PROCURAR:

Educar para crescer

Blog BOLETIM DA EDUCAÇÃO

17/07/2009 - 18:02

Harry Potter pode levar ao gosto por livros consistentes?

Harry Potter
Em 2008, Harry Pottter e Bela, a protagonista da série Crepúsculo, passaram a acompanhar cerca de 3,3 milhões de estudantes da rede estadual paulista. Os livros das duas séries passaram a fazer parte das salas de leitura de 4.200 escolas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio do estado de São Paulo. O objetivo é despertar o interesse pela leitura por meio dos maiores sucessos para adolescentes. Outra experiência com Harry Potter aconteceu nas bibliotecas públicas de Maringá (PR), também no ano passado.

Crianças e adolescentes adoram livros comerciais, mas torcem o nariz para os livros indicados pela escola. A obsessão pelos best-sellers, porém, não é motivo para preocupação, como mostra a repórter Cynthia Costa em uma série de reportagens publicadas pelo Educar para Crescer. Elas também dão dicas de como usar livros mais populares como chamariz para atrair os jovens para a leitura de obras mais elaboradas.

E você, acredita que Harry Potter pode estimular os jovens a se interessar por leituras mais consistentes? Deixe sua opinião na caixa de comentários.

Leia também

Eles querem best-sellers
Crianças e jovens torcem o nariz para a literatura indicada na escola, mas adoram livros comerciais. Veja como lidar com esse fenômeno em casa e na sala de aula

3 dicas para incentivar jovens a lerem os clássicos
Crianças e jovens adoram Harry Pottter e Crepúsculo. Veja como usar isso a favor da leitura, incentivando-os a ler obras clássicas

Harry Potter na escola
Bolar atividades envolvendo livros que os alunos adoram pode atraí-los para a leitura

Comentários (0)
Nome E-mail
Escreva o seu comentário:

29/10/2009 - 12:00

Gabriela Almeida - Eu acho que não se deve dizer que as outras literaturas são mais consistentes e bem elaboradas do que os best-sellers. Estes são muito bem elaborados, pois conseguem chamar a atenção de crianças e adolescentes, e para o mundo contemporâneo, são mais do que consistentes, pois os escritos, atualmente, não passam de teorias e superficialidade, mas estes são uma evasão do contexto inserido, hoje, no mundo da leitura.

18/10/2009 - 11:50

Daphine Boaventura - Concordo com o leitor abaixo,Danilo.Acredito que o gosto pela leitura deve nascer naturalmente,no entanto,deve-se apresentar os livros às nossas crianças e jovens...para que eles possam tomar suas próprias conclusões.Li o livro A ARCA DA DESIGUALDADE,DOS SENTIMENTOS E DA LUXÚRIA,do escritor Roberto Belo e me apaixonei pelos textos realistas que ele trabalha.Há um vídeo que pode ser verificado.Procurem no you tube ou no google ESCRITOR ROBERTO BELO que aparece ou visitem o blog do autor escritorrobertobelo.blogspot.com .Boa leitura!

18/10/2009 - 11:36

Danilo Guido - Acredito que esses best-sellers podem sim incentivar nossos jovens e crianças à novas literaturas.Àqueles podem estimular o hábito da leitura sim naqueles que não têm o costume de ler clássicos da nossa língua.Um livro como,por exemplo,A Arca da Desigualdade,dos Sentimentos e da Luxúria(All Print,Escritor Roberto Bel) deve ser lido por todos os brasileiros por se tratar da sua gente,da sua cultura,dos seus gostos.Mas nem por isso devemos forçar o hábito de ler,acho que flui e é justamente aí que os best-sellers ajudam.

10/09/2009 - 15:20

ana paula - Eu acredito que isso é possível.Uma possibilidade é estabelecer pontes entre os livros que a juventude "curte" e os clássicos. Explorar as intertextualidades temáticas, colocando em evidência similaridades e diferenças no trato dado à temática, e nos recursos expressivos utilizados nas diferentes obras.

09/09/2009 - 20:07

giulia - Eu quero um exemplo de uma cronica,para eu ter noção de como se faiz uma,mas não estou encontrando nenhum exemplo

06/09/2009 - 12:09

deborah pereira sadre - vc e muito lindo viu meu sonho e sou brasileira

04/09/2009 - 21:27

Luana - Harry Potter e Crepúsculo são livros de fantasia, isso é inegável. Portanto, ignorá-los é também pré-julgar todas as leituras que existem. Livro é para se ler. Quem ignora isso é tolo.A séries podem não impulsionar diretamente os jovens e adolescentes para obras clássicas, mas irá dar um ponto de partida para que eles se acostumem a ficar horas em frente a uma leitura. Isso, mais tarde, irá colaborar para que os mesmos busquem outras leituras, afinal ninguém pode obrigar um jovem a ler. Pode colocar livros à vista...Fará, juntamente com sua ânsia de conhecimento, fazê-los ler outros livros, clássicos, científicos, jornais...Eu fui uma. Por que não pode existir outros?Grande beijo!

11/08/2009 - 07:42

Vivian - Não sejam ridículos,é claro que tanto Harry Potter,Crepúsculo,e outros livros que circulam na mão de crianças e adolescentes são grandes incentivadores, quando alguem começa a ler algo que gosta ela de fato aprende a ler e tem prazer nisso, concerteza ela irá procurar outros livros como um entreterimento,a leitura na maioria dos casos se torna um vício,conheci várias pessoas que odiavam ler e quando pegaram um livro de seu interesse o seu conceito de leitura mudou completamente até que elas não conseguiam mais viver sem eles, e começar ler obras clássicas é só um passo a frente do que elas já estavam acostumadas.

03/08/2009 - 13:43

angela cristina - Com certeza a minha filha é uma dessas que despertou para a leitura após começar ler livros do harry potter começou em 2007 e já leu varias obras bela iniciatica de vcs

01/08/2009 - 12:32

Otávio - Se voce quer se envolver com uma leitura que realmente compensa, procure saber mais da vida de um Homem que transformou toda uma humanidade, e continua transformando até hoje. Não vá atras de leitura enganosa, mentirosas e algo que não te tras benefício nenhum. Leia as histórias de JESUS CRISTO e voce terá uma surpresa verdadeira em sua vida. Leia a Bíblia Sagrada, novo testamento. É uma história verídica. Provérbio 13:20 Anda com os sábios e serás sábio. Provérbio 8:32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. 8:35 Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do Senhor. E aos país cuidado com oque seus filhos leem. Prov. 22:6 Ensina seu filho no caminho que deve andar, a até quando envelhecer, não se desviará dele.

31/07/2009 - 13:11

Mayara - Acredito que não, por que o interesse pelo livro, não é especificamente pela leitura em si, mais sim pela ilusão de um monte diferente um monte no qual nao existe, com histórias que fogem da realidade do mundo que vivemos, que enquanto poderiamos estar ensinando nossas crianças do Amor de Deus, da palavra de Deus que é a Biblia que transforma pessoas, ficamos felizes ao vermos elas lendo coisas que não mudam nossa caracter somente faz elas fugirem do presente do atual do que tem acontecido, sendo que as crianças sao o futuro da nação, a nova geração que está por vir. A palavra de Deus sim, é eficaz é viva, e cheios de histórias veridicas de guerreiros que lutam por uma nação, pelo amor, e para seguer os mandamentos que Deus.Deus Abençõe

31/07/2009 - 11:21

Louis - Na verdade este debate visa apenas enxugar gelo, pois não toca nas causas. As famílias desestruturadas e a sociedade alienada e sem valores são elementos importantes que devem ser debatidos. Vivemos num mundo em que tudo deve ser rápido, fácil, gostoso e passível de ser comprado... eu pergunto: onde estão os valores??? Se a criança não vê os pais lendo como vão gostar de leitura? Na escola? Lógico que não.A escola hoje sefor uma série de problemas porque tem que resolver vários problemas que não compete a ela ou no mínimo deveriam ser divididos com a família. O hábito de leitura deve iniciar dentro de casa e os pais lendo junto com o filho!!! Como é gostoso deitar na cama com o filho ainda aprendendo a ler e ler com ele ... cada um uma página por exemplo. Ler e conversar sobre a leitura de livros dos mais diversos. Mas isto á trabalho, nunca temos tempo para isto!!! É mais fácil comprar brinquedos caros que não possuem nenhuma ludicidade. Brinquedos que brincam sozinho, onde a criança "aprende" a ser passiva, indiviualista, egoísta, consumidora ... Sem contar que hoje existe uma cultura de que as crianças só devem fazer aquilo que gostam sem levar em conta a falta de preparo para determinadas decisões e plaejamento futuro. Pois essas crianças irão encontram um muno em que elas não viverão apenas coisas gostosas e terão as suas vontades sempre realizadas... aí temos a depressão e as drogas. Enfim, temos que repensar a criação e os valores urgentemente e ao mesmo tempo parar com este "psicopedabobismo".

31/07/2009 - 11:13

Renata - Renata . Tenho dois filhos, um na terceira e outro na oitava série. Em 2007, meu filho repetiu a sétima série e teve que refaze-la. Embora eu não culpe seu antigo hábito de não lêr, acho que isso contou bastante, pois no ano seguinte, a professora de português pediu que lessem harry potter e o enígma do príncipe. Meu filho leu. Desde então se interessou por livros, e leu a saga inteira de Harry Potter, e outros livros tambem, como Sherlock Holmes e O rei Arthur. Meu filho passou de ano com as notas mais altas da série, não sei se foi um acaso, mais sei que HARRY POTTER mudou a vida e o futuro do meu filho. Tanto que, esse ano ele foi para Londres ver a premiere do sexto filme da saga. Sou imensamente grata pela magia de HARRY POTTER

31/07/2009 - 11:13

Raimundo Lonato - Acreditmos sim em novas leituras a partir de Harry Portter. Se elaaborda a magia inscrustada no inconsciente coletivo,os interesses dos jovens podem ser voltados para a beleza das nossa lendas e da nossa cultura popular.

31/07/2009 - 10:46

Élton - Candice é verdade. O Triste Fim de Policarpo Quaresma e A Moreninha é de dar sono, escapei dos dois mas ouvi comentários, se bem que fiz um trabalho sobre A Moreninha sem ler o livro. Shakespeare é bom, mas para mim, não é uma leitura que envolve, mas deve ser indicado para leitura.

31/07/2009 - 10:38

rosana - A importância da leitura é de principalmente enriquecer o vocabulário do leitor.Leio muito desde adolescente.Não foi nem Agatha Christie,Nem Sidney Sheldon,nem mesmo Tolstoi que ajudaram a formar minha personalidade.Simplesmente amo ler.Harry Potter é um mundo de fantasias.Muito bom mergulhar de vez enquanto num mundo irreal. Não li os livros mas assisti todos os filmes com meus filhos,e gostei!Viva a literatura!

31/07/2009 - 10:30

Marta - Harry Potter é uma excelente oportunidade para os pais estimularem seus filhos lerem. Fiz este caminho com meu sobrinho, desde o 1º livro lançado da sério até o último. Desde então ele se tornou um devorador de livros de todos os gêneros o que o ajudou muito em seus estudos. Hoje ele têm 18 anos e é aluno da USP, apesar de ter estudado sempre em escolas públicas. Tenho orgulho dele e certamente o estímulo de Harry Potter contribuiu muito.

31/07/2009 - 10:26

Marcelo - A melhor leitura (e sempre será) é a da PALAVRA DE DEUS, a única que pode iluminar o caminho desses Adolescentes ("Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho"(Salmos 119:105). Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.(2 Timóteo 3:16). QUER VOCÊ CREIA OU NÃO, ESSA É A VERDADE!

31/07/2009 - 10:13

Candice Soldatelli - Sinceramente, fico na dúvida do que seria uma "literatura mais consistente". Obrigar os alunos a lerem O Triste Fim de Policarpo Quaresma ou A Moreninha (que nada têm a dizer aos jovens de hoje) é correto? Por que, então, não incentivar os alunos a lerem Shakespeare? Só porque é literatura estrangeira?

31/07/2009 - 09:49

Élton - Bom Viviane, acho que cada um tem sua opinião correto? Pra quem gosta não tô nem aí, quem tá gastando dinheiro à toa não sou eu. Prefiro usar menos recurso ($$) e ler o Joelmir Beting, Arnaldo Jabor que com certeza eles são um dos melhores (se não for o melhor) escritores/comentaristas do Brasil. Pra quem leu sabe o que estou dizendo. As crônicas deles dizem tudo, isso sim, aumenta e muito a cultura, pois relacionam problemas nacionais com palavras inteligentes, frases construtivas. Leio, assisto e admiro o que fazem desde os 12 anos e descobri que seguir "modinhas" não fazem bem A MIM.

31/07/2009 - 09:44

Élton - Cara Viviane, se não entendeu o que eu quis dizer, então não comenta, vamos fazer assim? Perder cultura é o modo de dizer, nunca alguém perde cultura lendo algo, a única coisa que acontece é não agregar em nada na pessoa, é o que acontece quando pega modinhas como essa.

31/07/2009 - 09:40

gabriella - oi meu nome é gabriella o livro harry potter pode ajudar na leitura dos jovens sim porque os filmes e os livros fizeram tanto susesso

31/07/2009 - 09:40

Élton - Antes que venham falar de preconceito, já cheguei a dar umas "foleadas" em um dos livros desse tal de Harry Potter de um amigo meu, não gostei, achei sem graça demais, pensei na época que era o tema, vi outro, a mesma coisa sem graça e eu desisti de tentar ler uma coisa fútil e inconsistente dessa. Como disse, Sir Arthur Conan Doyle escreve histórias muuuuito melhores.

31/07/2009 - 09:37

Viviane - PERDER Cultura??! Meu caro Elton, do alto da sua experiência com seus 19 anos, cultura não é um objeto que se possa perder.. Aprendemos com qualquer tipo de livro, sejam coisas a se fazer ou coisas a NÃO SE FAZER. Opiniões como a sua é que me fazem indagar o que será de nós num futuro próximo, se a maioria dos jovens compartilhar de opiniões encharcadas de preconceito como a sua...

31/07/2009 - 09:34

Élton - Coloquem eles para ler os livros de Sir Arthur Conan Doyle, ele sabe envolver qualquer tipo de pessoa. Quando li um livro de sua autoria achei que seria uma chatisse, mas na verdade ele sabia muito bem usar as palavras, ótimo autor.

31/07/2009 - 09:28

Élton - Com um conteúdo ridículo que tem esse Harry Potter só vai estimular a "molecada" a ficar cada vez mais alienada. Tenho 19 anos e quando for pai, jamais deixarei ele perder cultura lendo um negócio desses. Está certo que o que a escola indica não é uma leitura que envolve, a maioria é chato, mas essas historinhas que todo mundo acha o máximo, vai em fila de cinema pra ficar vendo coisa que não agrega em nada já é demais. É preciso ler algo que chame a atenção e proporcione CONHECIMENTO para os alunos e não alienação. Duvido muito quem saiba o que esteja acontecendo com o país, são poucos. Infelizmente essa é a nossa juventude e eu faço parte dela.

31/07/2009 - 09:04

Karla A. Ferreira - Meu nome é Karla e sou mãe de 2 filhos. Uma menina de 17 anos e um menino de 14. Como toda mãe me preocupo muito com a educação deles e sempre quis que meus filhos ¿tivessem¿ o melhor. Apesar de amar a leitura de livros, eles não compartilhavam muito do meu gosto. Eu sempre ficava muito preocupada com o desinteresse deles pela leitura. Até que surgiu o Harry Potter, confesso que não é o ¿tipo de literatura¿ que talvez eu desejasse para eles, mas para minha surpresa eles se interessaram e começaram a desenvolver o gosto pela leitura. Depois passaram pelas Crônicas de Narnia, O ladrão de Raios e no momento estão lendo Guardiões de Deus: A Batalha nos Céus. E já me dizem que querem assim que terminar começar a série o Crepúsculo. Imaginem minha felicidade com isso.Acompanho cada livro que eles lêem e mesmo sendo uma literatura fantástica, não me importo, o que me faz feliz é que isso os incentivou a buscar um ¿universo novo¿ e quem sabe mais para frente eles mudem e comecem a ampliar a variedade de livros. Para mim este tipo de literatura mesmo não apreciando muito foi importante para encaminhar meus filhos no fantástico mundo dos livros.

31/07/2009 - 09:01

Viviane - NÃO EXISTE LITERATURA "FÚTIL". Até um artigo de revistinha pré adolescente enriquece o vocabulário de quem o lê... Acho um baita preconceito chamar livros como HP e Crepúsculo de "inconsistentes". HP estimula o raciocínio perspicaz e lógico dos leitores, estimula a criatividade e traz valores de vida em sociedade implícitos. Todo preconceito é, no mínimo, estúpido. Leio HP, e isso não me alinenou nem me impediu de ler qualquer outro livro, inclusive em 3 idiomas diferentes. É hora de parar com este preconceitosinho babaca.

31/07/2009 - 08:56

SILVANA - SIM!!! HARRY POTTER PODE SIM ESTIMULAR OS JOVENS A SE INTERESSAREM POR LEITURAS MAIS CONSISTENTES, TODO LIVRO ABRE HORIZONTES, TODO LIVRO ENSINA. MEU PAI ME ENSINOU A GOSTAR DE LER COM CONTOS DE FADAS E ASSIM FIZ COM MEUS FILHOS. HOJE GOSTO DE CLASSICOS E MEUS FILHOS TAMBÉM.

31/07/2009 - 08:46

Maicon Amanájás - Ah só uma observação de minha opnião a respeito de minha indicação de leitura, Percy Jackson e os olimpianos é o Ladrão de Raios livro 1 da série pra quem n conhece é isso e obrigado abcs e Leiam pois faz bem pra meoria e ajuda na dicção!

31/07/2009 - 08:45

doug - Este livro leva o jovem a invocar seres do mundo espiritual os quais não conhece e que embora não visiveis são perceptíveis por suas açoes malignas contra nossa raça, e como um verdadeiro ex-bruxo eu digo que estes livros são verdadeiramente perigosos neste sentido, não somente induzem a invocação, mas fazem as crianças praticarem-na.O MAL é mau, nele não existe NADA DE BOM!

31/07/2009 - 08:44

doug - Este livro leva o jovem a invocar seres do mundo espiritual os quais não conhece e que embora não visiveis são perceptíveis por suas açoes malignas contra nossa raça, e como um verdadeiro ex-bruxo eu digo que estes livros são verdadeiramente perigosos neste sentido, não somente induzem a invocação, mas fazem as crianças praticarem-na.O MAL é mau, nele não existe NADA DE BOM!

31/07/2009 - 08:42

silvio gorniski - Sou escritor e rato de biblioteca e discordo da expressão "obras mais elaboradas". Li Harry Potter e acredito que é uma das melhores obras já criadas. Qualquer leitura é recomendada. Desde Tio Patinhas até o "melhor" clássico da literatura. O importante é ler.

31/07/2009 - 08:39

Maicon Amanajás - Não posso negar q desperta sim o interesse, mais o meu ilpulsor foi mesmo crepusculo sem duvida Harry Potter é bom mais Crepúsculo me prendeu literalmente a historia e com muitos devaneios ao fim da leitura, e indico aos fãs de Harry Potter a serie Percy Jackson e os Olimpianos tão bom quanto vale a pena cada pagina. abracos e boa leitura!

31/07/2009 - 08:24

Fernando - Se os jovens estão começando a leitura por obras ditas "fantasiosas", realmente não tem problema. Aliás, não entendo o porquê dessa constatação. A arte não tem e nunca teve obrigação de retratar fielmente a realidade. Basta que ela consiga atingir a emoção das pessoas. Mesmo que seja fantasiosa, leitura é sempre recomendável.

31/07/2009 - 01:35

Henrique - é claro, meu gosto pela leitura começou através de Harry Potter quando eu tinha 10 anos. E o prazer de ler HP foi tão grande que comecei a ler outros livros.

31/07/2009 - 00:43

henrique - Demos a coleção do Harry Potter para nosso filho, isto despertou nele o gosto pela leitura.Lógico que lê mais os livros "da turma", mas valeu a pena. No último ano o menino leu mais de 25 livros. Isso é bom!!!Henrique

31/07/2009 - 00:41

Guilherme - Tenho somente a dizer que nenhuma dessas duas obras citadas superam em qualidade obras clássicas nacionais. Tenho 17 anos, já li, ou mehor, tentei ler "HP" e Crepúsculo - pois após folhear algumas páginas fiquei entediado. Ainda acho que nenhuma dessas duas obras são mais prazerosas de se ler que um livro de contos do Machado de Assis (Escritos Avulsos, Contos Fluminenses, etc).

31/07/2009 - 00:31

Larissa - Aos 10 anos, comecei a ler Harry Potter. O interesse pela leitura começou nessa época e com esse livro. Acho que se eu tivesse encarado a leitura como algo "obrigatório", imposto pela escola, jamais teria desenvolvido o prazer e a curiosidade intelectual que hoje me impulsionam a ler clássicos como Guimarães, Proust, Cortázar, entre outros. Talvez, se os professores entendessem que é preciso primeiro desenvolver o gosto pela atividade de sentar, concentrar-se em palavras e entender um enredo para, depois, apresentar leituras densas e complexas, sem dúvida teríamos mais leitores entre os brasileiros.

31/07/2009 - 00:08

Priscila Esteves - Eu sempre gostei de ler, mas nunca fui viciada e as vezes achava cansativo. Comecei a ler Harry Potter, mas nao tinha lido a serie inteira. Ano passado li os 7 livros em tres meses=) ... hoje em dia tambem leio kakfa (o processo,metarmorfose) e dostoieviski(crime e castigo) =D ... Como alguem ja disse ai, Harry Potter eh irado! Me ajudou a gostar ainda mais de ler! E hoje em dia gosto de alguns classicos!

31/07/2009 - 00:04

Wallace - Bem, como disse a colega abaixo, quem gosta de ler acaba lendo qualquer coisa que apareça. Agora, Harry Potter tem um pouco mais de conteúdo e serve para todas as idades e ambos os sexos. Crepúsculo, convenhamos, é mais feminino. Não digo que é ruim, de modo algum, mas na minha visão é para um público específico demais.

30/07/2009 - 23:53

Thereza - Quem gosta de ler, gosta de ler. Qualquer coisa. Quando eu era criança minha mãe dizia que eu lia até bula de remédio.Sou viciada. Leio de tudo, do melhor e do "pior".Aliás, o que é um clássico? Um best-seller que permaneceu best-seller. Se fosse chato, alguém lia?A minha geração lia M.Delly. Eu também li, o que não me impediu de me tornar Doutora em Literatura francesa. Vamos deixar de besteira, se a criançada lê, que bom...

30/07/2009 - 23:07

Leandra - E,acho que o Livro Harry Potter,nãoEstimul em NADA! pois é muito fatasiozo,eu acho que CREPÚSCULO,é a melhor opção,já foi usado como livro didático

30/07/2009 - 22:36

Letícia - Claro que sim, o primeiro livro que li foi Harry Potter, desde então não paro mais de ler. E eu não leio só Harry Potter e nem crepusculo leio outros livros também, não gostava de ler mais gostava dos filmes dele e então um dia li um e adorei e nunca mais parei de ler, tenho sempre um livro comigo.

30/07/2009 - 22:07

José - Joao Pessoa - PB. - Sempre tive dificuldades para me concentrar na leitura. Aos 40 anos, tinha lido pouquissimos livros, e assim mesmo, só obrigado, seja pela faculdade, ou pelo trabalho. Então, no lançamento do primeiro livro da série, vi um sobrinho com 13 anos, lendo o livro, o que achei muito interessante pelo número de páginas e ele não largava o livro, e só parou quando terminou. Aí resolvi ver o que era tão interessante, e de lá para cá, nunca mais parei de ler. Já li toda a série e dezenas de outros livros. Uma leitura agradável como desta série, consegue trazer milhares de novos leitores. Acho que a leitura deve ser incentivada partindo de livros agradáveis para os clássicos.

30/07/2009 - 22:05

aluisio meneses - e pq harry potter nao pode ser considerado leitura "CONSISTENTE"?ao meu ver, o problema está no conservadorismo. nao ha de se questionar o valor de obras classicas, mas elas sao somente outras estorias. como li uma vez, "classicos sao classicos, nao se opina sobre eles, somente os le." o problema q a leitura deve ser um ato de prazer, nao de obrigação. eu "comecei a ler" aos 15 com HP, e ja li muitas outras coisas, muitos outros autores. ainda tenho preferencia por ficção, leitura estrangeira.engraçado como principalmente os academicos de portugues em costume de denegrir obras de outros idiomas ou escritas com simplicidade. Autores que sao classicos em seus paises como JRR Tolkien sao desprezados por eles. Paulo coelho q é simplista, porem adorado nos outros paises seria crucificado por todos os prof de portugues q conheço.dificil de entender nao?

30/07/2009 - 21:59

GEILMA - cLARO Q SIM EU SOU APROVA VIVA!!SOU JOVEM E COMECEI COM HARRY, HOJE FAÇO LETRAS E ADORO OS LIVROS DA FACUL!!CONSERTEZA HP É UM BOM LIVRO!!

30/07/2009 - 21:44

Fabiana - Claro. Eu sou um dos vários exemplos. Comecei com Harry Potter, e hoje leio sobre tudo. Com certeza é um degrau para os que querem adquirir esse hábito.

30/07/2009 - 21:13

Rafael Victor - Eu acredito que Harry Potter assim como Crepúsculo pode influenciar na leituras de obras classicas mas o problema é que esses best-seller aconteçe em um mundo na qual não existe,um mundo fantagorico,acho que os adolecentes e até mesmo crianças prescissam ler livros na qual traga conhecimento a eles sobre o mundo em que vivemos e não em algo que não existe sei que um livro que traga assuntos de todo o mundo pode não atrai os leitores mais jovens mais fazendo isso de uma forma descontraida e natural eles podem gostar sim,até por que não é melhor vc acompanhar uma historia de pessoas que é como vc e que vive ne um mundo na qual vc vive e desta forma fazer com que os leitores se indentifiquem mais?mas é claro um livro mais real,e por ser jovem com um toque magico mais uma magia na qual pode acontecer na nossa realidade e que assim da esperança pra quem ler que é possivél viver situaçoes diferente e encontrar um amor de verdade.

30/07/2009 - 21:12

thaiane - thaiane-depois que comesei apassar a ler harry potte,comesei a ler outros livros ele me encentivou muito realmente ele é de mais.

30/07/2009 - 21:09

Brenda Ribeiro - Sem dúvida alguma,sim. Se a preocupação é realmente se os títulos são ou não best-sellers, então teríamos que redirecionar a enquete. Já tendo lido Harry Potter diversas vezes, eu opino com toda a convicção que é uma ótima leitura, muito além de qualquer definição superficial; demonstrações de valores iportantíssimos e vitais para uma vida saudável em sociedade fazem parte do livro. Ninguém que os tenha lido usaria "FUTIL" como adjetivo referindo-se a ele. E apesar de ter epenas dezesseis anos, a história de JK Rowlings não me impediu de ser admiradora de Emily Brontë, Jane Austen, Jostein Garder, Gabriel G. Marquez e inclusive Stephenie Meyer, que dizem também ter escrito histórias que nos levam ao mundo da lua. Ninguém nunca determinou quais mundos são os mais adequados para se viver. O mundo da lua me parece satisfatório.

30/07/2009 - 21:05

Junior - Marcio você está enganado, pois eu e muitas pessoas que conheço não tinhamos um gosto pela leitura tão grande como temos hoje, após ler o livro de harry potter. Como patricia disse pouco abaixo, após ler u livro com tantas página como o de HP, criamos coragem pra enfretar um outro livro. Sim é um fantasia tudo que é passado, é algo voltado principalment para a imaginação, mas não é partir daí que as coisas começam a vir a acontecer(interroção). Até mesmo as soluções sociais precisam de um estimulo para vir a acontecer.Hoje acho HP um bom livro, mas não é de longe o que mais gosto, pois conheci outros títulos, de gêneros diferentes, e HP contribuiu bastante.

30/07/2009 - 21:01

Marcelo - Acho que pode estimular mais do que se imagina! Eu cresci junto com Harry Potter, mas quando fiz 15 saiu o primeiro livro apenas em inglês. Solução: eu li mesmo assim, sempre com o dicionário. Resultado: li o último em inglês inteiro sem olhar pro dicionário. Nesse caso, além de estimular a leitura, HP foi responsável pelo meu atual inglês fluente.O mesmo pode ser feito agora com as meninas com a série Twilight (crepúsculo). Aqui fica a dica!OBS. Se o Marcio abaixo tivesse lido mais HP, ele não cometeria tantos erros de português! huahua...

30/07/2009 - 20:33

marcio - estas leituras levam os jovens a navegar no MUNDO DA LUA , pois não há nada instrutivo na leitura. não vai adicionar NADA na vida pessoal dele, com a sociedade, muito menos desperta interesse as soluções sociais . enfim uma leitura FUTIL.

30/07/2009 - 20:22

Patricia - Sem duvidas.... a minha tem 10 anos e esta lendo um dos livros de Harry Poter, ela sempre leu, mas sentia uma certa insegurança quando pretendia ler um livro maior.... Harry Potter, esta ajudando ela a perceber que ela tem 10 anos, e pode simmmm ler um licro de 300 paginas... Recomendo tbem "As Cronicas de Narnia"

30/07/2009 - 20:21

Marcia C. Lopes - São otimas leituras escolar, o alunos da escola fundamental do governo receberam três livros esse ano Capitães de Areia de Jorge Amado (considerei inadequado alguns capitulos) A mulher do Vizinho de Fernando Sabino e Poemas de Fernando Pessoa. E até o momento nada foi utilizado em aula.

30/07/2009 - 20:15

Lucas - Com certeza, eu mesmo sou um exemplo. Quando tinha 11 anos comecei a ler a série Harry Potter, foi quando me iniciei em leituras constantes,venho comprando diversos livros e hoje me interesso por uma literatura mais clássica. Potter é irado! : )

30/07/2009 - 20:11

CECILIA - MEU FILHO DE 10 ANOS RECEBEU A INCUMBÊNCIA DE LER UM DOS LIVROS DO HARRY POTTER NAS FÉRIAS. ESTÁ "ODIANDO". SE O INTUITO ERA FAZÊ-LO GOSTAR DE LER, O TIRO SAIU PELA CULATRA... CRIANÇAS NESSA IDADE SÓ GOSTAM DE LER LIVROS CURTOS, PRINCIPALMENTE NAS FÉRIAS. PARA QUEM JÁ GOSTA DE LER, NADA MUDA, MAS PARA QUEM NÃO GOSTA, ATÉ MESMO A LEITURA DE UM BEST- SELLER PODE SER UM SUPLÍCIO....

30/07/2009 - 19:56

Vitor Diego - Ola, Sim, concerteza a leitura de livros "best-sellers" intiga os estudantes a tomarem gosto pela leitura. Eu vivenciei um caso, pois meus colegas no com~ço não pegava o livro para ler nem forçado, eles pesquisavam todo os resumos dos livros na internet para a "prova de leitura" e acreditavam que a professora acreditasse. Então decidi tomar uma atitude: comprei uma coleção de livro do Harry Potter e comecei a emprestar para os meus colegas, porèm so um aceitou, e quando ele terminou ele adorou e assim ele foi instigando os outros para a leitura. é muito bom ler, além de ser um lazer, tras cultura para as pessoas. Boa leitura a todos.. ;D

30/07/2009 - 19:43

Lara - Olha, no final de tudo, o importante é a leitura. Se a criança gosta de ler Harry Potter, ótimo. Já é uma grande coisa nesse nosso País que tão pouco se lê. Lendo Harry Potter, e com um bom incentivo dos pais, dos professores, as crianças vão querer ler outras obras, tenho certeza.José Wilker disse uma vez, que ele lê muito, de livros até bulas de remédios - também por isso, vê-se como ele é tão culto.

30/07/2009 - 19:32

José Augusto - Acredito que sim, a leitura desses livros facilita a leitura de Obras Clássicas, quando o leitor se apaixona pela leitura e pela série, os dois juntos. Isso acontece na maioria dos casos com certeza, quando se cria um elo com os livros e se busca o conhecimento através deles. Gosto bastante da série Harry Potter, foi ela a causadora da leitura durante minha adolecência e a descoberta por um ''tal de inglês''.

30/07/2009 - 19:28

Juliana - Aprendi a gostar de ler com Harry Potter...depois disso li Senhor dos Anéis, livros de Shakespeare, contos franceses e até algumas biografias, entre muitos outros. Hoje posso dizer que sou uma viciada em leitura.

30/07/2009 - 18:35

sheyla - Com certeza Harry Potter estimula a leitura..Eu mesma nunca tinha lido um livro de 702 paginas .. e eu li A Ordem da Fenix..Hj leio os livros q gosto em pouco tempo..Como a saga Crepusculo.. leio rapidinho..

28/07/2009 - 12:46

Vera Carvalho - Certamente, é uma forma instigante para a iniciação a Leitura. Fiz isso com meu filho, que só começou a ler aos 20 anos. Dei a ele toda a coleção do Harry Potter, ficou um bom tempo apenas olhando, assitiu aos filmes e resolveu começar a ler, assim que terminou de ler toda a coleção, dei a ele a coleção do Crepúsculo, ele já esta terminado de ler o primeiro, mas já de olho no segundo livro. Foi uma felicidade para mim, que estava desistindo de tentar fazê-lo ler. Em todos os anos letivos ele se recusava a ler o livros que a escola obrigava. Então como alternativa, eu os lia em voz alta, pelo menos aguçava o interesse dele pela na história. Essa foi minha tentativa, para que ele se interessar. Ele adorava e fazia bons trabalhos e provas. Agora chegou onde eu queria. Estou super feliz. Nas datas festivas ele sai para comprar livros para me presentear e eu também, sempre tem livro além de outro presente.

27/07/2009 - 21:28

Stephanie - Sem duvida, Harry Potter é um otimo livro, apesar de achar que crepusculo não enfluencia os adolecentes em geral, só o alvo femenino! Concordo plenamente que Harry Potter é MARAVILHOSO!

22/07/2009 - 09:16

Aline Aquino - Acredito que best-seller vicia em leitura e leva, sim, a ler clássicos. Porque além de dizerem que esses livros são vagos e sem consistência. Descordo. Crepúsculo por exemplo, foi inspirado no Mr.Darcy de Orgulho e Preconceito. Quando percebe tal relação, automaticamente procura saber quem escreveu? qdo escreveu? Como é Mr. Darcy e acaba lendo os livros da Jane Austen. Se o livro tem a ponta da linha e o aluno puxa para ler outro, não pode ser tão vazio de consistência. Um bom incentivo para a leitura e ter um amigo q goste de ler. Ou a professora elogiar e florear o livro como o Noviço. As pessoas tem tendencias a gostar daquilo que a outra pessoa fala bem. Marketing boca-boca.

Notícias, pesquisas, projetos e artigos de referência sobre a educação no Brasil e no mundo - para alunos, pais e educadores
Foto: Bruna Nicolielo
Bruna Nicolielo é repórter do Educar para Crescer. Aqui, escreve sobre o que há de novo na educação no Brasil e no mundo
Últimos posts

 
OUTROS BLOGS DO EDUCAR

ISTO DÁ CERTO

10/12/2009 - 16:34

8 motivos para apostar na leitura

VIAGEM NOS LIVROS

02/12/2009 - 17:20

O melhor presente de Natal
[an error occurred while processing this directive]
 
roda blog
   Realização

   Apoio

rodape
Quem faz    |    |  
Política de Privacidade
rodape direita