Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

DEPOIMENTOS

Miguel Jorge: "Eu somente pude inventar uma boa história porque sabia como usar as palavras"

O jornalista e ex-ministro conta como descobriu o prazer da leitura


04/10/2014 19:18
Educar
Foto: Miguel Jorge zempre gostou de buscar informações e transformá-las em notícias
Miguel Jorge zempre gostou de buscar informações e transformá-las em notícias

Moleque de calças curtas, camisa branca bem passada, cabelo cortado curtinho, borzeguim nos pés, não tive dúvidas: a uma ordem da professora, levantei-me, abri o caderno e comecei a ler para a classe minha redação, tarefa de casa. Estava indo tudo bem não fosse um de meus colegas dar o aviso: "O caderno não tem nada escrito. Ele está inventado, não fez a lição!". Foi um Deus nos acuda, com o agravante de que o pequeno infrator era filho de uma professora e sobrinho da diretora do grupo escolar. 

Até hoje, sessentão, sorrio ao recordar minha audácia de menino de sete anos. E tenho cá comigo a certeza de que este foi um dos episódios que me empurrou adiante na escola e na vida.
Eu somente pude inventar uma boa história e conquistar a atenção da classe (pelo menos até ser denunciado), porque conhecia as palavras e sabia como usá-las. Devo ao pequeno grupo escolar de Ponte Nova, no interior de Minas, minha iniciação no aprendizado da língua, com seus infindáveis mistérios e riquezas. 

Daí, bastou um passo para descobrir o prazer da leitura, meu grande prazer, sempre. Depois, o prazer de buscar informações e transformá-las em notícias, um jornalista apaixonado pela profissão.
E antes que me perguntem, vou logo respondendo: não, eu nunca coloquei o papel em branco na máquina de escrever e inventei uma história para publicar no jornal. Isso é coisa de menino!

Miguel Jorge é jornalista e foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2007 e 2010. Como jornalista, trabalhou no Jornal do Brasil, Jornal da Tarde e no Estado de S. Paulo.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada