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EDUCAÇÃO INFANTIL

Como controlar manifestações agressivas

É possível lidar com a agressividade de forma natural e não fazer disso um problema


26/04/2012 12:00
Texto Suzel Tunes
Nova-Escola
Foto: Diana Abreu
Foto: É normal que a criança extravase sentimentos por meio de atitudes agressivas, cabe ao adulto limitá-las e mostrar outras soluções
É normal que a criança extravase sentimentos por meio de atitudes agressivas, cabe ao adulto limitá-las e mostrar outras soluções

Mordidas, tapas, puxões de cabelo... Até os 3 anos de idade, é comum a criança expressar seus desejos e frustrações com atitudes que não são lá muito delicadas. Cabe ao adulto mostrar que há outras formas de se relacionar com o mundo. Oferecer às crianças um ambiente tranqüilo e acolhedor é o primeiro passo para diminuir a agressividade natural nessa fase: quanto maior o bem-estar, menor a necessidade de se expressar agressivamente.

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 Conheça algumas atividades que podem ser desenvovidas

Para ler, clique nos itens abaixo:
Cuidado com a boneca
Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro - necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.
Chuvinha de papel
Para relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas, sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
Papai veio brincar
É importante que os pais também participem deste processo. Uma boa idéia é colocar uma música e pedir para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
Jogo das expressões
Para que as crianças aprendam a nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas, desenhe em uma cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.
Caminhada solidária
Desenvolver a idéia de grupo e a tolerância é importante para que as manifestações de agressividade não se tornem excessivas. Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.

 

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