Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ONGs

Aprendendo a gerir

ONGs ajudam escolas a terem uma administração eficiente em sala e na rede


Nova-Escola

14/08/2008 16:42

Texto


Foto: Iran Peixoto
Foto: Escola XV de Novembro

Valdeni Cunha, professora, com sua aluna da Escola XV de Novembro

----- PAGINA 01 -----

Um dos principais efeitos do trabalho das Organizações Não Governamentais – ONGs – é arejar as redes de ensino com novas práticas de gestão. Para quem está em sala, fazem uma ponte com as universidades e com outros espaços produtores de conhecimento. Para as equipes técnicas das Secretarias de Educação, ajudam a quebrar vícios e a criar procedimentos mais democráticos e menos burocráticos, enfatizando a importância do acompanhamento pedagógico. “Ensinamos uma forma diferente de analisar dados, obtidos no monitoramento e nas avaliações contínuas”, explica Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna — IAS. “Informações puramente estatísticas se tornam importantes instrumentos de gestão”, completa.

O IAS atua há 13 anos com secretarias e unidades escolares, buscando influenciar políticas públicas ao desenvolver soluções educacionais. Com diferentes programas, está presente em 533 municípios de 24 estados. “Nossa contribuição é uma nova cultura de gerenciamento, orientada para o sucesso do aluno na escola e na vida”, diz Viviane. Para Fernando Rossetti, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – Gife, essa contribuição é fundamental. “As escolas são em geral muito enxutas, consumidas por problemas internos, daí a importância de se aliarem a organizações que possam trazer essas novas estratégias”, argumenta. 


----- PAGINA 02 -----
----- PAGINA 03 -----

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada