Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

PARTICIPAÇÃO

Como a família pode ajudar nas férias

Diversão em família: que tal recuperar os laços antigos e dar às crianças novas experiências?


21/06/2014 15:22
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Dennis M. Ochsner
criquete
As férias são ótimas para estreitar as relações familiares
----- PAGINA 01 -----

Durante as aulas, o mundo da criança gira em torno da escola e dos coleguinhas. A família ganha mais espaço nos fins de semana, mas, ainda assim, pode não ser o suficiente para uma convivência proveitosa. As férias são, então, uma grande oportunidade para interagir com pais, irmãos e outros parentes. 

"Boa parte dos membros das famílias de hoje não se conhecem, são estranhos uns aos outros. Os meses de descanso das crianças podem se tornar uma fase de reconhecimento", acredita a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna, que coordena um curso de extensão voltado para educadores que querem aprender a brincar com as crianças. Ela propõe diversas formas divertidas de brincar em família e, assim, aproveitar ao máximo as férias:


Para ler, clique nos itens abaixo:
Verdade ou conseqüência
Pensa que é só para adolescente? A famosa brincadeira, conhecida também como Jogo da Verdade, pode fazer com que familiares descubram histórias engraçadas uns dos outros e se vejam mais como seres humanos independentes. As crianças, com certeza, vão expressar sua curiosidade. É só formar uma roda e colocar uma garrafa no centro. Para decidir quem pergunta e quem responde, basta girar a garrafa - o gargalo aponta para quem pergunta, ou vice-versa.
Viagem ao passado
É claro que as férias de verão convidam à rua. Mas, quando a família já cansou de perambular, ou num dia de chuva, uma boa pedida é mostrar às crianças fotos delas mesmas de quando eram bebês. Elas podem estranhar no começo, mas logo vão se envolver e querer ouvir causos sobre a sua chegada ao mundo.
Ciclo de filmes
Durante as férias, a família pode promover um ciclo cinematográfico, em casa mesmo. Cada um escolhe um filme, todos se comprometem em assistir a todos. O pai ou a mãe pode, inclusive, organizar a programação em um cartaz. "O bom é que as crianças vão zelar para que o ciclo seja cumprido, e todos vão dividir seus gostos", explica Tânia.
Rodada de jogos de tabuleiro
Fim da tarde, todo mundo já voltou da praia... Ou na cidade mesmo, naqueles dias preguiçosos. Que tal resgatar jogos de tabuleiro antigos ou sair com as crianças para comprar novos?
Oficina de consertos
Para entreter os pimpolhos e ainda transmitir uma cultura de preservação e reciclagem, os pais podem recolher brinquedos e objetos que precisem de reparos e montar uma mini-oficina. As crianças vão achar o máximo - só que devem ficar longe da cola quente e das ferramentas mais perigosas.
Culinária
Crianças adoram pôr a mão na massa. Reserve uma tarde para fazer um bolo, uma torta ou uma sobremesa com os pequenos. Peça para eles separarem ingredientes, misturarem e, claro, lamber a massa crua do bolo também é permitido.
Festa temática
No Ano Novo, se muitos familiares estiverem presentes, uma festa pode mobilizar a criançada e alegrar o ambiente. Música, adereços, convite aos vizinhos: delegue tarefas à garotada, que, na certa, vai se empolgar.
Pés descalços
"As crianças de hoje têm os pés muito limpinhos", brinca a psicopedagoga Tânia. Pois é hora de sujá-los um pouco. Leve seus filhos ao parque, à pracinha ou ao sítio daqueles amigos e esqueça germes e bactérias. Deixe-os brincarem na grama e na terra sem medo. O ganho será maior.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada