Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

VOLTA ÀS AULAS

Escola é importante!

Se você acreditar nisso, é bem provável que seu filho também acredite. Veja como mostrar a ele como os estudos são fundamentais para a nossa vida


20/01/2014 18:31
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Aline Casassa
Foto: Valorize a escola de seu filho! É aqui que acontece o principal processo de aprendizagem dele.
Valorize a escola de seu filho! É aqui que acontece o principal processo de aprendizagem dele.

Já está provado: a participação dos pais é essencial para o aprendizado dos filhos. Essa foi a principal conclusão do Ciclo de Debates de Gestão Educacional de 2012, realizado em São Paulo, cujos palestrantes mostraram que, em países reconhecidos por sua educação de qualidade, como Suíça e Finlândia, os pais e a família como um todo são muito envolvidos na vida escolar de seus filhos.

Volta às AulasEspecial Volta às Aulas
Confira reportagens especiais para ajudar seu filho a iniciar o ano letivo com o pé direito!
Sendo assim, antes de reclamar que seu filho não gosta muito de estudar, avalie: você valoriza os estudos e mostra isso a ele? E não apenas como um meio de "ganhar a vida" no futuro, mas como uma maneira de viver melhor em sociedade? "Os pais que valorizam o aprendizado e participam de situações escolares servem de modelo para o filho", confirma Marli Veríssimo, coordenadora pedagógica da escola bilíngue Kinder Kampus, de São Paulo.

A seguir, selecionamos orientações básicas para que você transmita a importância da escola para o seu filho - de maneira espontânea e proveitosa para todos.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1) Faça referências no dia a dia
O que se aprende na escola não está descolado da realidade. A matemática está presente em tudo no nosso dia a dia: nas idas ao banco, nas receitas de bolo, no manuseio do dinheiro. As artes estão nos museus, culturas diferentes são reveladas em viagens e a língua portuguesa é o nosso instrumento de comunicação. Quanto mais os pais enfatizarem essa ligação entre o conteúdo pedagógico e a vida cotidiana para os filhos, mais eles perceberão o quanto o que aprendem na escola é importante. Faça isso espontaneamente, aproveitando também o que se passa nos noticiários - se um vulcão entrar em erupção, por exemplo, lembre ao seu filho o que ele aprendeu sobre vulcões na aula de geografia. Para isso, claro, mantenha-se por dentro de tudo que ele está aprendendo.
2) Mostre que aprender é bom
Ao longo da vida, aprendemos coisas diferentes e de formas diversas. Não é porque você já saiu da escola que não tem mais nada a aprender, e é essencial que você deixe isso claro para o seu filho. Mostre que você ainda necessita e gosta de aprendizado, comentando com ele sobre suas descobertas no dia a dia. Se estiver fazendo um curso, conte como está indo. Se mudar de cargo no trabalho, fale sobre as novas tarefas que assumirá. Tenha em mente que ser curioso é saudável e humano. "O normal é que a criança goste de aprender, já que aprender é prazeroso. Se isso não acontece, deve-se entender o porquê", ressalta a coordenadora pedagógica Marli Veríssimo.
3) Ouça o que seu filho tem a dizer
E também faça muitas perguntas! Se você não tem paciência para ouvir as peripécias que seu filho tem a contar sobre a escola, mesmo que não lhe pareçam importantes ou interessantes, como ele vai sentir que você valoriza o que acontece na vida dele? É preciso lembrar que o mundo da criança gira basicamente em torno do universo escolar - e ouvir com entusiasmo tudo que ela tem a dizer sobre ele.
4) Participe de eventos na escola
Se você defender a importância dos estudos, mas seu filho sentir que você prefere se manter bem longe da escola dele, pode ser que ele não acredite muito na sua defesa - principalmente se estiver na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I, que pedem uma participação maior dos pais devido à pouca independência da criança. Procure saber como pode colaborar com bazares, festas, feiras e outros eventos propostos pela escola. Enturme-se com outros pais e com os professores, e seu filho sentirá que realmente aquele é um lugar de comunhão e de alegria, além de ser um templo de aprendizado.
5) Cite exemplos
Não em tom de cobrança, como que pressionando seu filho a estudar para "se dar bem na vida". Mas não deixe de mostrar a ele que a educação é imprescindível para uma sociedade mais justa, e que pessoas que gostam de estudar têm maior possibilidade de, um dia, realizar seus sonhos profissionais. Tente desviar a atenção da criança da sociedade do espetáculo (para que ela não pense que apenas jogadores de futebol e atores de TV são admiráveis), mostrando que cientistas, professores e tantos outros profissionais menos "famosos" fazem belos trabalhos para o mundo.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada