Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ESTUDAR

Fábio Moon: "Só experimentando e errando que se aprende"

O quadrinista queria inspirar as pessoas com seu trabalho, da mesma forma como foi inspirado.


25/05/2012 12:25
Educar
Foto: André Porto
Fábio Moon sempre foi bom aluno e adorava fazer a lição de casa

A Educação é a coisa mais importante do mundo. Mais do que saúde, política, infraestrutura, transporte... Sem Educação você não consegue construir nenhuma dessas coisas.

Eu era fissurado na escola: adorava estudar. Era meio nerd, só tirava 10, gostava de fazer lição de casa, então fazia tudo durante a aula, de forma que sobrava tempo em casa para ficar desenhando. O período escolar é muito importante para a formação das pessoas, independente do que você vá fazer. É o período no qual você é estimulado a experimentar e acredito que só assim que se aprende: experimentando e errando muito. Ter uma escola na qual você é estimulado a testar, a errar e a aprender é muito importante.

O problema hoje é a Educação que apenas passa as coisas e não quer que as pessoas errem. Quer que as pessoas decorem, não pensem, não reflitam e não cheguem à conclusão alguma. Eu tive muita sorte em termos de Educação, pois sempre estive em boas escolas que, muito mais do que só decorar o conhecimento, me estimularam a pensar sobre o conhecimento, a pensar sobre o que estava aprendendo, para o que aquilo servia e o que aquilo significava. Acho que isso me ajudou a despertar essa curiosidade sobre como as coisas, o sentimento das pessoas e a vida em sociedade funcionam, que é o que tenho colocado em meu trabalho.

Isso vem da escola, vem de antes da faculdade, vem de antes de querer fazer quadrinhos. Vem da convivência da escola, do que os professores nos estimulavam a produzir e a pensar, como eram feitas as interações entre os alunos. Nos ensinaram o que era e o que não era uma competição e como desenvolver um espírito competitivo nas pessoas sem que seja de uma forma negativa: você não quer ser melhor que o outro, mas sim superar o que ele fez porque o que o outro faz te inspira. Eu acho que este é o poder que a Educação tem: inspirar a querer aprender coisas que você não conhece. Isto você leva para a vida depois que sai da escola: você continua querendo aprender, querendo descobrir coisas e começa a querer inspirar pessoas do mesmo jeito que foi inspirado.

 Fábio Moon, ao lado de seu irmão Gabriel Bá, é um dos quadrinistas mais premiados no Brasil, incluindo na lista um Jabuti e um Prêmio Eisner em quadrinhos. Entre os trabalhos que realizaram juntos, está a fanzini 10 pãezinhos, a adaptação para quadrinhos de "O Alienista" e a HQ Daytripper.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada