Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ADOLESCÊNCIA

Como lidar com a vontade de ser popular

Veja o que fazer quando os jovens exageram nas atitudes para chamar atenção


14/06/2013 17:58
Texto Adriana Carvalho
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Entenda o que é ser
Entenda o que é ser "popular" entre os adolescentes - e os problemas que isso pode trazer a seu filho

Para muitos adolescentes não há nada mais importante do que estar com seu grupo de amigos. “Ser popular” na turma se torna então um objetivo para esses jovens. O problema é que, para ser aceito e ganhar a admiração dos colegas, os adolescentes podem muitas vezes buscar formas equivocadas de se exibir e de chamar a atenção. É o caso dos jovens que não medem esforços para conseguir o corpo ou a aparência ideais, algumas vezes colocando até sua saúde em risco. E também é o caso daqueles que acham que só serão queridos se tiverem posses para exibir: um tênis de marca, uma bolsa da moda ou o último modelo de aparelho celular.

Há ainda jovens que, com medo de serem taxados como nerds (termo pejorativo para designar quem tem grande atividade intelectual) pelos colegas, começam a negligenciar os estudos. Para outros adolescentes, “ser popular” pode significar ser rebelde, romper regras e desrespeitar pais ou professores. Veja as dicas dos especialistas para saber como ensinar seu filho a conquistar atenção na medida certa.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. O que é ser popular para os adolescentes?
Ser popular é se destacar no grupo de amigos por meio de atitudes que são valorizadas pela turma. Isso pode envolver a aparência, o comportamento ou mesmo as posses do adolescente. "Algumas vezes os adolescentes procuram se exibir por meio de seu status, mostrando as roupas de marca que usa, o tênis caro que ganhou, o carro importado do pai, o celular de última geração, a viagem internacional que fará, etc", diz Andressa Pescuma, psicopedagoga e coordenadora pedagógica do Colégio Global.
2. Como os pais devem agir quando, para ser popular ou para se exibir, o adolescente toma atitudes que o prejudicam?
Quando o adolescente quer "ser popular" ou se exibir para chamar atenção, por vezes toma atitudes podem prejudica-lo. Isso acontece quando, por exemplo, por medo de ser rejeitado pela turma, o adolescente deixa os estudos de lado para não ser classificado como "nerd". Ou quando sua única preocupação na vida passa ser conquistar a beleza ou a aparência valorizada pelo grupo. Também é o caso dos adolescentes que buscam chamar atenção por meio de atitudes agressivas ou destrutivas, como depredar bens da escola. Nessas horas, os pais devem intervir. "O diálogo ainda é a melhor forma de educar. Os pais devem conversar e ser o modelo para atitudes positivas e construtivas. Mostrar o quê o adolescente está construindo para a sua imagem e para a sua vida. Se ainda não é perceptível para o jovem, então os pais devem orientar como esse exibicionismo pode afetar a sua vida. Será que vale a pena ser marcado na vida do outro pela exposição negativa?", afirma Marcos Nemitz, orientador educacional de Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Pentágono, de São Paulo.
3. Como agir quando o adolescente quer ser o único a se destacar e não dá espaço aos demais?
Uma sugestão é mostrar à ele que cada um tem a sua vez e que ele precisa dar oportunidade aos outros de participar da atividade em questão, seja uma partida de um jogo ou mesmo uma conversa numa reunião de amigos. Não é porque ele tem mais desenvoltura social ou é mais desinibido que deve dominar a cena. Além disso, explique que os colegas podem ficar chateados com sua atitude.
4. Como agir quando o adolescente tenta se destacar apontando a falha dos demais?
Nessas situações é importante ter uma conversa reservada com o jovem e levá-lo a fazer uma reflexão sobre sua atitude para que ele avalie como fez o outro se sentir. Se ele foi grosseiro com o amigo, mostre que há maneiras diferentes de mostrar ao outro que está errado e que chamar a atenção dele na frente de todos não ajuda em nada, só o deixa envergonhado. Você pode mostrar também que a atitude certa de quem sabe mais que o outro é ensinar e não humilhar.
5. Além de querer ser popular, há outros motivos que podem levar o adolescente a querer se exibir e chamar atenção?
Os adolescentes também podem buscar chamar a atenção dos pais ou dos adultos à sua volta quando enfrentam algum problema ou situações que os fazem sofrer como, por exemplo, a separação do casal. Às vezes, para chamar a atenção, os jovens chegam a tomar atitudes que sabem que são erradas: podem ter explosões de agressividade ou se colocar em risco de alguma forma. "Quando se sentem rejeitados ou não aceitos, eles precisam ser notados de alguma maneira, fazendo com que ajam de forma errada. Por isso os pais devem ficar próximos, procurar saber os passos do filho, ir a fundo e saber o porquê de suas atitudes erradas", diz Andressa Pescuma, psicopedagoga.
6. Em que casos é importante procurar a ajuda de um psicólogo?
Quando os pais percebem que não podem ou não sabem mais lidar com as situações causadas pelo filho que busca se exibir ou chamar a atenção de forma errada, é hora de buscar ajuda especializada. "Quando a situação fica insustentável é importante buscar ajuda de um psicólogo. Às vezes esse adolescente não teve atenção e acompanhamento necessário e por isso não confia aos familiares os seus problemas. Neste caso é mais fácil "se abrirem" e expor seus anseios a um estranho, uma pessoa fora de seu círculo de amizades e relacionamentos", diz Andressa Pescuma, psicopedagoga.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada