Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

SISTEMA DE ENSINO

Escolas muito loucas

Esqueça os currículos só com matérias tradicionais, as provas bimestrais e os horários rígidos. Nos colégios que você vai conhecer agora há alunos que escolhem seus professores, aulas que começam de madrugada e mensalidades cobradas em sacas de milho


Mundo-Estranho

04/03/2009 16:19

Texto
Viviane Palladino

Foto: Divulgação
Foto: A Escola da Ponte, em Portugal, deixa o aluno livre para escolher as matérias que quer aprender

A Escola da Ponte, em Portugal, deixa o aluno livre para escolher as matérias que quer aprender

----- PAGINA 01 -----

FAZENDO ARTE

Escola - Waldorf Rudolf Steiner

Local - São Paulo

Faixa etária - 3 a 18 anos

Que tal uma escola onde aulas de teatro e artesanato são tão importantes como as de física ou geografia? Coisa de vagal? Que nada, a Waldorf é uma das mais conceituadas escolas diferenciadas do Brasil. E põe diferente nisso... As matérias tradicionais, por exemplo, são divididas em "Épocas" (Época de Matemática, Época de História...), que podem durar até quatro semanas com uma overdose de aulas relacionadas àquela disciplina. A escola segue os princípios do filósofo austríaco Rudolf Steiner, pai da antroposofia, doutrina que defende o desenvolvimento não só do conhecimento intelectual do aluno, como também de sua veia artística e até de sua espiritualidade.

O que é show - Um mesmo professor acompanha o aluno por oito anos, para contribuir melhor com seu desenvolvimento. Bem, isso só é show mesmo se você não cair com um mala, né?


CONFUSO HORÁRIO

Escola - Centro Municipal de Educação Infantil Rosa Maria Donine

Local - Jaraguá do Sul (SC)

Faixa etária - 4 meses a 5 anos

Se você reclama de ter que estar no colégio às 7h15, ainda não viu nada... Nessa escola infantil de Santa Catarina algumas turmas entram às 4h20 da madrugada! Há 12 anos as aulas acontecem em fusos horários estranhos para se adaptar aos turnos de trabalho dos pais das crianças, empregados de empresas da região. Para você ter uma idéia, a turma da tarde entra às 13h30 e só deixa o local depois das 11 da noite! É que nesse período as crianças têm direito a lanche, jantar e até puxar um ronco depois das 8 e meia da noite, só acordando quando seus pais chegam para buscá-las.

O que é show - Chegar à escola de madrugada é dose, mas em compensação a única atividade prevista para as crianças nesse período é uma boa soneca até as 6h30, seguida de um belo café da manhã.


RODÍZIO ESCOLAR

Escola - Casa Familiar Rural Capanema/Planalto

Local - Capanema (PR)

Faixa etária - 12 a 18 anos

Uma semana de aula, uma semana em casa; uma de aula, uma em casa... Essa é a escola dos seus sonhos? Pois ela existe na vida real: fica em Capanema, a 650 quilômetros de Curitiba. Na segunda-feira, os alunos chegam à escola rural com mala e cuia para permanecer uma semana por lá em regime de internato. Além das aulas tradicionais, eles aprendem técnicas agrícolas e de pecuária, lavam louça e varrem as salas de aula e os alojamentos. Na sexta-feira retornam e ficam uma semana sem ir à escola, só fazendo lições de casa e testando na prática, nas roças de seus pais, o que aprenderam com os professores. A volta às aulas? Dez dias depois, na outra segunda.

O que é show - Para tornar a escola acessível às famílias da zona rural, o cálculo da anuidade a ser paga pelos alunos é feito com base no equivalente a uma saca e meia de milho!


REPÚBLICA ESTUDANTIL

Escola - Summerhill School

Local - Leiston, Inglaterra

Faixa etária - 5 a 18 anos

Nessa escola todas as regras são discutidas com os estudantes e tudo o que você fizer muito provavelmente seu pai não vai saber. Na Summerhill, que fica a cerca de 150 km de Londres, os alunos moram no colégio e têm pouco contato com os pais. Para o escocês Alexander Sutherland Neill, que fundou a instituição, as interferências dos mais velhos causam insegurança nas crianças, tirando-lhes o entusiasmo da descoberta e a confiança para superar obstáculos. Hoje existem mais de 200 escolas no mundo que nasceram a partir da proposta de A.S. Neill. E uma funciona no Brasil! É a Lumiar, em São Paulo, criada pelo empresário Ricardo Semler.

O que é show - Como a palavra obrigatório não existe no dicionário da Summerhill, o aluno nunca é forçado a entrar na sala. Também não há provas ou exames de qualquer tipo.


VOCÊ DECIDE

Escola - Escola da Ponte

Local - Vila das Aves, Portugal

Faixa etária - 5 a 13 anos

Imagine estudar numa escola em que você escolhe a matéria que quer aprender, o professor que vai te acompanhar durante o ano e ainda decide o momento ideal para fazer a prova! Tudo isso rola numa cidadezinha portuguesa. Na Escola da Ponte não há séries ou separação por ano de escolaridade: as turmas são divididas de acordo com o desenvolvimento pessoal de cada um. O estudante escolhe o "projeto de pesquisa" (como se fosse uma matéria) que vai desenvolver no ano e um professor para auxiliá-lo. Quando o projeto fica pronto, ele escreve seu nome numa lista chamada "Eu Já Sei". Só aí o professor avalia o aluno, com uma prova oral ou escrita.

O que é show - Em outra lista, a do "Eu Preciso de Ajuda", o aluno com dificuldades em um projeto marca seu nome e o professor se oferece para dar uma forcinha antes da prova.


HORÁRIO ELEITORAL

Escola - Escola Municipal Sinfrônio P. Costa

Local - Viana (MA)

Faixa etária - 4 a 12 anos

Todo início de ano na escola Sinfrônio Costa é pra lá de agitado. Durante os 30 primeiros dias de aula, os alunos se dedicam a uma campanha eleitoral para eleger o governo estudantil do colégio. É isso mesmo! Tem cargo de presidente, vice-presidente, secretários, tesoureiro... Os eleitos são responsáveis por determinar (em conjunto com os professores) as regras de conduta na escola e a batalhar junto às autoridades por melhorias no colégio. A idéia é envolver mais os alunos com o colégio, combatendo o alto índice de abandono do ensino que rola nas zonas rurais das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

O que é show - As salas de aulas são multisseriadas, misturando, por exemplo, alunos da 2ª e 3ª séries - o professor divide as atividades de acordo com o nível de cada um. Assim, quem mostrar grande evolução, pode até concluir duas séries num só ano.

 



 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada