Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

A Prova Brasil em detalhes

Abrimos a caixa preta do exame nacional do rendimento das escolas de Educação Básica e mostramos como são checadas habilidades essenciais aos alunos, indicando como trabalhá-las em classe


05/11/2015 12:25
Texto Anderson Moço
Nova-Escola

De 9 a 27 de novembro de 2015, os mais de 6 milhões de estudantes de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental farão a Prova Brasil, principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país. Parte integrante do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a prova - que checa as habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática - é considerada pelos especialistas um instrumento essencial para o avanço da qualidade do ensino. Apesar disso, a maioria dos professores a vê como uma caixa-preta: afinal, o que ela avalia e como trabalhar essas competências em sala de aula?

A dúvida é o resultado da estratégia usada até agora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) de não divulgar todas as questões. Os educadores tinham acesso apenas à descrição de habilidades e competências avaliadas, mas não sabiam como eram abordadas. A razão é a metodologia usada: a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige a repetição de perguntas para que haja uma série de comparação. As que têm de ser repetidas continuarão restritas. As demais serão divulgadas.

A Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais, já que no país não há um currículo nacional. Uma comissão do MEC examinou o material, identificando pontos convergentes - o que deu origem a uma matriz de referência (entregue a todas as escolas pelo MEC em abril), que não elenca conteúdos, mas competências e habilidades.

Essas capacidades são apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que a garotada precisa dominar (veja os de Língua Portuguesa). "Essas habilidades são o mínimo que os alunos precisam saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos nas duas disciplinas", ressalta Maria Inês Pestana, diretora de estatística da Educação Básica do Inep e responsável pela Prova Brasil.

Para fazer valer os objetivos da avaliação, o Inep, a Fundação Victor Civita e o Todos pela Educação - com o apoio do Itaú BBA - passaram uma revista nas questões dos últimos anos. "O trabalho desmistifica o exame e aponta como desenvolver nas crianças as habilidades básicas", explica Gisele Gama, da Abaquar Consultores, a coordenadora do estudo. Focado na prova da 4ª série (5º ano), ele será divulgado em junho, assim como os modelos de questões.

NOVA ESCOLA teve acesso ao documento em primeira mão e foi além. Preparou um material exclusivo que diminuirá sensivelmente o mistério que envolve a avaliação. Você verá a análise didática de questões da prova de Língua Portuguesa e Matemática. Para efetivamente ajudar você, mostramos como ensinar as habilidades que os alunos devem dominar.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Orientações do INEP
Aqui você poderá baixar o documento com orientações do Inep sobre a prova de Língua Portuguesa e Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental.
Avaliação de Matemática
Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação. Confira abaixo o material da NOVA ESCOLA com as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.

- 5º ANO

Expectativas de aprendizagem
Descritores de Matemática para o 5º ano

Questões analisadas por especialistas
Espaço e forma
Números e operações
Grandezas e medidas
Tratamento da informação

Material para download
Orientações do Inep sobre a prova de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental

- 9º ANO

Expectativas de aprendizagem
Descritores de Matemática para o 9º ano

Questões analisadas por especialistas
Espaço e forma
Números e operações
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
Avaliação de Português
A prova de Língua Portuguesa avalia apenas habilidades de leitura, divididas em cinco blocos de conteúdo: procedimentos de leitura; implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística. Conheça as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.

- 5º ANO

Expectativas de aprendizagem
Descritores de Língua Portuguesa para o 9º ano

Questões analisadas por especialistas
Procedimentos de Leitura
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Coerência e coesão no processamento de texto
Variação linguística
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Relação entre textos

Material para download
Orientações do Inep sobre a prova de Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental

- 9º ANO

Expectativas de aprendizagem
Descritores de Língua Portuguesa para o 9º ano

Questões analisadas por especialistas
Procedimentos de Leitura
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Coerência e coesão no processamento de texto
Variação linguística
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Relação entre textos


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada