Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

IDEB

As lições do primeiro colocado

Porto Ferreira, que tem a média mais alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, considera prioridade a atenção total à aprendizagem


Nova-Escola

18/08/2008 18:03

Texto
Deborah Trevizan

Foto: Tatiana Cardeal
Foto: Alunos da EMEFM Mário Borelli Thomaz.

Alunos da EMEFM Mário Borelli Thomaz.

----- PAGINA 01 -----

Ao perguntar ao diretor, à equipe pedagógica e aos estudantes da EMEFM Mário Borelli Thomaz por que Porto Ferreira, no interior de São Paulo, está em primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a resposta foi: porque a escola dá total atenção aos alunos. Por ser a única unidade da rede municipal a oferecer a 8ª série, só ela foi avaliada na Prova Brasil em 2005, levando a cidade a ter destaque nacional.

Das 28 metas que o Plano de Desenvovimento da Educacão estabelece para que os municípios melhorem seu índice, Porto Ferreira atinge 15. A posição invejável - nota 5,9, quando a média nacional ficou em 3,5 – foi conseguida de maneira pouco convencional: somente 28 dos 180 alunos de 8ª série fizeram o teste, justamente os que estavam de recuperação!

A maior demonstração de consideração pelos estudantes, segundo os professores, são os dez minutos reservados depois das aulas para dialogar com eles. “Podendo se expressar, os jovens se sentem amparados e entusiasmados com os estudos”, diz o diretor Apparecido Espírito Santo, conhecido como seu Neguinho.

A Mário Borelli foi inaugurada há 45 anos, quando formava técnicos. O Ensino Fundamental e o Médio surgiram quando ela já tinha 19 anos. Hoje, com cerca de 2 mil alunos, ela continua seriada e não faz a progressão continuada. Tem ainda classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes. Cleuza Pazzini, professora de Língua Portuguesa, conta que a linha pedagógica é tradicional, com ênfase no diálogo e na leitura – os alunos entram em contato com os clássicos da literatura desde a 5ª série. 


----- PAGINA 02 -----
----- PAGINA 03 -----
----- PAGINA 04 -----

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada