Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ENSINO FUNDAMENTAL

O pré virou 1º ano e agora?

Entenda o Ensino Fundamental de nove anos e saiba como ajudar o seu filho a ingressar nesse novo período escolar


AnaMaria

18/01/2008 17:33

Texto
Paulo Araújo

Foto:
Foto: Texto de aluno de 1ª série, da professora Mariluci Kamisaka, na EE Maria Odila Guimarães Bueno

Texto de aluno de 1ª série, da professora Mariluci Kamisaka, na EE Maria Odila Guimarães Bueno

----- PAGINA 01 -----

Desde o ano passado, as escolas brasileiras são obrigadas, por lei, a oferecer nove anos de ensino fundamental. Muitos pais ficaram apreensivos com a medida, pois, se antes as crianças de 6 anos freqüentavam a pré-escola, agora elas têm de ser matriculadas no 1º ano. Segundo a educadora Vitória Líbia Barreto, consultora do Proinfantil, curso do Ministério da Educação destinado a professores da educação infantil, a nova lei vai permitir às crianças mais oportunidades de aprender. E você também pode colaborar, em casa, com a adaptação dos pequenos a essa nova organização educacional. Faça a sua parte:

• Pergunte à diretora ou à coordenadora pedagógica da escola como a questão está sendo tratada. Lembre-se de que o prazo para a implantação do novo sistema é 2010. No site, é possível ler um documento especial sobre o tema.

• Quando completam 6 anos, as crianças estão em pleno desenvolvimento físico e de coordenação motora. Elas estão educando o corpo e os movimentos, formando a identidade e descobrindo o mundo. Investigue se esses tópicos estão presentes no planejamento da escola.

• Explique ao seu filho que, ao ingressar no 1º ano, ele vai encontrar uma sala de aula com espaço físico maior e vai conviver com uma turma mais numerosa. Além disso, haverá menos adultos à disposição (geralmente, só uma professora por turma). Por isso, ele terá mais liberdade e mais responsabilidade para cuidar de si.

• Ajude seu filho de 6 anos a se adaptar à escola. É importante que ele se envolva nas brincadeiras, tanto em casa quanto na escola, interaja com adultos e outras crianças, explore objetos, viva situações em que a imaginação é desafiada, imite e repita ações e, claro, seja tratado com afetividade e aconchego. 



 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada