Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

DEPOIMENTOS

Maria Alice Setubal: "Meus pais estimulavam as descobertas culturais, sociais e políticas"

A socióloga fala da importância de se viver em um ambiente em que a Educação é valorizada


27/04/2014 18:12
Educar
Foto: Divulgação
Foto: Maria Alice Setubal era a única mulger em meio a seis irmãos
Maria Alice Setubal era a única mulger em meio a seis irmãos

Fui educada em uma família grande, na qual eu era a única mulher em meio a seis irmãos. Era um ambiente que valorizava muito a Educação no sentido mais amplo. Além de escolherem boas escolas, meus pais estimulavam as descobertas culturais, sociais, políticas, buscando que tivéssemos uma visão diferenciada do país nos mais diferentes sentidos. Valorizar o Brasil e a cultura brasileira sempre foi uma marca na minha Educação.

Entre os anos de estudo, lembro muito do ginásio, como era chamado na época o período da 5ª à 8ª série. Frequentava a mesma escola da minha infância, uma escola de freiras, mas, naquela fase, havia uma metodologia experimental que estimulava a pesquisa, os trabalhos em grupos, os projetos coletivos. Havia espaço para a criação e, acima de tudo, para a participação. Hoje, vejo o quanto era inovador para a época e como essa fase marcou a minha vida e as minhas escolhas até os dias de hoje. 

A universidade também foi muito especial para minha formação. Estudei Ciências Sociais na Universidade de São Paulo no período da ditadura militar. Meu irmão não queria que eu fizesse essa opção, se referia à USP como um "antro de comunistas". Meu pai apoiou a minha escolha. Ele tinha uma visão de longo prazo e se orgulhava de ter uma filha socióloga formada pela USP.

Acredito que o binômio família/escola foi fundamental para minha Educação e também a ampliação desse universo com os nossos legados culturais. A Educação isolada não é a solução para todos os problemas, mas, sem ela, nada acontece. O acesso à Educação faz uma sociedade mais justa, com mais opções de escolha e de oportunidades, com mais alternativas para uma contribuição coletiva.

 

Maria Alice Setubal é socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em ciência política pela USP (Universidade de São Paulo. É presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal e membro do Grupo de Trabalho de Educação do Movimento Nossa São Paulo.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada