi varias propostas de emprego pois n chamam meu filho,para a pre escola ele ja tem 4 anos e 4 meses.e nda … preciso de vagaa urgente para o ano que vem ..obrigado.

  • 2 de julho de 2014 às 9:49 am

    natasha -

    oi a minha filha tem 5 anos e nao fiz a matricula dela no começo do ano por motivo de mudança tem algum problema se ela nao estudar esse ano?por favor me ajudem

  • 9 de julho de 2014 às 3:37 pm

    GISELE MARIA -

    OLA BOA TARDE, MINHA FILHA FAZ ANIVERSARIO DIA 10/04. MAIS NA ESCOLA ME DISSERAM QUE O DIA LIMITE PARA COMPLETAR 4 ANOS É 28/03. ENTÃO POR CAUSA DE 13 DIAS MINHA FILHA VAI FICAR 1 ANO ATRASADA. GOSTARIA DE SABER SE ISTO TEM FUNDAMENTO, COMO DEVO AGIR NESTE CASO. AGUARDO UMA RESPOSTA. OBRIGADA

  • 16 de julho de 2014 às 9:14 am

    Thábata -

    bom dia, meu filho cursou o pré 1 ano passado e esse ano cursaria o pré 2 , mais com a nova lei pularam ele para o primeiro ano é uma escola pública , fui até uma escola particular que é onde ele vai estudar ano que vem e perguntei se ele poderia fazer novamente o primeiro ano e fui informada que não pois ele sairá da escola onde estuda com uma declaração para cursar o segundo ano, mais ele não tem nenhum preparo para ir para o segundo ano, uma vez que ele só escreve se ditarmos as letras e lê as sílabas com muita dificuldade, o que posso fazer nesse caso, a escola onde ele esta estudando passa a criança mesmo sem estar preparado, e tudo por que pularam uma fase dele. estarei aguardando. obrigada.

  • 5 de agosto de 2014 às 1:39 pm

    carla aparecida da silva -

    é dificil conseguir vaga só consegue longe de casa e as vezes nós nao temos condicoes de pagar e a gente nao consegue vagas o vc fazem pra ajudar a gente porque eu nao vi nada

  • 7 de agosto de 2014 às 3:28 pm

    selma dos santos -

    minha amiga esta a procura dos tres filhos dela e queria ver se comsegui localizar por escola o nome de um e fernando da silvatavares

  • 22 de agosto de 2014 às 10:31 am

    Jackson -

    Lei burra, em quem coloca o filho nessa idade na escola é burro também

  • 25 de agosto de 2014 às 6:36 pm

    ANA CAROLINA ALMEIDA LIMA -

    COMO FAAÇO PRA ESCREVE MINHA FILHA

  • 25 de agosto de 2014 às 9:22 pm

    Sonia -

    Como vou sustentar meu filho de 4 anos,se não posso mais trabalhar, pois ele só vai poder ficar na creche 4 horas para fazer o pré escolar2

  • 27 de agosto de 2014 às 7:33 pm

    marcelia -

    Diretora e Cordenadora tem direito de colocar criança 4 anos sem recreio ou no banquinho para pensar?

  • 7 de setembro de 2014 às 8:27 am

    valdenice ramos martins dotto -

    Eu acredito numa educação de qualidade, porém o nosso país ainda precisa melhorar muito nesta questão, não adianta só superlotar as escolas e não oferecer qualidade de ensino, com recursos, bom ambiente e professores bem remunerados para trabalharem com dignidade e respeito.

  • 7 de setembro de 2014 às 4:13 pm

    Jéssica Toledo -

    Olá! Gostaria de deixar aqui minha singela opinião sobre a obrigatoriedade do ensino infantil, que a partir de 2016, passa a obrigar as crianças de 4 anos a frequentar a escola. Ao meu ver essa fase é muito importante para que ela desenvolva seu caráter, personalidade, afeto etc, e a convivência familiar é muito mais importante do que obrigar essa criança, que ainda não esta preparada para enfrentar a separação de sua família. Entendo que existam pessoas que precisam colocar seus filhos em creches e pré escolas, porém isso era ate então uma escolha e não uma obrigação, que eu como mae e educadora não aprovo! O problema é que agora é lei, e doa a quem doer, teremos que colocar mais essa responsabilidade em nossas crianças, que hoje o que mais faz falta em suas vidas são simplesmente o convívio familiar.

  • 26 de setembro de 2014 às 7:58 am

    Rute -

    Meu filho fez 4 anos agora dia 13/06/2014 e esta na primeira etapa do pré ddesde fevereiro recebi varias reclamações da professora dizendo que não sabe escrever as iniciais do nome dele conhece os números mais não quantidades blá blá blá.
    Então dai eu pergunto ele tem que saber ou ela está lá pra ensinar? Dai vem a questa NPS obrigam a por uma criança com 4 anos na escola e não nos dão profissionais qualificados para rrecebe los? Simplesmente somos obrigados a conviver com está deficiência e nada se faz para mudar.

  • 29 de setembro de 2014 às 12:17 pm

    Andressa -

    Gostaria de saber porque as escolas se recusam a matricular minha filha no primeiro ano do ensino fundamental em 2015 a escola me alegou que ela não tem idade para ingressar nesta sala pois ela só fara 6 anos em junho de 2015 o que fazer?

  • 6 de outubro de 2014 às 1:54 pm

    Angela Maria Mendes -

    Gostaria de saber se é legal uma Secretaria de Educação colocar como critérios para a entrada na creche a Declaração de que a mãe trabalha e que ela tenha Baixa renda?

  • 7 de outubro de 2014 às 8:39 pm

    eliana -

    boa noite meu nome eliana minha filha tem 4 anos e não consigo vaga para ela há 2 anos fiz inscrição dela creche aqui sp ate hoje nada ja fui na escola e nada devo fazer o quer me ajuda

  • 23 de outubro de 2014 às 3:36 pm

    aline -

    Tenho uma filha de 3 anos ela já pode ir ao pré vou atrás de matricula para ela nas creche e falam que ela e muito grande

  • 24 de outubro de 2014 às 10:49 pm

    patricia -

    Nao entendo. Minha filha completa 6 anos 14/04/2015. Pela escola publica ela nao pode matricular na 1°ano.
    Na particular sim.
    A leia nao é igual
    A desigualdade na educacao começa já pela idade?
    Devo pagar para ela nao entrar com quase 7anos?
    Me orienta
    grata

  • 28 de outubro de 2014 às 5:22 pm

    aline carvalhero -

    minha filha tem 3 anos, e só vai completar 4 anos em setembro do ano que vem , queria saber se ela já pode ser matriculada na pré escola?

  • 28 de outubro de 2014 às 6:46 pm

    junior -

    É tudo muito lindo e muito “bunito” mas nós que somos do meio educacional estamos “começando” a ficar por dentro da lei, mas pergunto : quem vai ou está divulgando esta nova obrigatoriedade para a população? e como ficam as escolas particulares? Meu, tá lindo e “bunitu” mas cabe ao governo divulgar isso, usam a TV para mostrar mentiras e esquecem de divulgar as “verdadeiras” invenções.
    Divulga essa Dilma!!!!!!

  • 6 de novembro de 2014 às 3:57 pm

    Mavivani -

    Boa tarde! Minha filha faz 05 anos no dia 29/07/2015. Estou tentando fazer a matricula dela na pré escola. mas não estou conseguindo pois a lei diz que só é possível para crianças que fazem até 29/06. Tem como conseguir uma exceção neste caso?

  • 19 de novembro de 2014 às 12:17 pm

    clebiana de sousa vieira -

    meu filho completar 6 ano de 1 de abril como faco para nao atrasar ele 1 ano ..

  • 19 de novembro de 2014 às 12:19 pm

    clebiana de sousa vieira -

    meu filho completa 6 anos dia 1 de abril como faco para nao atrasar ele 1 ano ..


roda blog