Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

VIAGEM

Brincadeiras para carro, avião e outros transportes

Uma seleção de brincadeiras para tornar a viagem de carro ou de avião mais divertida


22/01/2015 12:52
Texto Redação Educar para Crescer
Educar
Foto: Omar Paixão
Preste atenção nas dicas para tornar qualquer viagem mais divertida

Todo mundo conta os dias para o início das férias. Enfim, é hora de viajar, sair da rotina e se divertir! Mas o começo da aventura pode não ser dos mais animadores. Nessa época, em praticamente todos os cantos do Brasil é preciso encarar congestionamentos nas estradas, filas nos aeroportos ou espera nas rodoviárias.

O melhor então é se planejar e tornar o caminho o mais agradável possível, principalmente quando se viaja com as crianças. Para isso, prepare uma mochila pequena com uma reserva de água, suco, biscoitos, chocolates e frutas (mas lembre-se de que líquidos e frutas não podem fazer parte de sua bagagem de mão na hora de embarcar em um avião). Inclua agasalhos leves, lenços de papel, lenços umedecidos e medicamentos de uso regular, além de CDs de música, pequenos brinquedos e jogos, papel, lápis, livros e algumas revistas. Com esse "kit de emergência", algumas dicas de jogos que você confere a seguir e um pouco de imaginação, as férias já vão começar a ficar animadas desde o início.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Era uma vez
Escolha um objeto pequeno, que vai passar de um participante para o outro (pode ser uma bolinha ou uma caneta, por exemplo). Tirem na sorte quem vai ficar com o objeto. O sorteado deve olhar pela janela e escolher um personagem para começar uma história. Ele pode dizer algo como "Era uma vez um menino" e aí passa o objeto para quem quiser. O escolhido tem de continuar a história, acrescentando algo que está vendo na paisagem. Se ele viu um cachorro, por exemplo, pode dizer "Era uma vez um menino, que encontrou seu cachorro, o Rex". A brincadeira continua até alguém achar um final engraçado para a história.
Hora do show
Tirem na sorte quem será o primeiro a pensar numa palavra que faça parte de uma música, como por exemplo, "coração". O participante que cantar qualquer música com essa palavra ganha um ponto. Se alguém cantar exatamente a música que o jogador inicial pensou, ganha cinco pontos. A brincadeira segue até que todos os jogadores tenham sugerido ao menos uma palavra. Vence quem somar mais pontos!
Sentinela
Sorteiem um participante para começar o jogo. Ele vai olhar ao redor, escolher algum elemento e dizer, por exemplo, "Eu sou o sentinela e vi um bicho voador". Cada jogador pode fazer uma pergunta para tentar descobrir o que o amigo viu e ele só pode responder com "sim" ou "não". Quem acertar primeiro será o próximo sentinela e vai propor um novo desafio.
Bingo da paisagem
Antes de sair de casa, chame os viajantes da família e façam uma lista com tudo que vocês imaginam que podem encontrar no caminho, detalhando ao máximo as informações (árvores grandes, flores amarelas, flores brancas, casas de madeira, vacas, cachorros, carros azuis, por exemplo). Peça para cada um fazer uma cópia da lista e levar no bolso, junto com um lápis. No caminho, todos ficam com suas listas e quem avistar qualquer item primeiro diz o que viu e marca 10 pontos. Vence quem tiver mais pontos no final da viagem.
De olho na placa!
Selecionem um participante que vai olhar as placas dos carros ao redor até encontrar um veículo com placa de um estado diferente do seu. Ele deve então dar três dicas sobre o lugar. Se for Minas Gerais, por exemplo, ele pode dizer algo como "cidades históricas, pão de queijo e doce de leite". Quem descobrir de qual estado do Brasil ele está falando, vai procurar uma placa para a próxima rodada.
Letra proibida
Tirem a sorte para saber quem será o primeiro jogador a escolher uma letra proibida. Ele anuncia a letra para todos e faz uma pergunta para cada jogador, que deve responder sem usar a letra proibida. Quem falar qualquer palavra com a letra proibida sai da brincadeira. Depois que todos responderem, outro jogador escolhe outra letra e o jogo continua, até sobrar só o campeão.
Quem eu sou?
Coloque em um saquinho ou envelope várias fotos de personagens ou pessoas famosas recortadas de revistas. Um viajante fecha os olhos, sorteia um recorte e mostra a imagem aos amigos, sem olhar. Ele vai perguntar "Quem eu sou?" e cada jogador dá uma pista, dizendo, por exemplo, "Você é um cachorro", "Seu dono é um rato", e assim por diante, até a pessoa descobrir o personagem que sorteou e aí escolher quem será o próximo a fazer o sorteio.
Lista de compras
O primeiro jogador diz o nome de uma coisa que se compra no supermercado e que começa com a letra A. Por exemplo, "Fui ao supermercado e comprei abacaxi". O próximo tem de acrescentar à lista algo com a letra B, dizendo "Fui ao supermercado e comprei abacaxi e berinjela". O seguinte aumenta a lista, seguindo a ordem alfabética. Quem errar sai da brincadeira.
Números e mais números
Um jogador sorteado soma os números da primeira placa de carro que encontrar e todos os outros têm de procurar uma placa cuja soma dos números seja igual. Quem achar primeiro vai procurar outra placa diferente e faz a soma para desafiar os amigos a descobrir outra soma igual.
Mala cheia
O primeiro participante diz "Vou fazer uma viagem e levar um papel". O próximo jogador tem de continuar a frase, acrescentando um objeto cujo nome comece coma última letra do anterior, por exemplo, "Vou fazer uma viagem e levar um papel e um livro". O jogo segue até alguém não conseguir achar a palavra certa. Quem errar sai da brincadeira e o próximo recomeça, com outro objeto.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada