Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ENSINO TÉCNICO

Por dentro do Pronatec

Entenda o que é o Pronatec e tire suas dúvidas sobre o que fazer para participar dos cursos.


12/08/2014 13:15
Texto Nana Soares
Educar
Foto: As vagas são abertas nas próprias instituições de ensino, como as escolas públicas estaduais.
As vagas são abertas nas próprias instituições de ensino, como as escolas públicas estaduais.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa criado pelo governo federal em 2011 que tem como o objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Pronatec oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Os cursos podem ser: técnico para quem concluiu o ensino médio (duração mínima de um ano); técnico para quem está matriculado no Ensino Médio (duração mínima de uma ano); formação inicial e continuada ou qualificação profissional destinada a trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiários de programas de transferência de renda (duração mínima de dois meses).

Abaixo, tire suas principais dúvidas a respeito do Pronatec. Para mais informações a respeito do programa, a central de atendimento é 0800 61 61 61, Opção 8. Também é possível enviar um formulário com seu comentário por aqui.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Quais são os cursos disponíveis?
No link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ você pode ver quais são os cursos técnicos para estudantes de ensino médio e de qualificação para jovens e trabalhadores. Além disso, você pode consultar as vagas disponíveis. Há ainda o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e o Catálogo de Cursos FIC.
2. Como posso me inscrever no Pronatec?
Pelo fato do Pronatec contar com cursos de modelos muito diferentes, não há um sistema unificado de inscrições. As vagas são abertas nas próprias instituições de ensino, como as escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem - como o Senai e o Senac. Cada local tem inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.
3. Quando começam as inscrições?
Agora, o programa abriu inscrição para as vagas remanescentes, mas é necessário olhar nas diferentes instituições de ensino os prazos e vagas disponíveis. É recomendável procurar informações na Secretaria de Educação de seu estado, na rede estadual de educação, nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de aprendizagem.
4. Quem não terminou o Ensino Médio pode participar do programa?
Os candidatos nessa situação devem procurar a instituição de ensino desejada em seu estado para saber mais sobre os critérios e condições de ingresso no Pronatec
5. Quem já concluiu o Ensino Médio pode participar?
Sim, na modalidade Bolsa Formação Trabalhador.
6. Como posso saber se fui selecionado para um curso?
Para saber se foi selecionado, você deve entrar em contato com a insituição onde fez sua matrícula.
7. O que significa ser "suplente"?
A "suplência" é o mesmo que "segunda chamada". Você deve entrar em contato com sua instituição de ensino para saber quando serão feitas as matrículas de segunda chamada.
8. Instituições privadas podem aderir ao Pronatec?
Não, no momento, o programa está disponível apenas para as instituições federais e para os serviços nacionais de aprendizagem.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada