Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

'Meus filhos adolescentes querem fazer vídeos para o Youtube. Posso deixar?'


11/04/2016 12:24
Texto Maria Flor Calil
Claudia
Foto: PictureYouth/Flickr

"Minha filha de 14 anos resolveu criar um canal no YouTube. Não sei como orientá-la. Temo que não saiba lidar com as críticas. E quanto à segurança? Vejo que muitas meninas mostram a própria casa."

Sua preocupação é pertinente. São necessários alguns cuidados quando os filhos resolvem se tornar blogueiros ou vlogueiros (que têm um blog em vídeo). "A exposição em excesso e a divulgação de informações sobre a rotina ou de detalhes que identifiquem a localização de casa ou da escola podem atrair pessoas mal-intencionadas", alerta Sílvia Marchetto, coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Como não existem mecanismos de proteção infalíveis, recomenda-se a trinca educação, orientação e diálogo. "Os pais devem orientar os filhos do mesmo modo que o fariam no mundo não virtual, falando sobre os perigos e as consequências, mas também permitindo novas experiências e conquistas. A supervisão pode ser combinada e os limites estabelecidos em conjunto."

Para a psicóloga Silvia Malamud, de São Paulo, a questão é que adolescentes e até as crianças se encontram tão familiarizados com a tecnologia que fica difícil para os adultos acompanharem, o que gera angústia. "As apreensões são basicamente as mesmas que seus pais tiveram quando os filhos adolescentes quiseram alçar voos maiores. Porém, naquele tempo, a porta de saída era a de casa mesmo, no máximo um telefone fixo", diz a psicóloga.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada