Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

HAICAI

4 perguntas sobre haicai

O professor de teoria literária Paulo Franchetti fala sobre esta poesia tradicional da cultura japonesa


27/09/2011 18:51
Texto Luciana Fleury
Educar
Foto: Rumilda Fernandes (ilustração)
Foto:
"O bom haicai se faz sem intenção, como registro, em nada que atrapalhe a percepção"

"Haicai é a poesia da modéstia", afirma um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema, o professor de Teoria Literária da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Paulo Franchetti. Simples e direto, este estilo poético tem como objetivo expressar um sentimento utilizando, para isso, sensações ligadas às quatro estações do ano. E em apenas três linhas, sem rimas. É aprendizado garantindo, então, tentar criar este pequeno e preciso quebra-cabeças (tente nesta ferramenta fazer o seu haikai).


Paulo Franchetti começou a estudar o Haicai em 1984, ao ter contato com a cultura japonesa e chinesa e interessar-se e em conhecer como funcionava a escrita nessas línguas. Além de vários artigos sobre o assunto, publicou o livro "Haikai - antologia e história" e se tornou um haicaísta, tendo lançado há dois anos uma coletânea de sua produção, chamada Oeste. Ele responde a quatro perguntas sobre esta poesia.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. O que é Haicai?
Haicai designa, no Brasil, um tipo de poesia japonesa, composta de três versos breves, centrados numa sensação ligada à passagem do tempo.
2. Qual a origem do Haikai?
O Haikai - a palavra também pode ser escrita com k - se originou da poesia encadeada, chamada Renga. O Renga era uma espécie de desafio elegante, no qual vários poetas compunham estrofes uma após a outra. O Haicai é o nome que recebe essa prática exercida de modo menos formal.
3. Quais as principais temáticas abordadas pelo Haicai?
Basicamente, a passagem do tempo e os efeitos dela sobre os homens, bem como o renovar eterno da natureza.
4. Qual o objetivo central desta poesia?
Haicai é a poesia da modéstia. Não há bom haicai com ostentação da técnica ou busca da originalidade. É uma poesia que busca dizer o mínimo, mostrar o mínimo e sugerir algo. O suficiente se define como "aquilo que basta para que o leitor possa sentir emoção, possa partilhar do momento em que o haicai foi escrito". O objetivo central é produzir emoção, como toda poesia.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada