Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

INTERNACIONAL

O que é o PISA

Conheça o programa de avaliação de sistemas educativos mais difundido no mundo


03/12/2013 15:04
Texto Redação Educar
Educar
Foto: Dreamstime
Foto: Resultados da avaliação de 2009 serão divulgados no dia 7 de dezembro de 2010
No último ranking, com os resultados da avaliação de 2012, o Brasil ocupou o 53º lugar, uma das piores classificações da lista.

Os estudantes estão preparados para os desafios do futuro? Eles conseguem refletir, argumentar e se comunicar efetivamente? Eles tem capacidade de continuar aprendendo por toda a vida? Essas são algumas das questões que o Pisa (Programme for International Student Assessment), programa de avaliação internacional de estudantes, em tradução livre para o Português, pretende responder.

Criado em 2000, a avaliação tem como objetivo realizar uma comparação entre o desempenho de alunos em diversos países e é aplicada em estudantes de 15 anos de idade - faixa etária média do término da escolaridade básica obrigatória.
A avaliação, que é aplicada em 65 países a cada três anos, abrange três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências. Em cada edição, porém, cada uma dessas áreas é priorizada. Em 2000, por exemplo, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. Em 2009, o Pisa iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura, seguido por Matemática em 2012 e em 2015, Ciências.

Além do conhecimento escolar, o Pisa procura testar a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências pessoais. São avaliados entre 4.500 e 10.000 alunos em cada país. 



Os resultados da avaliação servem como ferramenta para que os governos redefinam e melhorem as políticas educativas de cada país. No último ranking, com os resultados da avaliação de 2012, o Brasil ocupou o 53º lugar, com 412 pontos em leitura; 386 em matemática e 405 em ciências, uma das piores classificações da lista. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia. Já entre os melhores colocados estão China, Coreia, Finlândia e Cingapura, respectivamente.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada