Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Isto dá certo

Youtube cria um ambiente seguro para acesso a vídeos educativos

por: Iana Chan

Portal vai facilitar educadores a encontrar e utilizar vídeos que apoiam aprendizagem

Com as crianças cada vez mais conectadas, as escolas procuram se modernizar para acompanhar o ritmo de seus alunos. Em entrevista ao Educar para Crescer, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, ressaltou a importância dessa prática: “utilizar as novas tecnologias é uma maneira de se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.” (Leia a entrevista completa aqui)

Frame do vídeo de apresentação do Youtube para Escolas

O Youtube é uma dessas novas tecnologias com presença constante no dia a dia dos jovens. Em maio desse ano, o Youtube contabilizou 48 horas de vídeos públicados a cada minuto. Isso mesmo, a cada minuto! São vídeos de todas as partes do mundo, em diferentes línguas e sobre os mais diversos temas. Mas ao lado dos chamados memes (vídeos que se espalham de maneira viral, geralmente por serem engraçados) existem diversos vídeos com conteúdo relevante. Só na área de Educação são mais de 400.000 itens!

Para aproveitar e facilitar o acesso a todo esse material, o Youtube lançou um serviço para escolas e educadores acessarem vídeos educativos de maneira gratuita. Cada professor ou escola pode fazer sua própria página, indicando para seus alunos alguns dos vídeos classificados como “educacionais”, além de incluir suas próprias produções. A diferença para o Youtube convencional é que, como o serviço restringe o acesso apenas aos conteúdos indicados, ele evita que os alunos se dispersem ou vejam vídeos inadequados para o ambiente escolar.

O portal também inclui material para auxiliar professores a incluirem os vídeos em suas aulas (disponível em http://www.youtube.com/teachers). Para acessá-lo, clique aqui: http://www.youtube.com/schools

Clique aqui para ver o vídeo de apresentação (em inglês): http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NegRGfGYOwQ

Iana Chan
Por

dia 14 de dezembro de 2011

Iana Chan é repórter do Educar para Crescer e formada em jornalismo pela USP. Acredita que, se sonhar é o primeiro passo para realizar qualquer coisa, o segundo e mais importante é a Educação.

 
Comentários 






  • 15 de dezembro de 2011 às 10:19 pm

    elves -

    amei tenho 2 filhos gostaria de receber mas dicas

  • 5 de janeiro de 2012 às 11:38 pm

    Susi -

    Sensacional,precisamos tilizar todos os recursos possivéis para resgatar a dignidade da educação brasileira!!!!

  • 5 de janeiro de 2012 às 11:43 pm

    Susi -

    Sensacional,precisamos utitilizar todos os recursos disponíveis para resgatar a dignidade da educação brasileira!!!!E conquistar essa juventude
    para transformação social.

  • 28 de agosto de 2012 às 3:23 pm

    SANDRA AP. SANTANA FARCHI -

    ESCOLA MUNICIPAL ITAÚ DE MINAS -ENSINO FUNDAMENTAL

    DECRETO LEI DE CRIAÇÃO Nº 6085 DE 29/12/1960 MUNICIPALIZADA PELA RESOL. DA S.E.E. Nº 7209 DE 05/02/94

    -OFICINAS DE MÓDULO II, NO ANO DE 2012-
    LIVROS E ESCRITORES QUE FAZEM A DIFERENÇA…
    SOU DIRETORA DA E.M.ITAÚ DE MINAS, EM ITAÚ DE MINAS /MG.
    SOU AMANTE DA LEITURA, SOU PROFESSORA HÁ 21 ANOS(AMO ALFABETIZAR!!!!) E ESTOU DIRETORA DESDE 2003 NESTA ESCOLA.
    NESTE PERÍODO CONSEGUI PARA A ESCOLA UMA “BIBLIOTECA” EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, QUE HOJE É INFORMATIZADA E TEM UM ACERVO BOM DE LIVROS…
    FIZ TAMBÉM UMA PARCERIA COM A FUNDAÇÃO EDUCAR D’PASCHOAL, QUE TEM PROJETOS DE INCENTIVO Ã LEITURA E FAZ DOAÇÕES PERIÓDICAS À ESCOLA.
    SEMPRE QUE DESCUBRO ALGUM MEIO DE FAZER PARCERIAS, PARA INCENTIVAR A LEITURA DE MEUS ALUNOS E PROFESSORES, CORRO ATRÁS!!!
    TIVE , UMA VIDA DE MUITA LUTA E ESFORÇO PARA ESTUDAR E FAZER UMA FACULDADE…
    MAS VALEU A PENA, POIS ‘”AMO TRABALHAR NA EDUCAÇÃO “, NÃO ME ARREPENDO E NÃO PODERIA TER ESCOLHIDO MELHOR!
    AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS E PEÇO SABEDORIA PARA CONTINUAR NA LUTA!
    NÃO DESISTO FÁCIL DE MEUS PROJETOS, SOU LUTADORA E PERSISTENTE NO QUE QUERO DE MELHOR PARA TODOS NA ESCOLA!
    SENDO ASSIM, COMO PARA O PROFESSOR É “DIFÍCIL ADQUIRIR LIVROS”, GOSTARIA DE CONTAR COM SUA PRESTEZA, EM ESTAR DOANDO ALGUNS EXEMPLARES DOS SEUS MARAVILHOSOS LIVROS, DVD´S´, JORNAIS, REVISTAS E OUTROS PARA QUE SEJAM COLOCADOS NO ACERVO DA BIBLIOTECA E POSSAM SER EMPRESTADO AOS MEUS PROFESSORES.
    ESTOU FAZENDO NESTE ANO, UM TRABALHO DIFERENCIADO, COM MINHAS PROFESSORAS:
    CADA PROFESSOR, LEVA UM LIVRO DE ESCRITORES ILUSTRES… QUE GANHEI DE OUTRAS EDITORAS PARA A BIBLIOTECA E DEPOIS APRESENTA DA FORMA QUE MELHOR ACHAR PARA AS COLEGAS, USANDO TÉCNICAS DIFERENCIADAS: TEATRO, POWER POINT…
    ASSIM TODOS TROCAREMOS IDÉIAS E AO FINAL DO ANO, NOSSA BAGAGEM ESTARÁ AINDA MELHOR!!!
    _____________________________________________________________________________________________

    MÓDULO II
    Apresentação do livro: Como vencer na vida sendo professor
    Autor: Hamilton Werneck
    Data: 20/03/2012
    Roselaine Aparecida de Almeida Reis
    Oração: Vídeo com a música “Ressuscita-me” (Aline Barros)
    Hamilton Werneck,pedagogo, especialista em educação, pós graduado em educação, professor para o ensino superior, escritor e conferencista, publicou este livro em 1996 pela editora Vozes. Com um leitura rápida, as 82 folhas d livro “Como vencer na vida sendo professor”, aborda o assunto orgulho da profissão.
    De início ele já nos dá uma sacudida, quando fala:
    Diante de você há uma tela em branco apoiada num cavalete. Ela é a sua vida profissional, a paisagem você já escolheu: é a sua profissão. Agora, cabe a você dar o colorido que quiser e a iluminação que desejar!
    (Desenhar ou pedir que cada professor fale um apalavra que resuma sua vida profissional).
    Logo depois ele faz algumas colocações e de início ele afirma que escreve para aqueles que amam o que fazem. Aqueles que gostam De lidar com seres humanos nas suas diferenças e especificidades. Como o próprio título indica, o livro reúne considerações e faz algumas sugestões quanto às mudanças de atitudes e posturas do professor.
    O autor falar bastante de sermos independentes, confiarmos mais em nós mesmos, para seguirmos crescendo como pessoas e profissionalmente. Também aborda muito sobre falar para todos sobre a profissão que escolhemos.
    Ele cita várias vezes que ter orgulho da nossa profissão é fundamental: “Tenha orgulho da sua profissão. Encha o peito e dia o que você é, o que você sabe, o que você estudou e o que você é capaz de fazer. Professor, professora, não tenham vergonha de ser. E a partir do momento que li essa frase no livro, ela passou a fazer parte do meu dia-a-dia, como incentivo para a profissão que escolhi. O autor cita um dado muito interessante, é que em 1990, o Japão não tinha mais analfabetos. Seria ótimo se aqui no Brasil esse dado se tornasse realidade. Mas que para isso ser real, é preciso de muita dedicação dos professores, alunos, família, governantes, etc…
    Slides:
    Alguns comentários e sugestões do autor:
    1) primeiramente Werneck chama a atenção daqueles que fazem da sala dos professores um “muro das lamentações”, atitude esta que não gera ação positiva alguma em termos de melhoria da própria realidade;

    2) tenha em mente que o magistério jamais será um trabalho mecânico. Por mais tecnologia que se possa adotar, a relação professor / aluno é típica da solidariedade humana, geradora de amizades, por vezes duradouras;

    3) seja independente, busque atualizar-se constantemente. Não pense que os outros, os governos e as empresas sejam os principais responsáveis pelo seu destino e progresso profissional; auto determine-se e vá em frente;

    4) uma boa dose de autoconfiança é fundamental. Na exposição de qualquer plano, projeto,…, demonstrar conhecimento e segurança ao falar sobre um determinado assunto, são atitudes indispensáveis para que os outros confiem em nós;

    5) estabeleça metas, planos de ação a fim de atingir os objetivos previamente traçados. Contudo, esteja aberto a convites e mudanças de rumo inesperados. Os bons profissionais são cortejados pelo mercado e é bem possível que com o passar do tempo você tenha a “desagradável” situação de dizer não à bons convites, por absoluta falta de tempo em seu dia a dia;

    6) não restrinja a sua área de atuação à sala de aula. Seu campo de ação pode ser bem mais amplo: artigos para jornais, revistas, a elaboração de um livro e do mesmo modo a atuação como palestrante em simpósios, palestras,…, são possibilidades bem factíveis. Não somente para estimular a critica e o debate com outros educadores, como para apresentar o bom profissional que você é. Não se envergonhe de se auto apresentar-se. A autopromoção quando ocorre naturalmente, fruto de trabalho e dedicação, não é motivo de constrangimento algum. Até porque o bom profissional isolado e no completo anonimato, pouco ou nada contribui para o desenvolvimento humano e social daqueles que o cercam;

    7) finalizando, não confunda humanidade e sensibilidade social com sacerdócio e nem o professor deve andar de “pires na mão”. Reivindicar bons salários é algo justo, porém deve estar não razão direta de nossa formação profissional e o que de fato produzimos junto com os nossos alunos. Antes de se almejar uma melhor remuneração, façamos uma autocrítica.

    As dicas de Werneck estarão sempre em minha vida e cheguei a conclusão que na nossa profissão é preciso muita força de vontade e amor pelo que se faz, e quero aproveitar e levar pra minha vida cada parte que li desse livro.
    Tenho certeza de quem ler esse livro irá se apaixonar ainda mais pela profissão, assim como aconteceu comigo.

    Slide:
    Mensagem final:
    Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; quem não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu…
    A ousadia de ser mestre, mediador, professor está em suas mãos. A adultez que já chegou à sua vida e foi assumida é o passo mais decisivo para você conviver com a responsabilidade da vida e com a liberdade conferida pela sua competência e pelo seu status. Tenha orgulho de sua profissão. Encha o peito e diga o que você é, o que você sabe, o que você estudou e o que é capaz de fazer.
    Sua vida é um quadro lindo demais para não ter moldura, sua sabedoria é uma escultura de uma arte única que pertence só a você. A sociedade precisa conhecer a sua imagem dentro da moldura que você escolher.

    PROFESSOR, PROFESSORA, NÃO TENHA VERGONHA DE SER…
    Pra terminar, um vídeo motivacional para professores e a distribuição de um ovo de páscoa como símbolo da nossa renovação, vida e persistência diante da maravilhosa arte de ensinar.

    ACONTECEU NA E.M.ITAÚ DE MINAS…

    ESTE LIVRO FOI LIDO PELA PROF. MARIA VITÓRIA, DA E.M.ITAÚ DE MINAS/MG, E COMPARTILHADO COM MUITO ENTUSIASMO NO ENCONTRO DE MÓDULO DIA 06 DE MARÇO.
    FOI UM SUCESSO!!!O LIVRO É DEMAIS, PARA REPENSARMOS NOSSOS CONCEITOS!!!!!!!!

    Fotos do mural
    De: Hamilton Werneck

    JÁ LI ESTE LIVRO E O OUTRO ESCRITO POR ELE:”12 PALAVRAS PARA VENCER…”…ESTOU PRESENTANDO TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA E.M.ITAÚ DE MINAS, NOS SEUS ANIVERSÁRIOS, COM ESTE LIVRO, QUE É MUITO LINDO… INCENTIVA NOSSA CORAGEM DE LUTAR A CADA DIA, ACREDITANDO NO NOSSO SUCESSO!!! LEIAM TAMBÉM!!!!
    Fotos do mural De: Hamilton Werneck
    ___________________________________________________________________________________

    COLHENDO FRUTOS…
    NO MÓDULO ll, ESTAMOS ESTUDANDO REPORTAGENS DA REVISTA APRENDIZAGEM…

    __________________________________________________________________________________
    MÓDULO II, 20 DE MARÇO, E.M.ITAÚ DE MINAS…

    A PROFESSORAROSELAINE APARECIDA ALMEIDA REIS…,COMPARTILHOU
    O LIVRO: “ COMO VENCER NA VIDA SENDO PROFESSOR- DEPENDE DE VOCÊ!
    A APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA, FOI BRILHANTE, ELA CONSEGUIUCONTAGIAR TODA A EQUIPE, DIZENDO INCLUSIVE: “QUE ELA NÃO GOSTA MUITO DE LER… MAS QUE COMEÇOU A LEITURA DESTE LIVRO E NÃO QUERIA PARAR…”, PREPAROU UMA PAUTA E EXECUTOU PERFEITAMENTE, E ASSIM A EQUIPE CONTINUA AUMENTANDO SEUS CONHECIMENTOS!!!
    PARABÉNS ROSELAINE!
    COLHENDO FRUTOS…
    NA SEGUNDA PARTE DO MÓDULO, ESTAMOS ESTUDANDO A REVISTA ACADEMIA DE VALORES, A LIÇÃO 1- “A GALINHA E A ÁGUIA” E SEU DESENVOLVIMENTO; COM DEPOIMENTOS DE 02 PROFESSORAS QUE JÁ EXECUTARAM O PROPOSTO NA REVISTA:
    PROFª ROSELAINE- ALUNOS DO 5º ANO;
    PROF ª SÍLVIA STEFANELLI- COM ALUNAS DO CURSO NORMAL- ANTIGO MAGISTÉRIO.
    E ASSIM FICOU COMBINADO, QUE PARALELAMENTE AO NOSSO ESTUDO, IRÃO APLICANDO NA SALA DE AULA.
    FINALIZEI PERGUNTANDO SE IRÍAMOS PARAR COM O ESTUDO OU CONTINUAR E FORAM UNÂNIMES EM RESPONDER QUE “SIM”, INCLUSIVE SUGERINDO QUE EU FOTOGRAFE OS ENCONTROS E JUNTE COM AS ATAS QUE SÃO FEITAS, PARA ENVIAR ESTE MATERIAL À VOCÊ.
    E AINDA ME DISSERAM QUE IRIAM ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL COM VOCÊ, PARA RELATAREM.
    QUERIA MUITO DIVIDIR ISTO COM VOCÊ!
    OBRIGADA POR TER ACREDITADO NO MEU TRABALHO!!!!
    ABRAÇOS!!!
    SANDRA- ITAÚ DE MINAS/MG

    Trabalhando a Revista: ACADEMIA DE VALORES- Transformando o teu ser… Hamilton Werneck
    . Sobre o Autor; Justificativas; Objetivos; Fundamentação; Prefácio e Introdução:

    ASSIM TODOS TROCAREMOS IDÉIAS E AO FINAL DO ANO, NOSSA BAGAGEM ESTARÁ AINDA MELHOR!!!
    VAMOS TRABALHAR TODO O CONTEÚDO DA REVISTA, E JÁ IREMOS DEPOIS LEVAR PARA A SALA DE AULA…
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO E CARINHO EM SER NOSSO PARCEIRO E ACREDITAR NO TRABALHO DESTA ESCOLA!!!!
    SANDRA-ITAÚ DE MINAS/MG

    MÓDULO II- 10 DE ABRIL DE 2012.
    LIVRO: -PROFESSOR
    VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO-
    JÚLIO FURTADO
    SANDRA BOZZA

    Abdicação escamoteada – é aquela em que o professor está presente só de corpo, isto acontece principalmente em escolas públicas, quando isso acontece o diretor dá graças a Deus, pelos menos está na escola e controla a disciplina.
    Autopromoção – acontece mais nas escolas particulares, o professor monta um projeto amplia a sua importância, e leva os alunos a realizarem tarefas com o máximo de visibilidade e principalmente para os pais.
    Corrupção pedagógica – á aquela em que eu finjo que ensino e você finge que aprende. Super valorização de tarefas, distribuição de pontos por qualquer coisa, trabalhos copiados, mas considerados como se fossem originais.
    Quando bate o sino é difícil saber quem fica mais feliz: se o aluno ou professor. Isso faz adoecer, problemas de coluna, labirintite, depressão…
    Descobrir o que nos deixa vulnerável para desempenhar nossa função pode ser o ponto de partida para uma reorganização de nossas estratégias e atitudes do ato de ensinar.
    Os professores fazem comparação dos alunos da escola particular com os da escola pública dizendo que os alunos da particular terão mais sucesso. Até a roupa que vai trabalhar na escola pública não serve para trabalhar na escola particular.
    Desempenho X salário: a questão de desempenhar bem a função ou não, não é o salário e sim a falta de compromisso com a aprendizagem dos alunos. O ato de ensinar é o mais puro ato de amor
    Esperança e Vontade de ficar bom nós já temos, exemplo disso é a procura de especialização (pós graduação, congressos).
    Precisamos desenvolver confiança em nós mesmos e Autoestima positiva que é consequencia da confiança.
    Não podemos ficar catalépticos isto é nos fingindo de mortos a Formação continuada é um caminho sem volta, assim como outros profissionais construímos nosso conhecimento no dia-a-dia, levantando hipóteses, testando-as e descartando as que não deram certo.
    “ Nem um saber por si mesmo é formador. Saber algo não é suficiente. É preciso saber ensinar” Maurice Tardif
    A saída do caixão poderia ser pela porta das artes. Os saberes adquiridos a partir da cultura. Eles humanizam, sensibilizam transformando-os em seres flexíveis
    Na Argentina a população é leitora voraz. Se for tempo de vacas gordas as livrarias ficam abertas até tarde para a população celebrar. Se as vacas estão magras ficam abertas 24 horas para que a população lendo não se deprima.
    A leitura pode nos fazer suportar os nossos dias com mais força e mais vontade de viver
    No processo de mudança, muito mais difícil do que aprender o novo é desaprender o velho.
    Quem entende um pouquinho de fonética sabe que só é possível diferenciar o P do B quando se pronuncia em voz alta as palavras. Ex: PATA – BATA, DENTE – TENTE, VACA – FACA
    È necessário assumirmos a avaliação como instrumento poderoso de melhora de nossa ação e não apenas de modificação ou avanço de nosso aluno. Constatamos que ela não está indo bem. Então precisamos refletir sobre a causa do insucesso. E agir sobre a causa.
    A verdadeira avaliação é o olhar que se lança para a tensão que existe entre o saber real e o que é possível de aprender exatamente naquele momento.
    Se não estamos contentes com o curso da Historia, não podemos repeti-la, devemos fazê-la diferente. Mahatma Ghandi
    No inicio do ano letivo deve construir um contrato didático que deve ser retomado sempre insistindo sobre a função da escola.
    Poder condigno é o poder da ameaça e só é exercido mediante a possibilidade de punição. Em sala de aula deve ser o ultimo a ser utilizado.
    Poder compensatório é o poder da troca.
    Poder condicionado é aquele que se concretiza por meio da intervenção na crença do outro. É o poder do convencimento e é o poder com maior potencial de educar. Educar é, na essência, intervir na crença do outro, visando à construção de novos conceitos, valores e atitudes. Na medida em que convenço o outro passo a exercer poder sobre ele.
    O verdadeiro analfabeto é aquele que aprende a ler e não lê. Os encontros de troca de experiências são poderosos instrumentos para alavancar nossa união e para fortalecer nossa competência técnica.
    A união é um movimento típico de quem se reconhece incompleto, de quem tem consciência de seus não-poderes, de suas potencialidades e limitações. “O oficio de ensinar não é para aventureiros. È para profissionais, homens e mulheres que, alem dos conhecimentos na área dos conteúdos específicos e da educação, assumem a construção da liberdade e da cidadania do outro, como condição de sua liberdade e cidadania”.
    -ILdeu Moreira Coelho-
    FEITO PELA PROFESSORA: VALDIRENE CAPRONI

    - COLHENDO OS FRUTOS 1….
    A EM ITAÚ DE MINAS, ESTÁ EM FESTA!
    NOSSA NOTA DO IDEB 2011, DEVERIA SER 6.4.
    ALCANÇAMOS 7.6!
    FICAMOS EM 5º LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO , SUL DE MINAS!
    QUE BENÇÃO!!!
    SÃO FRUTOS COLHIDOS DE UM ÁRDUO TRABALHO, SEM DESISTIR… ACREDITANDO SEMPRE NA MELHORIA DA QUALIDADE E DESEMPENHO DOS ALUNOS!
    PARABÉNS À TODOS OS ALUNOS, QUE HOJE ESTÃO NO 6º ANO, DAS ESCOLAS JORGE OLIVA, MONSENHOR ERNESTO OU PARTICULARES.
    PARABÉNS ÁS PROFESSORAS REGENTES DO 5º ANO, NO ANO DE 2011:
    - MARIA VITORIA DE OLIVEIRA ACESIO
    - ROSA LUCIA GONÇALVES MEDICE
    -SILVIA REGINA STEFANELLI LEITE
    E DEMAIS PROFESSORAS, QUE CONTRIBUIRAM, NOS ANOS ANTERIORES, PARA QUE ESTES ALUNOS BRILHASSEM!
    OBRIGADA AOS PAIS, POR CONFIAREM SEUS FILHOS À NOSSA ESCOLA!
    OBRIGADA PELO COMPROMETIMENTO, RESPONSABILIDADE DE TODA A EQUIPE PEDAGÓGICA, QUE MAIS UMA VEZ COMPROVOU QUE: “QUEM QUER CONSEGUE, JUNTOS!”
    A DIREÇÃO.
    Confira abaixo os melhores colocados do Sul de Minas no Ideb 2011:
    Até 4ª Série (Anos iniciais)
    - Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti (Itaú de Minas) – Nota 8,6 (1º lugar nacional)
    - Escola Municipal Prof. Joaquim Borges de Freitas (Claraval) – Nota 8,3 (4º lugar nacional)
    - Escola Municipal Mauro Franco (Caldas) – Nota 7,7 (53º lugar nacional)
    - Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda (Borda da Mata) – Nota 7,6 (71º lugar nacional)
    - Escola Municipal Itaú de Minas – Nota 7,6 (75º lugar nacional)
    - COLHENDO OS FRUTOS 2….
    AOS ALUNOS QUE CURSAVAM O QUINTO ANO EM 2011 E HOJE ESTÃO NO SEXTO ANO EM OUTRAS ESCOLAS, PARABÉNS!
    Á MINHA EQUIPE DE PROFESSORES, EM ESPECIAL:

    -MARIA VITÓRIA;
    -ROSA MÉDICE;
    -SILVIA STEFANELLI
    - PROF. DE ED. FÍSICA- WANDER CARVALHO
    PROFESSORAS DO QUINTO ANO EM 2011, AGRADEÇO O COMPROMETIMENTO COM O TRABALHO DE VOCÊS!
    AOS PAIS DE NOSSOS ALUNOS, AGRADEÇO A PARCERIA E POR CONFIAR SEUS FILHOS À NOSSA ESCOLA.
    NOSSA META PARA 2011: 6.4, ATINGIMOS 7.6…
    FOI UMA SURPRESA E ALEGRIA PARA TODOS.
    FIZERAM A AVALIAÇÃO 65 ALUNOS, O ÍNDICE DE PRESENÇA FOI DE 100%!
    À TODOS, OBRIGADA E QUE CONTINUEM SE EMPENHANDO PARA NÃO SÓ ALCANÇARMOS NOTAS, MAS CUIDARMOS DO LADO HUMANO, DE TODOS QUE CHEGAM EM NOSSAS MÃOS!!!
    ABRAÇOS!
    DIREÇÃO DA E.M.ITAÚ DE MINAS.

Conheça as ações que ajudam a melhorar a qualidade da Educação no Brasil

categoria



roda blog