Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Cuidados com crianças e adolescentes no Carnaval

Dicas para manter seus filhos em segurança durante a folia


05/02/2016 17:43
Texto Ana Carolina Castro
Claudia

Bailinhos, festas com os amigos, blocos de rua... Crianças e adolescentes têm infinitas oportunidades de diversão no Carnaval. Mas para garantir que a folia não termine mal, é importante orientar os filhos para mantê-los longe de perigo. Tome nota!

Para crianças

Fuja da multidão
Prefira locais mais tranquilos, onde seus filhos possam curtir a folia à vontade e ao lado de outras crianças da mesma faixa etária.

Mantenha a rotina ao máximo
Crianças precisam ter seus horários de sono e refeição respeitados, mesmo em períodos de festa e viagem. Caso contrário, elas ficarão irritadas e não curtirão a folia. Se for preciso, adapte os horários para que pequenos cochilos sejam tirados.

Cuide da alimentação
O Carnaval não é desculpa para descuidar da alimentação dos pequenos. Esqueça as frituras, comidas gordurosas e industrializadas. Leve consigo porções de frutas, sucos e sanduiches leves para quando a criança sentir fome. E água, muita água! Se for necessário comer na rua, procure um estabelecimento de confiança e prefira iogurtes e saladas de frutas.

Combinem um ponto de encontro
Antes de sair de casa, converse com a criança e explique que vocês definirão um ponto de encontro para o caso de se separarem. Logo ao chegar ao local, mostre a ela o ponto de encontro e repasse as orientações. Indique também onde ela pode encontrar ajuda policial.

Prepare cartões de identificação
É importante que a criança tenha consigo um cartão de identificação com os dados dos pais preso na roupa, nos bolsos ou até em uma medalhinha no pescoço.

Para adolescentes
Se o seu filho já tem idade para curtir o Carnaval sozinho ao lado dos amigos, uma série de recomendações são necessárias.

Controle os horários
Estabeleça um horário para voltar para casa e combinem de trocar mensagens ao longo do dia para avisar que está bem. Mas não ultrapasse os limites. Mostre que confia no seu filho e não fique ligando a cada hora.

Dê dinheiro para o táxi
Bebida e direção definitivamente não combinam. Para garantir que ele não pegue carona com um amigo bêbado, dê um dinheirinho extra para custear o táxi.

Tenha uma conversa franca sobre drogas e bebidas
Adolescentes tendem a ter a falsa sensação de que são imbatíveis. Alerte-o sobre a possibilidade de alguém colocar droga em um copo que não está sendo observado. Ou de ser levado para locais desertos. Aconselhe a não se afastar do grupo e a redobrar a atenção.

Deixe as bolsas e mochilas em casa
Em locais de grande aglomeração, bolsas se tornam um alvo fácil. Oriente seu filho a levar apenas o necessário, como dinheiro, documentos e celular. O ideal é vestir roupas com bolsos de zíper, que deixem os itens seguros.

Cuidado com as selfies
É difícil convencer um adolescente a sair de casa sem celular, mas alerte sobre os riscos de ficar expondo seu aparelho em grandes aglomerações. As fotos devem ser tiradas em locais tranquilos e o smartphone deve estar sempre bem guardado.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada