Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

7 filmes sobre professores para se inspirar e homenagear seus mestres

Eles batalham todo dia por uma educação melhor: que tal retribuir?


15/10/2015 16:56
Texto Stefanie Silveira
Educar

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, é dia dos professores, esses profissionais que marcam nossas vidas com lições que vão além das que provas de matemática. Que tal, em homenagem aos mestres que marcaram sua vida, ver (ou rever) um desses sete filmes com professores marcantes que selecionamos?

1. Mentes Perigosas (1995)

O filme que ficou conhecido junto à canção Gangsta's Paradise, do Coolio, traz Michelle Pfeiffer como uma ex-fuzileira naval que começa a dar aulas em uma escola da periferia da cidade. Para conquistar a classe, ela vai precisar de métodos pouco convencionais de aulas.

2. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Um clássico. Robin Williams dá vida ao professor John Keating que desafia o pensamento crítico dos alunos e os inspira a entender literatura e poesia. O professor apresenta para a classe a história da Sociedade dos Poetas Mortos e os encoraja e desafiar a escola e os tradicionais caminhos da sociedade.

3. O sorriso de Mona Lisa (2003)

Julia Roberts interpreta a professora Katharine Watson que dá aulas de História da Arte. À frente do seu tempo, Watson desafia o conservadorismo da escola e das estudantes que sonham em casar e ter filhos como único plano de vida. Sua trajetória acaba servindo de inspiração para o emporamento das mulheres de sua classe.

4. Mr. Holland - Adorável Professor (1995)

Richard Dreyfuss vive o compositor Glenn Holland que aceita ser professor para conseguir pagar as contas enquanto tenta compor a obra que deixará sua marca no mundo musical. Com o passar do tempo, a convivência com os alunos se torna uma realização para ele.

5. Entre os muros da escola (2008)

O filme mostra a realidade vivida pelos professores de uma escola de ensino médio da periferia de Paris. Como a maioria dos professores de todo o mundo, François Marin precisa enfrentar a rebeldia dos alunos e as suas diferentes e difíceis histórias pessoais.

6. Escritores da liberdade (2007)

A jovem professora Erin Gruwell, vivida por Hilary Swank, desafia seus alunos a aprender a tolerância através da prática entre eles mesmos, após a escola ter implantado um programa de integração questionado por muitos membros da comunidade.

7. O substituto (2011)

Henry Barthes é um professor que atua somente como substituto em diversas escolas. Quando é chamado para dar aula numa escola pública, ele encontra uma classe de jovens desmotivados e descrentes da educação. A convivência com outros professores e um evento específico em sua vida vão fazer Barthes abrir uma exceção para criar vínculos.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada