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BRINCADEIRAS

Imaginação faz bem!

Além de divertidas, as brincadeiras preparam a criança para se tornar um adulto saudável, equilibrado e responsável


10/01/2014 14:30
Texto Lívia Lopes
AnaMaria
Foto: Divulgação
Foto: Basta a imaginação para transformar a fantasia em realidade.
Basta a imaginação para transformar a fantasia em realidade.

Pega-pega, duro ou mole, esconde-esconde, casinha... Todas nós guardamos boas recordações das brincadeiras de infância. Ainda bem! Afinal, elas são essenciais ao nosso crescimento pessoal.614883 Com os jogos e as situações de faz de conta, os pequenos compreendem regras sociais, desenvolvem habilidades fí-sicas e aprendem a lidar com as próprias emoções. Além desses benefícios, a diversão pura e simples também é muito importante.

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A revista ANAMARIA ouviu dois especialistas no assunto: a psicóloga Cisele Ortiz, do Instituto Avisa Lá, e o pedagogo Luca Rischbieter, do grupo Positivo. Além de explicar as características de cada atividade, eles sugerem as mais indicadas para cada faixa etária.

Confira essas informações e divirta-se com a molecada!

Veja abaixo 5 tipos de brincadeiras mais comuns e seus benefícios para a criança. Confira também as atividades mais indicadas para cada faixa etária de seu(sua) filho(a) -as faixas etárias assinaladas correspondem a uma média, mas cada criança tem um ritmo próprio de desenvolvimento.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Brinquedos artesanais
Alguns brinquedos simples são confeccionados pelas próprias crianças. Qualquer menino ou menina que brinque na rua já fez uma pipa para empinar ou uma bola de meia para jogar queimada.

Benefícios - Além de construir algo sozinha, a criança exercita a capacidade de resolver os problemas que possam aparecer durante o processo. Ela aprende a criar cores e formas diferentes ou mesmo escolher os materiais mais adequados para a atividade proposta.
Artigos eletrônicos
Engana-se quem pensa que a criança não aprende nada quando passa horas na frente do computador ou fica com o dedo quase adormecido de tanto jogar videogame.

Benefícios - Os jogos eletrônicos são ótimas oportunidades para os pequenos expressarem a agressividade ou para aliviar uma situação traumática de tristeza ou medo. Só mantenha o controle do tempo de uso e da qualidade dos programas a que seu filho tem acesso. Afinal, há muita violência nesse tipo de diversão.
Faz de conta
Bolas, bonecas, carrinhos e outros objetos estimulam histórias reais ou imaginadas.

Benefícios - Essas brincadeiras fazem a molecada viver problemas ainda desconhecidos
Trava-línguas
"O rato roeu a roupa do rei de Roma." "Três pratos de trigo para três tigres tristes." Esses são exemplos de como as palavras geram desafios.

Benefícios - Esses jogos ajudam a treinar a fala. Duvida? Tente repetir: "Se o príncipe de Constantinopla quisesse se desconstantinopolizar, qual seria então o desconstantinopolizador que iria a Constantinopla para desconstantinopolizá-lo?". (Nós tentamos aqui na redação, mas ninguém conseguiu sem gaguejar...)
Jogos de locomoção
Amarelinha e pega-pega fazem parte da lista de brincadeiras tradicionais que exigem o uso do corpo.

Benefícios - Essas atividades estimulam a flexibilidade e o equilíbrio. À medida que os pequenos crescem, os desafios de ritmo, força e coordenação motora ficam cada vez mais complexos.
Até 2 anos
Boa fase para introduzir o jogo simbólico e o faz de conta. Ofereça a oportunidade de seu filho sentir a textura da água, da areia, da grama e de outros materiais. Nessa fase, as crianças adoram dançar, cantar e pular.
3 a 4 anos
Desenho, pintura, colagem e modelagem ganham força nessa idade. Ofereça jogos de montar, lápis, tintas, papel, argila e giz de cera. Mas forre bem a mesa em que seu filho vai "trabalhar", para que ele não pinte a casa inteira...
4 a 5 anos
Surgem os heróis e as brincadeiras que imitam o mundo adulto. Ofereça lousa, bonecas, casinhas, carrinhos, fazendinhas e imitações de objetos cotidianos, como telefone, caixa registradora e apetrechos de cozinha.
6 a 7 anos
Época dos jogos com regras, que estimulam o raciocínio lógico. Ofereça jogos em geral (eletrônicos, de cartas ou tabuleiro), para lidar com vitórias e derrotas.

 

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