Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ENCCEJA

Por dentro do Encceja

O que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos?


25/05/2014 14:10
Texto Redação Educar
Educar
Foto: Dreamstime
Raimundo Laurentino de Matos Filho, aluno do curso de Educação de Jovens e Adultos
O Encceja é o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para adultos

O principal objetivo do Encceja é avaliar as habilidades e competências de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade regular. O participante se submete à prova e, alcançando a média mínima exigida (100, de uma escala que vai de 60 a 180), obtém a certificação de conclusão do Ensino Fundamental.

Para fazer a prova para o Ensino Fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos. As inscrições se estendem a alunos já matriculados nas escolas estudais de São Paulo que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). Candidatos privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas também estão aptos.

A certificação de conclusão do Ensino Médio, desde 2009, é feita por meio da prova do Enem. Para conseguir o certificado do Ensino Médio é preciso ter 18 anos completos e fazer no mínimo 400 pontos no Enem.

Apenas no caso de brasileiros residentes no exterior é que o exame possibilita, além da certificação do ensino fundamental (15 anos completos na data do exame), também a do ensino médio (18 anos completos na data do exame).

A prova é dividida em dois turnos. Um realizado na parte da manhã e outro na parte da tarde. O Encceja compreende vários testes, agrupados por áreas do conhecimento. Você pode se inscrever e obter certificação em uma ou mais disciplinas - mas sempre no mesmo nível de ensino. Confira quais são elas: 


Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física, Redação, Matemática, Historia, Geografia e Ciências Naturais

Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza

A adesão pelas secretarias de educação estaduais e municipais é opcional.

Os resultados, bem como mais informações podem ser encontrados no site oficial do Encceja: http://encceja.inep.gov.br/encceja. Além de tirar dúvidas, você tem acesso ao material gratuito para estudo.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada