Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

MOVIMENTO

O que é o Educar para Crescer?

Conheça a missão, os objetivos e a história do Educar para Crescer


12/03/2015 18:16
Educar
Roberto Civita foi o idealizador do Educar para Crescer

O Educar para Crescer é um movimento de longa duração, que tem como objetivo ampliar, na sociedae brasileira, o conhecimento sobre as principais questões da Educação do país e conscientizar os brasileiros de que sem Educação de qualidade não há crescimento - nem do Brasil, nem dos brasileiros.

Primeira Infância O que é o Educar para Crescer
Conheça a missão e os objetivos do movimento

 

Suas ações visam, principalmente, sensibilizar, informar e engajar a sociedade, principalmente os pais, para a importância de uma Educação de qualidade para as crianças e os adolescentes. O movimento utiliza-se do poder de comunicação dos grupos Abril e Bandeirantes para impactar a população por meio de reportagens, cartilhas, campanhas, eventos e redes sociais.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Nossa missão
Contribuir para a valorização da Educação, produzindo conteúdos que ajudem a conscientizar a sociedade, principalmente pais e cuidadores, sobre a importância de uma Educação de qualidade para o desenvolvimento do Brasil e dos brasileiros.
Nossos objetivos
O sistema educacional brasileiro só melhorará no dia em que todos os cidadãos se sentirem responsáveis pela qualidade do ensino do pais. Para isso é preciso sensibilizar pais, professores, estudantes, empresários, agentes comunitários, governantes e eleitores sobre a importância de uma Educação de qualidade para todos.

Para envolver a sociedade é preciso:

· Conscientizar a sociedade sobre a importância de uma Educação de qualidade para a formação das crianças e dos adolescentes e para o futuro do país
· Estimular o envolvimento dos pais na Educação de seus filhos e na melhoria do ensino público e particular.
· Dar instrumentos para que os pais entendam o dia a dia escolar dos filhos e possam colaborar com o aprendizado deles.
· Ampliar o conhecimento da população sobre os principais desafios da Educação brasileira.
· Mobilizar em favor de ações concretas e mensuráveis em prol da Educação.
Nossa história
O Educar para Crescer foi idealizado por Roberto Civita, então editor e presidente do Conselho de Administração da Abril S.A., para reforçar o compromisso histórico da empresa com a melhoria da Educação no Brasil. "A Abril está interessada em Educação desde sempre. Quando escrevemos nosso credo, que está nas paredes de nossos prédios, já incluímos a Educação", disse ele, no evento de lançamento do movimento em 15 de setembro de 2008. "Educação faz parte do DNA da casa. Juntaremos Fundação Victor Civita que publica a Nova Escola, que é a segunda maior revista do Brasil, a Ática e a Scipioni, e todas as revistas da casa para ajudar a conscientizar sobre a importância da Educação de qualidade para o crescimento das pessoas e do país. A ideia é fazer com que os leitores se concientizem da importância de seu papel. Se concientizem que a Educação não é apenas um problema do Governo, ou um problema da Escola, ou um problema dos outros: a Educação é um problema dos pais, das comunidades, de cada cidadão."
Nossas principais ações
· Reportagens: mais de 200 reportagens anuais sobre Educação, em 35 revistas da Abril Mídia e em jornais e programas do Grupo Bandeirantes.

· Campanhas: páginas institucionais, com mensagem de mobilização da população para causas relacionadas à Educação, publicadas nas revistas da Abril Mídia.

· Portal Educar para Crescer: o site do movimento reúne reportagens, testes, blogs, jogos, vídeos, galerias e especiais multimídia para envolver os pais na vida escolar de seus filhos.

· Guias de Educação em família: mais de 20 modelos de cartilhas com dicas para famílias classes A, B e C de norte a sul do país, disponíveis para download e para multiplicação.

· Cartazes: mensagens de engajamento breves, em formato A4, disponíveis para download no site.

· Redes Sociais: compartilhamento das mensagens e engajamento de pessoas que querem mudar o cenário Educacional.

· Eventos: especialistas trazem orientações sobre temas relevantes à Educação, colocando em pauta o que é possível fazer como cidadãos para participar cada vez mais.

· Conteúdos customizados: calendários, cadernos, relatórios de pesquisas e outros materiais para incentivar os pais a participarem da Educação formal dos filhos.

· Pesquisas sobre Educação: o movimento em parceria com o Ibope e com Ipsos Marplan já fez alguns levantamentos de como a população brasileira vê as principais questões da Educação no Brasil.
Nossos pressupostos
· Lutar por Educação de qualidade para todas as crianças e os jovens do Brasil. · Incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos.
· Estimular a boa relação entre a família e a escola, valorizando os educadores
· Apoiar a leitura e a escrita constantes.
· Encorajar a aprendizagem fora dos muros da escola.
· Fortalecer a inclusão e o respeito à diversidade.
· Defender o desenvolvimento integral das crianças.
Nosso Conselho
O Educar para Crescer tem um Conselho Consultivo formado por personalidades de destaque no universo da Educação e liderado por Giancarlo Civita, presidente da Abril Midia, que se reúne periodicamente para definir os rumos do projeto.

· Ana Lúcia D’Império Lima, Instituto Paulo Montenegro
· Angela Dannemann, Fundação Victor Civita
· Claudia Costin, Banco Desenvolvimento
· Claudio Moura e Castro, Grupo Positivo
· Cristóvam Buarque, Senado Federal
- Fabio Barbosa, empresário
· Frederico Nogueira, vice-presidente do Grupo Bandeirantes
· Guilherme Weege, Malwee
· Gustavo Ioschpe, G7 Investimentos
· Jorge Steinhilber, Conselho Federal de Educação Física
· Maílson da Nóbrega, Tendências Consultoria Integrada
· Manoel Amorim, presidente Abril Educação
· Marcelo Neri, Fundação Getúlio Vargas RJ
· Maria Alice Setúbal, Centro de Estudos e pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
· Maria Helena Guimarães Castro, especialista em Educação
· Mario Sérgio Cortella, Ferraz & Cortella Consultoria
· Mozart Neves, Instituto Ayrton Senna
· Naércio Menezes Filho, Ibmec SP
· Walter Viera Ceneviva, vice-presidente executivo do Grupo Bandeirantes
· Wanda Engel, Banco Interamericano de Desenvolvimento
Nossos parceiros
Além dos dois mantenedores, Abril Mídia e Grupo Bandeirantes, o movimento tem patrocínio da Malwee e apoio da Confef e da Todolivro.
Como participar
Qualquer empresa que tenha iniciativa própria na área de Educação pode ser patrocinadora do Educar para Crescer e associar sua marca às inúmeras ações feitas pelo projeto. Os diferentes tipos de cotas permitem uma relevante exposição em diferentes plataformas de mídia e uma associação de marca a uma causa em prol da Educação.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada