Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

TECNOLOGIA

52 sites que divertem e ensinam

Pedimos a 7 educadores avaliarem os principais sites com conteúdos educativos para crianças. Veja o que elas descobriram


21/06/2012 11:30
Texto Marina Azaredo
Educar
Foto: Maurício Melo
Foto: criança no computador
Evite que o computador vire uma babá eletrônica para o seu filho

Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

Tecnologia Tudo sobre Tecnologia
Como aproveitar a tecnologia na Educação? Dicas e orientações para tirar o melhor da internet - com segurança
Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.

E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.

O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.

É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

Outra recomendação dos educadores é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.

A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de sete especialistas em Educação:

  • Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
  • Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) 
  • João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
  • Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
  • Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP 
  • Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo

Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelos educadores. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!

Para ler, clique nos itens abaixo:
Atividades Educativas
O que é: Como o próprio nome diz, o site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial.

Para quem: O site é recomendado para todas as idades. Crianças a partir dos 9 anos podem navegar de forma autônoma e explorar bem seus recursos. Crianças menores devem ter o apoio de um adulto para ajudá-las a navegar pelo ambiente.

Não perca: A lista de jogos mais populares do site. Há atividades para todas as faixas etárias.

Palavra da especialista: "É um site que mescla diferentes informações, conhecimentos e atividades que podem prender a atenção de crianças e jovens por um bom tempo, estimulando a aquisição de novos conhecimentos", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania.
Brinque Book
O que é: Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.

Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.

Não perca: A seção de papéis de parede oferece belas ilustrações dos livros da editora para deixar a área de trabalho do computador mais bonita e divertida para o seu filho.

Palavra da especialista: "Além das atividades, o site é indicado para que os alunos leiam os resumos dos livros e escolham os que lhe parecerem mais interessantes", avalia Adriana Bruno, da UFJF.
Cidade dos Direitos
O que é: O portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da sensibilização da população. Dentro do portal, há a Cidade dos Direitos, uma cidade virtual projetada a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para quem: Para crianças entre 6 e 7 anos.

Não perca: Conhecer o ECA em uma excursão pela Cidade dos Direitos.

Palavra da especialista: "Não é muito atrativo, embora suas mensagens tragam valores interessantes", avalia a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.
Club Penguin
O que é: No site da Disney , a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar, embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. O site oferece segurança para os pais, pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto.

Para quem: Crianças de 7 a 10 anos, que já dominem a leitura.

Não perca: A possibilidade de participar efetivamente do site, enviando desenhos e fotos.

Palavra da especialista: "Como o site requer muita leitura, é ideal para crianças que já têm essa habilidade. Caso contrário, a criança precisará estar acompanhada de um adulto", analisa a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.
Clube do Chamequinho
O que é: O Clube do Chamequinho é o site infantil da International Paper, que produz o papel Chamequinho. No portal, os pequenos podem acessar jogos e brincadeiras interativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. Já os professores podem usar o website e buscar ferramentas didáticas complementares às atividades dadas em sala de aula.

Para quem: Para crianças a partir de 6 ou 7 anos, pois é preciso ler as informações disponíveis no site.

Não perca: Na "Central de Reciclagem do Chamequinho", a criança aprende a separar o lixo de forma bastante lúdica.

Palavra da especialista: "A combinação de personagens e informações torna o site muito atrativo, desde a qualidade das imagens até a função das mesmas, como links decorativos pertencentes à navegabilidade do site", analisa Melina Veiga, professora do Colégio Santa Marcelina.
Clubinho Sabesp
O que é: O site do Clubinho Sabesp oferece atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar o público infantil para o uso consciente da água.

Para quem: Indicado para crianças de 6 a 13 anos.

Não perca: Na seção "Ligadinho", além de notícias, é possível visualizar várias edições da revista virtual do Clubinho Sabesp com entrevistas, dicas e notícias relacionadas ao meio ambiente.

Palavra da especialista: "O site é um ótimo recurso, não só para discutir sobre o uso consciente da água, como também sobre a preservação do meio ambiente", diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Cocoricó
O que é: O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.

Para quem: As crianças entre os 5 e os 8 anos são as que mais aproveitarão o conteúdo do site.

Não perca: O Jogo das Sete Diferenças, que tem três níveis de dificuldade, adaptado para diferentes faixas etárias.

Palavra da especialista: "Recomendo muito esse site. Ele é bem planejado e atinge o objetivo de entreter e informar de forma pedagógica. Oferece quadros em vídeos para ensinar, por exemplo, a prevenir acidentes. Com uma linguagem simples e a partir da identificação com os personagens, a página presta um grande serviço a todos", analisa Melina Veiga, do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina.
Discovery Kids Brasil
O que é: O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.

Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.

Não perca: Os vídeos educativos. Há uma série interessante que explica conceitos opostos, como juntos/separados, longe/perto e embaixo/em cima.

Palavra da especialista: "O site tem entre suas principais qualidades o fato de não apelar ao consumo de produtos", segundo a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.
Earth Cam for Kids
O que é: Em inglês, o site Earth Cam for Kids reúne imagens de câmeras espalhadas pelo mundo. Há desde câmeras em aquários e zoológicos até em escolas e universidades.

Para quem: Ideal para crianças e adolescentes a partir dos 10 anos que já estudam inglês.

Não perca: As câmeras dos zoológicos, que mostram animais das mais diferentes espécies ao vivo.

Palavra da especialista: "O site é muito interessante, mas a necessidade de saber inglês cria uma dependência dos mais velhos", afirma a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.
EcoKids
O que é: O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade.

Para quem: Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Não perca: As brincadeiras simples que conscientizam desde a infância sobre a importância de preservar a natureza, como o Jogo da Memória, as Receitinhas e os Torpedinhos.

Palavra da especialista: "Combinando informação relevante com atividades lúdicas, o site incentiva um trabalho colaborativo entre família e escola voltado à educação ambiental", afirma Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Educação Infantil
O que é: O site Educação Infantil apresenta muitos jogos e deixa claro para quais finalidades educativas se aplicam, dividindo-os por grupos de interesse (alfabeto, coordenação motora, memória, jogo dos erros, matemática, meio ambiente...) e direcionando, desta maneira, as crianças a escolherem de acordo com o que mais gostam.

Para quem: Os jogos são indicados para crianças entre 3 e 10 anos, ou seja para quem está na Educação Infantil ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Não perca: Os jogos que trabalham a coordenação motora das crianças.

Palavra do especialista: "O site permite que as crianças se divirtam e, ao mesmo tempo, exercitem sua coordenação, conhecimentos e, ainda, que sejam introduzidas em temas educacionais aos quais ainda não tiveram acesso na escola", diz João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP.
Eletrobras Furnas
O que é: O site da Eletrobrás Furnas apresenta bons conteúdos para pesquisa escolares, sobre cuidados com a energia e reaproveitamento do lixo, por exemplo. No menu Energia Eficiente, é possível acessar jogos e animações que ajudam no ensino do uso consciente da energia elétrica.

Para quem: Os jogos e animações são interessantes para as crianças da faixa etária de 8 anos. Já o "Caderno da energia" e o boletim "Energia e simuladores" são um pouco mais complexos, sendo mais acessíveis a crianças a partir de 10 anos.

Não perca: Faça o "Teste de cidadania" junto com o seu filho e confira o resultado.

Palavra da especialista: "O mais interessante do site é que os jogos, por mais instrucionistas que sejam em sua essência, são contextualizados e com um layout bastante atraente", afirma Melina Veiga, professora do Colégio Santa Marcelina.
Escola Games
O que é: Os jogos do Escola Games são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. O site, no entanto, ainda está em fase de testes.

Para quem: Para crianças entre 5 e 9 anos.

Não perca: No Jogo "Maior e menor da selva", a criança conhece de forma divertida os animais da selva e ainda descobre quais são os maiores e os menores.

Palavra do especialista: "Este site é diversificado dentro de cada conteúdo. Muito bom", diz Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Guardiões da Biosfera
O que é: O site Guardiões da Biosfera é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras.

Para quem: Indicado para crianças entre 6 e 12 anos.

Não perca: Os vídeos são o recurso mais interessante do site, pois têm conteúdo lúdico e informativo sobre os biomas brasileiros. Há também o concurso e o blog, que proporcionam interação e participação para os internautas, permitindo que eles enviem seus desenhos, comentários ou mesmo que apresentem dúvidas.

Palavra do especialista: "Creio que este material é apropriado para as crianças, mas penso que seu uso talvez seja mais indicado para atividades em sala de aula, durante o período letivo, com a orientação e participação dos professores, explorando os vídeos e estimulando a interatividade através do blog e a participação no concurso", afirma João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP.
Guia do Estudante
O que é: O site do GUIA DO ESTUDANTE tem dicas de cursos, faculdades e até empregos. A página, como o próprio nome diz, se propõe a ser um guia com possibilidades e alternativas de estudo, estágio e trabalho para adolescentes e jovens.

Para quem: Voltado para alunos do ensino médio e para aqueles que já ingressaram na faculdade.

Não perca: O Guia do Estudante das Galáxias é um jogo que prepara os estudantes para o Enem de forma lúdica e divertida.

Palavra da especialista: "O Guia do Estudante é indicado não apenas para jovens. O site constitui indiscutivelmente uma referência séria e fidedigna, em termos da área abrangida, devendo ser indicado/acessado também pela família e pela escola", analisa Para Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Guia dos Curiosos
O que é: O site do Guia dos Curiosos , de autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento.

Para quem: Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.

Não perca: Na seção Listas, há desde uma lista de crianças prodígio até uma de ganhadores do prêmio Nobel da Paz.

Palavra da especialista: "Combina informação (por conta disso, nem sempre relevante...), com o saudável entretenimento decorrente de uma leitura leve e descompromissada, o que deve ser sempre recomendado, em meio do atribulado cotidiano da vida atual", avalia a professora Helena Cortês, da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Instituto da Água
O que é: O Instituto da Água é um órgão português, que tem como objetivo promover uma gestão sustentável da água. Dentro do site, há uma página voltada para crianças e jovens, com dicas e brincadeiras.

Para quem: Se acompanhadas pelos pais, crianças menores de 6 anos podem navegar no site. Caso contrário, sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos.

Não perca: Os desenhos de peixes que você imprimir para o seu filho colorir.

Palavra da especialista: "O site separa a parte de informações do local dos divertimentos, oferecendo à criança uma opção maior de escolha. As figuras são interessantes e as informações, de boa qualidade. Não apelam ao consumo infantil", analisa a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.
Jogos Educativos
O que é: O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador.

Para quem: Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.

Não perca: O Jogo do Alfabeto, em que, a partir da forma das letras, as crianças devem montar um quebra-cabeça.

Palavra da especialista: "O site tem uma proposta educativa interessante. Alguns dos jogos não têm o enfoque das disciplinas, mas são coloridos e interessantes para formação do raciocínio lógico da criança e aquisição da linguagem escrita e tecnológica", afirma Adriana Bruno, da UFJF.
Jogos para Crianças
O que é: O site Jogos para Crianças apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto a raciocínio, concentração e artes. O seu foco maior é a diversão, mas pode proporcionar ganhos educacionais indiretos.

Para quem: Os jogos são indicados para crianças que estejam entre os 5 e os 8 anos de idade. Abaixo dessa faixa etária, fica um pouco mais difícil o manuseio e a diversão. Para os mais velhos, há a perda de interesse e a busca por algo mais elaborado, rápido e desafiador.

Não perca: A seção "Puzzle", que tem vários quebra-cabeças virtuais.

Palavra do especialista: "O site pode ser útil e estimular crianças menores quanto ao raciocínio, artes, lógica e concentração. Creio, porém, que seria necessário adicionar mais jogos, ampliando as possibilidades de diversão e, ao mesmo tempo, que a página fosse saneada quanto ao excesso de propaganda que apresenta", avalia João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP.
Livro Clip
O que é: O site Livro Clip traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior.

Para quem: Adolescentes de 14 a 18 anos são os que mais aproveitarão o conteúdo do site.

Não perca: As animações sobre as obras, que podem ser postadas em outros sites e blogs.

Palavra da especialista: Para Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania, o site "pode ser uma boa fonte de referência para mais informações sobre importantes obras da literatura, assim como sugestões de atividades para os professores".
Ludotech
O que é: No Ludotech, um site português, é possível treinar os conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Os jogos são organizados por assunto e tipo e há ainda alguns passatempos que não estão diretamente relacionados com o português.

Para quem: Se acompanhadas pelos pais, crianças menores de 6 anos podem acessar o site. Caso contrário, sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos.

Não perca: O jogo da forca, que é dividido em categorias como alimentação saudável, flores e instrumentos musicais.

Palavra da especialista: "O site é interessante porque alia diversão e informação", afirma a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.
Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica
O que é: O Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.

Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos.

Não perca: A possibilidade de fazer os próprios quadrinhos.

Palavra da especialista: "O site desenvolve a criatividade das crianças. Ele estimula a produção de textos e publica as histórias produzidas pelas crianças, depois de aprovadas pela equipe do site. Caso a publicação não seja imediata, as crianças interagem com a equipe e melhoram suas histórias, sendo uma atividade de aprendizagem", diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Meleca
O que é: O Meleca é interessante para pesquisas escolares, sem a necessidade da ajuda de um adulto, pois as informações têm uma linguagem bastante acessível às crianças.

Para quem: Para crianças a partir de 7 anos.

Não perca: O menu Atividades tem muitas dicas de atividades manuais e criativas para as crianças.

Palavra da especialista: "Os menus são de fácil navegabilidade e objetivos. Ao clicar, é possível ter acesso a conteúdos mais específicos, como no menu "Nosso planeta", que tem muitas informações sobre a lua, os planetas, a história e dados geográficos do Brasil", avalia Melina Veiga, professora do Colégio Santa Marcelina.
Migux
O que é: O Migux é uma plataforma virtual de socialização infantil que tem como objetivo permitir que as crianças utilizem funcionalidades e ferramentas interativas que elas adoram.

Para quem: Crianças e pré-adolescentes entre 6 e 12 anos.

Não perca: O trabalho artístico tem grande destaque no ambiente, que oferece uma ferramenta de desenho para que os pequenos possam não só "fazer suas artes" como também expor e até presentear os amigos.

Palavra do especialista: "O site tem uma lógica organizada. Mas fiquei frustrado quando não pude acessar sem que fosse assinante. Deveria haver uma opção para demonstração/teste", sugere Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Mosaico.Edu
O que é: O site português Mosaico.Edu tem alguns jogos relacionados às disciplinas e outros que visam desenvolver a coordenação motora por meio de jogos sem contexto disciplinar.

Para quem: Recomendado para crianças entre 6 e 8 anos.

Não perca: As atividades de pintura virtual, ideais para crianças mais novinhas.

Palavra da especialista: "Muito interessante a forma como são divididas as pastas para as atividades, por grau de complexidade: desenhos simples, com os nomes de animais etc. Além disso, as crianças gostam e se identificam com o layout", afirma Melina Veiga, do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina.
Mundo do Sítio
O que é: O Mundo do Sítio é um site educativo e de entretenimento baseados nos personagens e na obra de Monteiro Lobato. O grande diferencial é que os pais podem monitorar as atividades dos filhos diariamente.

Para quem: O conteúdo é amplo o suficiente para entreter e divertir crianças de diferentes idades, dos 4 aos 12 anos.

Não perca: A possibilidade de ler/ouvir trechos da obra clássica e imortal de Monteiro Lobato.

Palavra do especialista: "Além do conteúdo, a concepção visual é diferenciada, tendo sido criada especialmente para o fim que se destina, ou seja, divertir e legar conhecimento, tudo isso pautado na obra de um dos maiores escritores brasileiros e do rico universo do Sítio e de seus fantásticos personagens. Imperdível. Pena que há restrições de acesso que exigem uma assinatura mensal...", observa João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP.
Nova Escola
O que é: O site da revista NOVA ESCOLA é voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática.

Para quem: O site pode ser aproveitado principalmente por crianças na faixa de 7 a 10 anos.

Não perca: A seção "Na Dúvida" é cheia de perguntas e respostas, que podem satisfazer a curiosidade, principalmente de pré-adolescentes e adolescentes.

Palavra da especialista: "Um dos pontos mais interessantes do site é a forma de organização das informações: cada disciplina tem sua página, com fundamentos e suas práticas pedagógicas, com dicas de jogos no próprio site, vídeos e podcasts", diz Adriana Bruno, da UFJF.
O Pequeno Cientista
O que é: O Pequeno Cientista é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. De dentro de uma nave espacial, as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar, estrelas e galáxias. Muito interativo, é possível até mesmo aterrissar a nave, atirar em asteróides e muito mais.

Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos.

Não perca: A seção de experiências, com quatro atividades científicas para fazer em casa.

Palavra da especialista: "É possível também acessar o site a partir do espaço Brincando com Ciência, criado pelo Observatório Nacional e disponível na página do Ministério da Ciência e Tecnologia. O site também disponibiliza outro conteúdo interativo com jogos e curiosidades sobre sistema solar, planetas, cometas entre outros temas sobre astronomia. Ambos os sites possuem uma linguagem simples, o que facilita o estudo dos temas na disciplina de Geografia", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania.
Orisinal
O que é: O site Orisinal reúne, em inglês, uma série de joguinhos e passatempos, ideais para momentos livres e de lazer das crianças.

Para quem: Indicado para crianças a partir de 6 anos, pois os jogos exigem controle do mouse.

Não perca: A possibilidade de jogar e se divertir com o seu filho.

Palavra da especialista: "As atividades do site desenvolvem a coordenação motora fina e a aquisição do controle do mouse". Segundo Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina. Mas é preciso atenção: Como as regras aparecem em inglês, é preciso ter um adulto por perto, pelo menos na primeira vez.
Os Abelhudos
O que é: Os Abelhos é um site totalmente criado e voltado para crianças. Segundo os próprios criadores da página, ela busca, através da fantasia, estimular a imaginação, resgatando valores de cidadania, respeito, amizade, amor, igualdade, justiça, culturais e cuidados com o meio ambiente.

Para quem: Para crianças a partir de 6 anos.

Não perca: Os menus mais interessantes do site são "Cidadão do mundo" e "Saúde e higiene", com animações e testes sobre a atuação da criança no mundo que vive.

Palavra da especialista: "O site oferece um grande incentivo à interação das crianças por meio de comentários em todas as seções. Por isso, é importante orientar as crianças quanto aos posts e imagens que possam ser enviadas, para que haja também respeito no ambiente virtual", observa Melina Veiga, professora do Colégio Santa Marcelina.
Pequeno Artista
O que é: A página Pequeno Artista é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas, poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos. No site, também há jogos educativos, dicas de livros e de filmes infantis.

Para quem: O site é recomendado para crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 12 anos.

Não perca: Crianças e adultos podem enviar as suas contribuições para o site.

Palavra da especialista: "O site estimula as crianças a produzirem textos e publicá-los", afirma Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Pintores Famosos
O que é: O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista.

Para quem: Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.

Não perca: As biografias de grandes pintores brasileiros, como Di Cavalcanti, Giovanni Oppido, Portinari e Tarsila do Amaral.

Palavra da especialista: "O site é indicado para pesquisas iniciais, porque o texto escrito de forma objetiva auxilia nos processos investigativos comumente solicitados em ambientes escolares", avalia Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Plenarinho
O que é: O portal Plenarinho é um canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil. Além do tema Cidadania, o site disponibiliza conteúdo sobre História do Brasil, Ecologia, Saúde e atividades educativas relacionados a esses temas.

Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos, pais e professores.

Não perca: A seção "Diversão", com vários jogos como: corrida matemática, monte o mapa, sabe tudo e outros.

Palavra da especialista: "A linguagem acessível e lúdica facilita a identificação com o público infantil", afirma Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Povos Indígenas no Brasil Mirim
O que é: O PIB Mirim integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil. Pretende atingir crianças, usando uma linguagem divertida e educativa.

Para quem: Crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos.

Não perca: O canal Avatares é muito interessante, pois disponibiliza mapas que identificam a localização de diversas tribos indígenas distribuídas pelo Brasil e imagens desses locais.

Palavra da especialista: "O site disponibiliza textos, imagens e vídeos que abordam o tema de forma clara e objetiva e atividades interativas que despertam o interesse do aluno, sem perder de vista o seu objetivo, que é o estudo da diversidade cultural", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania.
Q Divertido
O que é: A proposta do site Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos.

Para quem: Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.

Não perca: As histórias infantis e receitas que podem ser feitas com as crianças.

Palavra da especialista: "O site é interessante para crianças e adultos.Pais e educadores podem usufruir das crônicas, contos e receitas em atividades com as crianças", sugere Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania.
Recreio
O que é: O site da revista RECREIO oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas. Entre jogos e atividades artísticas - que o pequeno internauta pode fazer sozinho para se divertir -, ele também pode testar e aprimorar os conhecimentos sobre ciência, história e artes no item "Fique por Dentro".

Para quem: Indicado para uma faixa etária ampla, ele pode atrair, em especial, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Não perca: Na seção Atividades, a criança encontra sugestões de diversas brincadeiras temáticas que podem ser feitas longe do computador. Há atividades como mágicas e arte com sucata.

Palavra da especialista: "O site é pedagogicamente recomendável. A página constitui uma rica sugestão para uma 'navegação familiar', junto com a criança, revelando-se, ao mesmo tempo, um repositório de atividades passíveis de aproveitamento pelo professor, em sala de aula.", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Ruth Rocha
O que é: A página da escritora Ruth Rocha , especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.

Para quem: O site é recomendado para crianças de 5 a 7 anos.

Não perca: Há um bom número de histórias infantis disponíveis, inclusive alguns contos da escritora narrados por ela mesma, e algumas canções do grupo Palavra Cantada.

Palavra da especialista: "O site pode ser um bom passatempo para pais e filhos. É uma pena que sejam poucas atividades, fazendo com que seja explorado rápido demais", avalia Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Saúde Animal
O que é: Saúde Animal é um site com dicas na área de saúde, manejo e criação de animais domésticos e selvagens.

Para quem: Para toda e qualquer criança que goste de animais.

Não perca: O Zoo virtual, com informações sobre as mais diversas espécies.

Palavra da especialista: "O site contribui para que as crianças e jovens tenham informações qualificadas sobre o reino animal e, inclusive, aprendam a respeitar a natureza e conviver com os animais em seu habitat", Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania, o site
Senninha
O que é: O site do Senninha, em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação.

Para quem: É ideal para crianças de até 10 anos.

Não perca: A possibilidade de aprender a fazer histórias em quadrinhos e mini-filmes para a Internet.

Palavra da especialista: "O site possui recursos interessantes para diversão e leitura e pode entreter crianças em atividades criativas para produção de diferentes tipos de texto", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania.
Sítio do Pica-Pau Amarelo
O que é: Site das organizações Globo, foi desenhado com base no tradicional programa Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Para quem: Tem atividades voltadas para crianças de todas as idades (e, até, para adolescentes e adultos, em caso de busca de material sobre a produção literária de Monteiro Lobato).

Não perca: As atividades protagonizadas pelos clássicos personagens de Lobato.

Palavra da especialista: "O site constitui uma rica sugestão para a introdução e/ou a aproximação do público infanto-juvenil com a obra deste que pode ser considerado o maior escritor brasileiro nessa área", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Smart Kids
O que é: Atuante no mercado editorial infantil e no licenciamento de produtos (jogos, brinquedos), a Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil. O site tem brincadeiras, passatempos e atividades, além de um espaço específico para os professores.

Para quem: É destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

Não perca: A seção de Especiais tem conteúdos educativos que abordam diferentes assuntos, como o corpo humano e orientações sobre como ver as horas.

Palavra da especialista: "O site pode ser muito bem aproveitado, em especial, se a navegação for acompanhada da participação dos pais, em casa, e se as sugestões didáticas tiverem ressonância na escola, junto aos professores", diz a professora Helena Cortês, da Faculdade de Educação da PUC-RS, Ponto de atenção: recomendada a navegação na companhia de adultos.
Só Matemática
O que é: Ótima opção para os que amam e odeiam matemática. O site Só Matemática oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos.

Para quem: Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.

Não perca: Os ambientes interativos, como fóruns de discussão e comunidades.

Palavra da especialista: "O site pode ser utilizado nos espaços escolares e também em casa, para estudos complementares, combinando informação e conhecimento com diversão", analisa Melina Veiga, do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina.
SuperMundo
O que é: O site SuperMundo reúne o conteúdo das revistas SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO e AVENTURAS NA HISTÓRIA.

Para quem: É voltado para o público em geral, mas é mais interessante para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Não perca: A seção de infográficos do site. Há desde um infográfico sobre o tráfico de drogas até um que ensina os golpes do tae kwon do , passando por um sobre as células do corpo humano.

Palavra da especialista: "O site permite, sem sombra de dúvidas, bons momentos de navegação: combina informações sérias e divertidas sobre quase tudo o que possa interessar ao usuário", avalia Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Tainá 3
O que é: Tainá 3 é o site do terceiro filme infanto-juvenil de aventura sobre a personagem Tainá. O lançamento está previsto ainda para 2011.

Para quem: Para crianças e pré-adolescentes de 3 a 12 anos.

Não perca: Não esqueça de ligar as caixas de som. O site tem os sons da floresta!

Palavra do especialista: "Acredito no site, pois ele tem um lado educativo muito interessante para a criança. Apenas alguns itens deveriam ser modificados, como, por exemplo, "home" poderia ser "voltar" e poderia haver uma padronização para as opções mais comuns", avalia Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Terra Crianças
O que é: No Terra Crianças, além de atividades divertidas, há curiosidades, receitas e livros sendo disponibilizados, o que estimula a leitura e a curiosidade e faz com que as crianças aprendam a respeito de assuntos diversos, como ciência, matemática ou história ao mesmo tempo em que se divertem.

Para quem: O site tem uma variedade de opções bastante ampla, portanto pode agradar tanto a crianças menores quanto pré-adolescentes. Ou seja, é interessante para um público que vai de 4 a 14 anos.

Não perca: As receitas podem ser feitas em casa com apoio dos pais, tornando-se uma boa diversão ao mesmo tempo em que integra a família, ensina medidas e um pouco de química. Ao final, vocês ainda poderão se deliciar juntos com os quitutes.

Palavra do especialista: "O site é divertido. Tem jogos, livros, desenhos animados, receitas e músicas que podem distrair as crianças ao mesmo tempo em que elas são estimuladas a aprender", analisa João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP.
The Table Trees
O que é: Em inglês, O site The Table Trees é ideal para as crianças que estão aprendendo tabuada, pois faz os internautas exercitarem seus conhecimentos preenchendo lacunas ou no resultado ou em um dos fatores da conta. Estimula a lógica e o raciocínio de forma divertida.

Para quem: Indicado para crianças a partir dos 8 anos.

Não perca: A oportunidade de treinar o inglês e a tabuada ao mesmo tempo.

Palavra da especialista: "O site tem uma proposta muito simples para se trabalhar a tabuada. Pode ser uma estratégia de apoio para pais e educadores", avalia Melina Veiga, do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina.
Tribo do Guaraná
O que é: A Tribo do Guarná é um bom site para falar da cultura indígena e da Amazônia, pois traz desde ditados populares até receitas de pratos da região. Ideal para mostrar à criança perto do Dia do Índio, pois agrega informações sobre uma determinada região à cultura das crianças de maneira lúdica.

Para quem: Pode ser acessado a partir da Educação Infantil. No entanto, alguns links exigem a orientação de adultos.

Não perca: Os podcasts com a narração das lendas da região amazônica.

Palavra da especialista: "Um site com navegabilidade acessível a todos. O menu é organizado com palavras simples e objetivas, o que facilita a busca das informações disponíveis", analisa Melina Veiga, professora do Colégio Santa Marcelina.
TV Rá Tim Bum
O que é: O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.

Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.

Não perca: A seção de Vídeos tem filmes muito educativos e é constantemente atualizada. Entre os mais recentes, destaca-se um sobre a gripe suína.

Palavra da especialista: "O site tem informação, diversão e não apela ao consumo de produtos", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.
Unicef Kids
O que é: O site oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente, trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS, o combate à violência contra a criança, a defesa da educação escolar e da proteção da saúde.

Para quem: É indicado para crianças a partir dos 7 anos e pré-adolescentes.

Não perca: No teste, o seu filho pode descobrir se está bem informado sobre os direitos da criança e do adolescente.

Palavra da especialista: "O site pode ser um bom ponto de partida para debates em casa e na escola. É uma boa indicação para a discussão familiar e escolar das questões relacionadas ao direito das crianças, com vistas à disseminação de uma proposta de conscientização sobre a necessidade de respeito e defesa desses direitos", avalia Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
UOL Crianças
O que é: O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios.

Para quem: Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.

Não perca: O Blog do Lelê, o sobrinho fictício do escritor José Roberto Torero. O blog é tão divertido que já ficou famoso na internet, até mesmo entre os adultos.

Palavra da especialista: "O site combina adequadamente diversão e conhecimento", afirma Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Zoológico de São Paulo
O que é: O site do zoológico de São Paulo tem seções de curiosidades e características de diversas espécies animais.

Para quem: Indicado para crianças a partir dos 8 anos.

Não perca: As informações detalhadas e fotos de todos os animais encontrados no zoológico.

Palavra da especialista: "É uma boa oportunidade para crianças e jovens conhecerem mais sobre as espécies animais e a estrutura do zoológico de São Paulo", analisa Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada